Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia pessoal!

comprei um roteador novo para usar no meu quarto e gostaria de saber qual a melhor forma de tirar maior proveito dele, pois estou na dúvida entre colocar o da operadora em modo bridge enquanto o novo gerencia tudo, ou usar ele apenas como acess point.

O modelo que eu comprei foi o TP Link ax3000 ex511

eu estou querendo saber isso, pois vi que ele tem algumas tecnologias e uma delas é que diminui a latência em jogos online (irei anexar uma foto da caixa onde diz sobre latência ultrabaixa e etc).

IMG_2640.thumb.jpeg.1f26745cb58f05217fa8a3ff26975084.jpegIMG_2641.thumb.jpeg.9a30ec8df7a9855e324a834567ef67e6.jpeg

• Curtir 1
Postado

opa 
eu uso o segundo roteador só para acesso wifi mesmo 
tenho vivo fibra 1gb 

quanto a latencia, é mais do provedor do link q do roteador em si 
não vai mudar nada se o link tiver ping ruim 

pra melhorar isso, você pode tentar mudar o DNS no roteador da operadora 
meu caso uso Cloudflare DNS

se não sabe mudar o DNS, pesquisa o modelo do roteador no youtube 
tem varios tutoriais, vai achar do seu 

Postado

@juhniu

31 minutos atrás, juhniu disse:

opa 
eu uso o segundo roteador só para acesso wifi mesmo 
tenho vivo fibra 1gb 

se não sabe mudar o DNS, pesquisa o modelo do roteador no youtube 
tem varios tutoriais, vai achar do seu 

Ah sim, entendi cara, bom saber! Achei que melhoraria algo em relação ao ping kkkkk

Acho que vou colocar ele como ponto de acesso mesmo então, achei que teria algum benefício a mais por deixar ele cuidando de tudo (roteador novo) por conta de ter um hardware melhor

talvez eu tente mudar o DNS para ver

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Voidz_- disse:

pois vi que ele tem algumas tecnologias e uma delas é que diminui a latência em jogos online

4 horas atrás, juhniu disse:

No caso desse roteador e do que está escrito na caixa, essa tecnologia nada tem a ver com a internet. Se trata de latência e velocidade na LAN, ethernet, no wifi. Sim, wifi é ethernet. E pode sim mudar muita coisa, na LAN. Entenda que são conexões distintas. Uma via rádio na LAN, uma entre o AP e o roteador primário (talvez)  e outras do roteador do provedor até o site do provedor do jogo.

4 horas atrás, juhniu disse:

Mudar o DNS só vai afetar uma primeira conexão na sessão. Nada vai fazer pelo jogo. E o serviço DNS do provedor, se for um grande provedor e tiver um, será bem mais rápido que os da CloudFare ou Google. Na dúvida? Meça. Use DNSBench como odo mundo e verá que as latências de um servidor DNS na rede interna são quase sempre bem menores.

5 horas atrás, Voidz_- disse:

pois estou na dúvida entre colocar o da operadora em modo bridge enquanto o novo gerencia tudo, ou usar ele apenas como acess point.

Provavelmente nem um nem outro. O melhor é usar os roteadores em modo cooperativo ligados via LAN/LAN e dividir o intervalo DHCP entre os dois. Assim não perde as portas ethernet nem a cobertura wifi DOS DOIS.

A única razão comum para usar como AP esse aparelho é ter dois ou mais deles em mesh e aí sempre é melhor usar todos em paralelo ligados via um switch passivo como os verdinhos dessa marca ai. Na dúvida basta medir.

• Curtir 1
Postado

@arfneto

20 minutos atrás, arfneto disse:

No caso desse roteador e do que está escrito na caixa, essa tecnologia nada tem a ver com a internet. Se trata de latência e velocidade na LAN, ethernet, no wifi. Sim, wifi é ethernet. E pode sim mudar muita coisa, na LAN. Entenda que são conexões distintas. Uma via rádio na LAN, uma entre o AP e o roteador primário (talvez)  e outras do roteador do provedor até o site do provedor do jogo.

Mudar o DNS só vai afetar uma primeira conexão na sessão. Nada vai fazer pelo jogo. E o serviço DNS do provedor, se for um grande provedor e tiver um, será bem mais rápido que os da CloudFare ou Google. Na dúvida? Meça. Use DNSBench como odo mundo e verá que as latências de um servidor DNS na rede interna são quase sempre bem menores.

Provavelmente nem um nem outro. O melhor é usar os roteadores em modo cooperativo ligados via LAN/LAN e dividir o intervalo DHCP entre os dois. Assim não perde as portas ethernet nem a cobertura wifi DOS DOIS.

A única razão comum para usar como AP esse aparelho é ter dois ou mais deles em mesh e aí sempre é melhor usar todos em paralelo ligados via um switch passivo como os verdinhos dessa marca ai. Na dúvida basta medir.

entendi cara, porém não sei como fazer para deixar os dois funcionando em modo cooperativo via LAN/LAN e dividir o intervalo DHCP. Tem alguma dica de vídeo no youtube ou algo assim?

estava pensando em seguir os passos desse vídeo a seguir, que é bem semelhante inclusive (LAN/LAN):

https://youtu.be/7nbq7M1dc4Y?si=lwXdPMPLoQmPlPeR

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, Voidz_- disse:

entendi cara, porém não sei como fazer para deixar os dois funcionando em modo cooperativo via LAN/LAN e dividir o intervalo DHCP. Tem alguma dica de vídeo no youtube ou algo assim?

estava pensando em seguir os passos desse vídeo a seguir, que é bem semelhante inclusive (LAN/LAN)

Não assisti esse vídeo. Me lembro que me indicaram um desses que na ocasião já tinha mais de 1.6 milhão de exibições e é uma bobagem completa, mas esse ai eu não vi

Nos últimos tempos postei dezenas de coisas sobre esse assunto, mas parei de repetir, porque esses protocolos são estáveis há décadas e as redes são sempre similares.

Eu tenho repetido uma lista de tópicos onde tem argumentos, roteiros e números sobre isso e vou repetir aqui. Veja se te ajuda e se tiver alguma questão objetiva para o seu cenário pode perguntar aqui de volta. 

A LISTA

Outro caso

detalhes aqui

exemplo

resumo

Postado

@arfneto

40 minutos atrás, arfneto disse:

Não assisti esse vídeo. Me lembro que me indicaram um desses que na ocasião já tinha mais de 1.6 milhão de exibições e é uma bobagem completa, mas esse ai eu não vi

Nos últimos tempos postei dezenas de coisas sobre esse assunto, mas parei de repetir, porque esses protocolos são estáveis há décadas e as redes são sempre similares.

Eu tenho repetido uma lista de tópicos onde tem argumentos, roteiros e números sobre isso e vou repetir aqui. Veja se te ajuda e se tiver alguma questão objetiva para o seu cenário pode perguntar aqui de volta. 

A LISTA

Outro caso

detalhes aqui

exemplo

resumo

beleza então mano, qualquer coisa eu pergunto novamente aqui! por enquanto valeu aí : )

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...