Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu utilizo um notebook com sistema operacional WIN11, porém tenho um HD guardado com Windows 10 instalado nele, se eu utilizar uma case externa vou poder escolher qual sistema operacional vou poder ultilizar?

Postado

@vitupires tinha me esquecido que tem a questão do sistema ser UEFI ou CSM, depende de como a instalação desse HD está da forma que sua placa-mãe está configurada, talvez ela não reconheça o HD. Geralmente se a instalação desse Windows 10 estiver em UEFI, a placa-mãe deve reconhecer mesmo se ela estiver configurada em CSM.

• Membro VIP
Postado

Há dois cenários possíveis nesse caso:

1. Notebook com Windows 11 em GPT + HD com Windows 10 em GPT: nesse caso, como ambos estarão com o mesmo estilo de partição, o computador será capaz de detectar ambos ao mesmo tempo. Você deve ver uma tela de introdução do modo de segurança do Windows ou do BIOS quando ligar, perguntando qual das duas versões do Windows você quer utilizar.

2. Notebook com Windows 11 em GPT + HD com Windows 10 em MBR: nesse caso, se desdobram mais duas hipóteses. Se sua placa-mãe está com CSM habilitado, seu HD será detectado, mas o boot por ele terá que ser feito manualmente através do menu de boot do BIOS. Se a placa-mãe não tiver o CSM habilitado, o HD não será reconhecido para o boot, mas será lido normalmente quando você entrar no Windows 11.

Caso consiga bootar pelo Windows 10 no HD, pode haver conflitos de drivers ou drivers faltantes, se ele foi usado em outro computador, previamente.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Foi realmente isso que aconteceu, ao abrir a BIOS com o HD externo conectado ele não reconhece, mas ao abrir o Windows 11 ele aparece lá no explorador de arquivos, não vai existir um modo de resolver para o HD externo aparecer na BIOS?

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, vitupires disse:

@Gabriel U Foi realmente isso que aconteceu, ao abrir a BIOS com o HD externo conectado ele não reconhece, mas ao abrir o Windows 11 ele aparece lá no explorador de arquivos, não vai existir um modo de resolver para o HD externo aparecer na BIOS?

Entendi. O CSM não está habilitado, ou sua placa não o suporta. Procure na tela de boot do seu BIOS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!