Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, como vão? Estou enfrentando alguns problemas e gostaria de suporte, ja testei inumeras coisas que li pelos foruns e vi em vídeos, mas nada obtive sucesso até agora.

São 2 problemas, mas primeiro vou dar o contexto.

Meu PC é um R5 2600, GTX 960 2 GB e 16GB de RAM da Kllsre (marca chinesa), sempre funcionou numa boa.

Eu tinha uma A320 ASUS PRIME K, que já era bem antiga, e começou a dar um defeito no cristal onde a placa só ligava com secador, como estava cada vez ficando mais difícil de ligar o PC, resolvi fazer uma mudança (mini upgrade)

Comprei uma b450 ds3 v2 da gigabyte usada em bom estado (foi testada), e mais 16gb de RAM (2x8gb), esses pentes são novos comprei na terabyte, e são da Kingston modelo Fury Beast. Sei que já temos um possível problema ai de memórias diferentes, mas sempre usei memórias que não eram idênticas e nunca tive problema, então fiquei em dúvida se seria realmente isso.

Vamos aos problemas: 

Primeira coisa, o sistema mesmo após colocar os 32gb, só aparece 16gb, mas cheguei a ver no gerenciador e os outros 16gb estavam reservados para hardware. 

Eu consegui uma única vez fazer funcionar os 32gb (já testei utilizar msconfig memória maxima, trocar pentes, desativar core boost na setup) já testei os pentes separadamente e todos eles estão funcionais)

como eu fiz vários testes ficou difícil saber o que fez os 32gb funcionar.

Porém quando eles estavam funcionando, tinha um problema onde o PC sempre que eu reiniciava, ele dava uma tela azul falando que um driver do sistema não estava funcionando bem, não sei se tinha algo haver com as memórias ou não, e ficava nesse loop de tela azul a não ser que eu utilizasse a ultima opção de ir para o firmware UEFI onde ele abre a BIOS, dai quando eu clico salvar e fechar a BIOS mesmo sem fazer nenhuma mudança, ele entra no sistema.

Inclusive eu tentei formatar o PC, mas quando ele chega na parte de ficar reiniciando o PC, ao invés de voltar para a formatação, ele volta na tela azul, e ai não consigo reiniciar.

Dai estou na duvida se é um problema do sistema (estava funcionando bem antes das mudanças de hardware), se é um problema da placa-mãe, ou se é um problema dos pentes serem diferentes, alguma config da BIOS, não sei, já tentei fuçar quase tudo na BIOS. 

(inclusive ela está atualizada, a versão necessária para o meu processador é a primeira F1, ela está utilizando uma bem recente F66)

Quem puder dar uma luz ficaria muito grato. 

Postado

Já que você está tendo problemas, experimente atualizar a BIOS para a versão mais recente de fato. Comece por aí.

Se não resolver, experimente colocar apenas 16gb, tudo no canal A, ou tudo no canal B. Veja se ainda assim persiste.

Postado

Dúvida: XMP da memóra ativado ou desativado? Vale lembrar que o perfil XMP é feito especificamente para um modelo de memória e a chance de funionar com memórias de modelo diferente é mínima.

É altamente desencorajado utilizar 4 módulos de memória em PC doméstico devido aos diversos problemas que possam vir a ocorrer. Desde incompatibilidade com frequências mais altas, instabilidades no sistema, demora na inicialização do PC, etc. Seu CPU é um Ryzen 5 2600, CPUs dessa geração tem mais dificuldade de estabilizar frequências acima de 3000MHz, isso com apenas 2 módulos de memória. Quando você coloca 4 módulos, aí a situação é ainda pior, seria recomendável que você não passe dos 2666MHz pra evitar surpresas.

Postado

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Já que você está tendo problemas, experimente atualizar a BIOS para a versão mais recente de fato. Comece por aí.

Se não resolver, experimente colocar apenas 16gb, tudo no canal A, ou tudo no canal B. Veja se ainda assim persiste.

@Imakuni Vou testar isso da BIOS, a gigabyte tem um instalador de BIOS será q é bom utilizar ele ou fazer manualmente mesmo pelo setup? Sobre os 16gb, sim independente dos pentes, quando uso eles, em 16gb, funcionam normalmente seja os novos ou os antigos

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Dúvida: XMP da memóra ativado ou desativado? Vale lembrar que o perfil XMP é feito especificamente para um modelo de memória e a chance de funionar com memórias de modelo diferente é mínima.

É altamente desencorajado utilizar 4 módulos de memória em PC doméstico devido aos diversos problemas que possam vir a ocorrer. Desde incompatibilidade com frequências mais altas, instabilidades no sistema, demora na inicialização do PC, etc. Seu CPU é um Ryzen 5 2600, CPUs dessa geração tem mais dificuldade de estabilizar frequências acima de 3000MHz, isso com apenas 2 módulos de memória. Quando você coloca 4 módulos, aí a situação é ainda pior, seria recomendável que você não passe dos 2666MHz pra evitar surpresas.

@GuilhermeGB Eu não consegui achar XMP nessa setup da placa-mãe, não sei se tem algum outro nome, o que consegui mexer foi num AMD CBS, e desativar o boosting de core, não tenho costume de mexer em BIOS etc.

Sobre a frequência, a minha memória antiga é de 2400, então ele está configurado para operar nessa frequência, mesmo as mais novas sendo maior (na propria BIOS no automatico ele já deixa assim também)

Não tenho problema em rodar com a frequência menor, só que somente 16gb para mim está dificultando muito o meu trabalho :c

Postado
1 minuto atrás, mawcx disse:

@Imakuni Vou testar isso da BIOS, a gigabyte tem um instalador de BIOS será q é bom utilizar ele ou fazer manualmente mesmo pelo setup?

Manualmente pela própria BIOS, não invente de atualizar dentro do windows se você está tendo problema de tela azul.

1 minuto atrás, mawcx disse:

Sobre os 16gb, sim independente dos pentes, quando uso eles, em 16gb, funcionam normalmente seja os novos ou os antigos

Não não, mas eu não estou dizendo sobre os pentes em si, eu estou falando dos slots.

Postado
5 minutos atrás, arturboladin211 disse:

tenta passar borracha de leve nos contatos da memória RAM

@arturboladin211 Não tenho borracha aqui infelizmente para testar, era digital é ***** kk, mas eu limpei os contatos com limpa contato, e limpei os pentes com papel e limpa contato também para ver se ajudava mais cedo, mas não adiantou infelizmente

13 minutos atrás, Imakuni disse:

Manualmente pela própria BIOS, não invente de atualizar dentro do windows se você está tendo problema de tela azul.

Não não, mas eu não estou dizendo sobre os pentes em si, eu estou falando dos slots.

@Imakuni Ah sim, ambos slots funcionais também, tanto colocando no 1 e 3 ou 2 e 4, roda bem os 16gb em dual channel, atualizei a BIOS aqui, agora vou testar adicionar mais pentes para ver o que acontece

Att, fiz o teste com BIOS atualizada, com 2 pentes ele roda a 16gb, quando eu adiciono +1, ele aloca 16gb para o hardware automaticamente e só deixa o sistema com 8gb, o mesmo acontece ao colocar os 4 pentes (fica 16 rodando e 16 pro hardware)

@Imakuni @GuilhermeGB

Postado

@mawcx se está em 2400MHz então OK. Na BIOS AMD da ASUS o XMP é chamado DOCP, talvez seja por isso que não achou. Mas o perfil XMP geralmente é mais comum em memórias de 3000/3200/3600MHz, por exemplo. Se você não ativar o XMP nessas memórias, elas ficam operando em frequências de segurança entre 2133-2666MHz, dependendo da memória.

Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@mawcx se está em 2400MHz então OK. Na BIOS AMD da ASUS o XMP é chamado DOCP, talvez seja por isso que não achou. Mas o perfil XMP geralmente é mais comum em memórias de 3000/3200/3600MHz, por exemplo. Se você não ativar o XMP nessas memórias, elas ficam operando em frequências de segurança entre 2133-2666MHz, dependendo da memória.

Pelo que observei aqui, aparece essa opção apenas quando eu plugo as duas memórias novas somente (mas esta desabilitado), porém ao plugar as mais antigas da KLLSRE não aparece mais a opção, de qualquer maneira o XMP está desligado. 

Seria um problema de serem incompatíveis mesmo então será?

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@mawcx quando você usa as 4 ao mesmo tempo, no CPU-Z você consegue ver os 4 slots ocupados na aba "SPD"? Se sim, mande o print das informações que aparecem quando você seleciona cada um dos 4 slots.

@GuilhermeGB Sim, segue imagem

mem.png

Postado

@mawcx OK. Só uma observação, você instalou as memórias iguais em slots seguidos então está deixando elas nos mesmos canais. O correto seria você colocar as memórias iguais em canais diferentes pra formar pares, pode ser:

Kingston / Kllsre / Kingston / Kllsre

Ou

Kllsre / Kingston / Kllsre / Kingston

Se você misturar, corre o risco de ficar instável. Depois de fazer a mudança, faça um reset na BIOS, pode ser entrando no menu da BIOS mesmo ou removendo a bateria (com o PC desligado da energia).

Fora isso, o que dá pra notar aí é que as memórias Kllsre são de lotes diferentes, quase 1 no de diferença, mas isso não deve impactar em nada. Elas não tem suporte para XMP, operam no máximo a 2400MHz CL23-17-17. As da Kingston são do mesmo lote e suportam até 2400MHz CL18-17-17 quando não estão com XMP ativado. As 4 juntas deveriam operar no padrão 2400MHz com latências CL23-17-17, seguindo as memórias mais lentas.

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@mawcx OK. Só uma observação, você instalou as memórias iguais em slots seguidos então está deixando elas nos mesmos canais. O correto seria você colocar as memórias iguais em canais diferentes pra formar pares, pode ser:

Kingston / Kllsre / Kingston / Kllsre

Ou

Kllsre / Kingston / Kllsre / Kingston

Se você misturar, corre o risco de ficar instável. Depois de fazer a mudança, faça um reset na BIOS, pode ser entrando no menu da BIOS mesmo ou removendo a bateria (com o PC desligado da energia).

Fora isso, o que dá pra notar aí é que as memórias Kllsre são de lotes diferentes, quase 1 no de diferença, mas isso não deve impactar em nada. Elas não tem suporte para XMP, operam no máximo a 2400MHz CL23-17-17. As da Kingston são do mesmo lote e suportam até 2400MHz CL18-17-17 quando não estão com XMP ativado. As 4 juntas deveriam operar no padrão 2400MHz com latências CL23-17-17, seguindo as memórias mais lentas.

@GuilhermeGB Pior que na verdade elas estão assim alternando, não sei porque ali aparece seguidamente, está: kingston, killsr, kingston, killsr, e a BIOS eu já resetei, tanto voltando para configuração de fabrica, como tirando a bateria =/

• Curtir 1
Postado

@mawcx ah sim, então foi erro meu. Acredito que o software da placa-mãe numera os slots corretamente de acordo com os canais.

Na teoria, as memórias deveriam funcionar normalmente, mas quando colocamos memórias chinesa na equação, a situação fica imprevisível.

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

@mawcx ah sim, então foi erro meu. Acredito que o software da placa-mãe numera os slots corretamente de acordo com os canais.

Na teoria, as memórias deveriam funcionar normalmente, mas quando colocamos memórias chinesa na equação, a situação fica imprevisível.

Acho que o jeito seria abandonar algum dos dois kits né? Pior que comprei pensando que ia melhorar, terminei jogando dinheiro fora =/

Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@mawcx acho que o mais seguro é que se você realmente precisa de 32GB, deveria comprar um kit 2x16GB e vender os kits que você tem.

@GuilhermeGB Sim, era o que eu estava refletindo aqui também.. Valeu

• DiF alterou o título para 32 GB de memória em pares de marcas Kllsre e Kingston mas só é reconhecido 16Gb

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!