Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou com um computador que não está ligando, tenho um conhecimento relativamente bom de hardware mas nada muito avançado, consegui tertar com multímetro se a fonte estava funcionando e se as linhas de energia de cada pino estavam corretas depois de consultar alguns tópicos pela internet, a única que tinha uma leve alteração era a linha de -12v que batia -11v, porém não acredito que esse seja o motivo, testei também a placa de vídeo com o multimetro e não tinha nenhum curto nas linhas de energia, só me resta então acreditar que o problema seja a placa-mãe ou o processador, com aguns testes de multímetro consegui identificar um possível curto nos vrm's quando o processador está inserido na placa-mãe, o que me leva a acreditar que ele seja o problema apesar de ser raro de acontecer, mas como não tenho certeza gostaria de algumas opiniões para esclarecer melhor a situação.

Config:

placa-mãe: Gigabyte GA-A320m-S2H

Processador: Ryzen 3 3200G

Memórias: KF426C16BBA/8 - 2x8GB DDR4 2666Mhz Kingston Fury

Placa de vídeo: Galax GTX 1060 6GB

PSU: MSI MAG A650BN 650W, 80 Plus Bronze

OBS: a fonte é nova, pois com ele desligava as vezes eu achei que poderia ser ela o problema, então realizei a troca, porém depois de um tempo ele parou de ligar.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, FoxBlack disse:

Conseguirias testar Processador / Memória em outro equipamento ?

Qual a fonte nova -> Marca/Modelo ?

Não tenho outras peças pra testar infelizmente, o modelo da fonte é o seguinte: MSI MAG A650BN 650W, 80 Plus Bronze

• Curtir 1
Postado

opa 
eu disconfiaria dessa fonte MSI 
varios topicos e testes no teclab não recomendam ela, se você esta com 11v na linha de 12v sinto informar q nem liga a fonte 
11,6v já da problema, imagina 11v 

outra coisa q ja aconteceu comigo, deu pau na fonte, troquei e continuo o problema, porq a fonte antiga deu curto nos VRM da placa-mãe 
tive q trocas a placa também 

você pode tentar esquentar a placa com um secador de cabelo, algumas gigabyte tem problemas com umidade e não ligam 

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, juhniu disse:

opa 
eu disconfiaria dessa fonte MSI 
varios topicos e testes no teclab não recomendam ela, se você esta com 11v na linha de 12v sinto informar q nem liga a fonte 
11,6v já da problema, imagina 11v 

outra coisa q ja aconteceu comigo, deu pau na fonte, troquei e continuo o problema, porq a fonte antiga deu curto nos VRM da placa-mãe 
tive q trocas a placa também 

você pode tentar esquentar a placa com um secador de cabelo, algumas gigabyte tem problemas com umidade e não ligam 

Não sabia que essa fonte não era recomendada, por ser MSI não desconfiei da qualidade, porém a tensão que está com divergencia é de -12v e não a de 12v como mostra a imagem a seguir:

conector-ATX-24-pinos-pinagem-boson.png.61b2b6754e9ef3b08626910a32dd1029.png

vou tentar esquentar a placa pra ver se ajuda.

• Curtir 1
Postado
40 minutos atrás, James G disse:

PSU: MSI MAG A650BN 650W, 80 Plus Bronze

OBS: a fonte é nova, pois com ele desligava as vezes eu achei que poderia ser ela o problema, então realizei a troca, porém depois de um tempo ele parou de ligar.

Qual era a fonte antiga?

provavelmente deve ter sido ela que estragou seu hardware.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Tiberio disse:

Qual era a fonte antiga?

provavelmente deve ter sido ela que estragou seu hardware.

não lembro exatamento o modelo mas era uma thermaltake de 450w 80 plus white

Postado
6 minutos atrás, James G disse:

não lembro exatamento o modelo mas era uma thermaltake de 450w 80 plus white

Realmente o modelo Thermaltake smart é bem ruim, já imaginava que seria isso.

Postado

@juhniu

no vídeo ele comenta que ele não aprova a diminuição da qualidade dos componentes, mas que isso não faz a fonte "queimar" acredito que possa ter sido a fonte anterior o problema, porém quero ajuda pra descobrir se o problema atual é o processador ou a placa-mãe para poder realizar a troca

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...