Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera, beleza? Tudo certo? Então, vim aqui fazer uma pergunta. Sou meio leigo nesse tipo de coisa e queria saber sobre um upgrade que vou fazer na minha máquina. Vou comprar um R7 5700X3D e queria saber se um water cooler de 120 mm daria conta do serviço.

Obs.: Tenho um risemode de 120 mm. Sei da má fama da marca, então queria saber o que vocês me sugerem

• Moderador
Postado

@erasedkk Olá, seja bem-vindo!

Na realidade WCs de 120mm não são boas escolhas na minha opinião, independente da marca. Em jogos pode ser que ele até consiga resfriar o 5700X3D de maneira satisfatória, mas não tenho certeza. Recomendo que pesquise por algum teste nesse sentido no YouTube, por exemplo.

Precisamos saber a sua configuração atual completa, quanto está disposto a investir no upgrade e qual o uso do computador, é pra jogos?

• Batata Defumada alterou o título para Water Cooler Rise Mode 120mm aguenta um AMD Ryzen 7 5700X3D?
  • Membro VIP
Postado

Olá, Bom dia.

Water Coolers da Rise Mode não são recomendáveis por conta da baixa durabilidade e desempenho do mesmo.

Para utilizar um Ryzen 7 5700X3D, recomendaria um bom air cooler ou um water cooler de pelo menos 240 mm de alguma marca com maior confiabilidade. 

Você pode, sim, utilizar este water cooler que tem neste processador, mas se atente principalmente a temperatura do mesmo. Alguns WC de 120 mm podem ter desempenho pior que vários AIr Coolers por aí.

Postado
22 minutos atrás, erasedkk disse:

Fala, galera, beleza? Tudo certo? Então, vim aqui fazer uma pergunta. Sou meio leigo nesse tipo de coisa e queria saber sobre um upgrade que vou fazer na minha máquina. Vou comprar um R7 5700X3D e queria saber se um water cooler de 120 mm daria conta do serviço.

Obs.: Tenho um risemode de 120 mm. Sei da má fama da marca, então queria saber o que vocês me sugerem

WC de 120mm nada mais é do que um Air Cooler decente, exceto que somado com todas as desvantagens do water (e quase sem nenhum dos benefícios). Já que você já tem, pode continuar usando, mas já fica de lição para não comprar de novo no futuro.

Postado

@TheDemonLena 

Eu tenho uma RTX 4060 e, atualmente, tenho um i3 12ª geração, mas está limitando muito minha placa de vídeo. Por isso, vou trocar a placa-mãe para uma Aorus Elite B550M e o processador para um R7 5700X3D. Estava pensando em colocar um water cooler da Aigo de 240 mm.

Segue o link das peças citadas

https://www.pichau.com.br/processador-amd-Ryzen-7-5700x3d-8-core-16-threads-3-0ghz-4-1ghz-turbo-cache-100mb-am4-100-100001503wof
https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b550m-aorus-elite-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550
https://www.pichau.com.br/water-cooler-aigo-darkflash-symphony-tr-240-RGB

• Moderador
Postado
6 minutos atrás, erasedkk disse:

tenho um i3 12ª geração, mas está limitando muito minha placa de vídeo.

Então você está tendo problemas de performance? Dê mais detalhes pra nós. E como estão as temperaturas do seu sistema, tanto GPU quanto CPU? Aliás, qual a sua configuração completa? Informe o gabinete também, por favor.

Por isso, vou trocar a placa-mãe para uma Aorus Elite B550M e o processador para um R7 5700X3D

Não seria melhor pegar um processador LGA 1700 para aproveitar sua placa-mãe? Outra coisa, a B550M Aorus Elite é uma opção ruim.

Postado

Minha configuração é um i3 12ª geração com a placa-mãe H610M da Gigabyte, RTX 4060, 32 GB de RAM (2x16 GB), 2 TB de SSD. O gabinete é um DT3 Hyperview e a fonte é de 750W da Gigabyte

28 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Não seria melhor pegar um processador LGA 1700 para aproveitar sua placa-mãe? Outra coisa, a B550M Aorus Elite é uma opção ruim.

Eu queria trocar o meu processador para um da AMD, por preferência, e quanto à placa-mãe, qual você me sugeriria? Meu orçamento é de até R$ 2.700, incluindo o water cooler. No momento, a configuração que fiz com as peças citadas está dando R$ 2.539,97

Postado
43 minutos atrás, erasedkk disse:

Estava pensando em colocar um water cooler da Aigo de 240 mm.

Melhor evitar WC da Aigo, Rise Mode, recomendo pegar de uma marca mais confiável e que tenham uma boa garantia como Deepcool, CoolerMaster, ASUS, etc.

fonte é de 750W da Gigabyte

Qual o modelo dela?

Tem alguns modelos de fontes da Gigabyte que são 💣

Postado
2 horas atrás, erasedkk disse:

Estava pensando em colocar um water cooler da Aigo de 240 mm.

Não precisa comprar WC 240 mm - a diferença de temperatura do WC 120mm sera uns poucos graus (3-4), o Ryzen 5700X3D fica bem resfriado com um air cooler de 4 heatpipes, fan de 120mm que custa na faixa dos R$ 140,00-150,00. O WC de 120mm vai resfriar OK.

Claro, se consegue vender fácil o de 120mm passe para frente, mas não compre WC 240m genérico com apenas 1 ano de garantia (Rise Mode e afins), compre de marcas que dê 3, 5, 6 anos de garantia.

placa-mãe compre a MSI B550M PRO-VDH - R$ 670,00

• 3 anos de garantia, sendo mais barata e tem VRM melhor que esta famigerada B550M Aorus Elite.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...