Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem gente eu tenho uma fonte crusader, de um tempo pra cá esta dando erro (whea uncorrectable error)  e reiniciando porém somente em jogos e nem todos, por exemplo se o jogo ta full no ultra ele reinicia mas se baixar os gráficos não reinicia mais. Esse computador montei para programar e editar fora jogar.
então vou dar os detalhes antes de tudo: Pc so reinicia em jogos e se forem No grafico ultra, se baixar os gráficos não. Fora isso eu programo, compilo e renderizo coisas e nunca ocorre isso, cpu 100% gpu 100% memórias e etc o problema e somente jogos.
As peças ja foram testadas antes de eu montar esse pc por ter mais núcleos e esse problema começou a 1 ou 2 meses mais ou menos.
Gabinete rise galaxy
4 rams 8gb kingston 3200mhz
8 fans ARGB rise
Placa attemiter
CPU xeon v3 2660v3
Water cooler custom com radiador e 1 Fan
RTX 3050 galaxy
Fonte crusader fortrek G 500w.
1 SSD NVMe 500gb
1 SSD 120gb.
As peças ja usei no meu outro PC e nada de problemas nem reiniciar ( porém outro pc consome menos WTS).
E nesse CONSIGO FAZER TUDO, cpu chega ate 79 graus com eu trabalhando uso 100% gpu100% e ram bate uns 29gb de consumo geralmente. Mas agora se abrir um jogo já já reinicia.
Eu estava pensando se poderia ser pico de tensão que ocasionaria isso, porém de fonte não entendo.

OBS: não tem log quando ocorre o WHEA e reinicio.
Já vi drivers formatei e etc.

Testei Todos os itens em um Ryzen 5 5xxx e funcionou tudo tranquilo( porém o consumo era diferente pois não testei com todas as fans, watercooler e etc)

Alguém poderia me dar uma opinião se seria fonte? pos e a única q não tenho nova para testar, talvez essa fonte bomba não esteja aguentando o setup todo.
Desde ja obrigado a quem me der uma ideia.

• Moderador
Postado

@Aldo Roberto Sim, é possível uma falha na fonte de alimentação causar o WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR, mas é bem difícil. Na minha experiência, eu ainda não vi a fonte de alimentação causar esse tipo de tela azul, mas sim, problemas em outras peças.

42 minutos atrás, Aldo Roberto disse:

RTX 3050 galaxy
Fonte crusader fortrek G 500w.

Você está usando uma placa de vídeo até que potente, com uma fonte que se diz "gamer" mas que possui chave seletora de tensão, indicando que é uma fonte de projeto antigo e com certeza de baixa qualidade.

https://fortrek.com.br/fonte-gamer-atx-500w-crusader-fortrek

Apesar do que eu disse acima, é muito provável que essa fonte esteja sim causando os problemas no seu PC.

42 minutos atrás, Aldo Roberto disse:

Já vi drivers formatei e etc.

Leia:

Caso queira, posso analisar os logs do sistema operacional para você, até para vermos o que possivelmente está causando o problema.

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Aldo Roberto disse:

Alguém poderia me dar uma opinião se seria fonte? pos e a única q não tenho nova para testar, talvez essa fonte bomba não esteja aguentando o setup todo.

É, veja bem: se tem chave seletora de tensão, não é uma fonte, é lixo eletrônico. Independente de ser a origem do problema, troque imediatamente, e se for ela de fato, ótimo, você já resolve.

Se quer uma sugestão custo/benefício com bastante folga para o futuro, pegue a Rise Mode Zeus 650w. Se precisar economizar um pouco, pegue a de 550w.

• Amei 2
Postado
18 horas atrás, GabrielLV disse:

@Aldo Roberto Sim, é possível uma falha na fonte de alimentação causar o WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR, mas é bem difícil. Na minha experiência, eu ainda não vi a fonte de alimentação causar esse tipo de tela azul, mas sim, problemas em outras peças.

Você está usando uma placa de vídeo até que potente, com uma fonte que se diz "gamer" mas que possui chave seletora de tensão, indicando que é uma fonte de projeto antigo e com certeza de baixa qualidade.

https://fortrek.com.br/fonte-gamer-atx-500w-crusader-fortrek

Apesar do que eu disse acima, é muito provável que essa fonte esteja sim causando os problemas no seu PC.

Leia:

Caso queira, posso analisar os logs do sistema operacional para você, até para vermos o que possivelmente está causando o problema.

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

Eu vou comprar outra e ver, lembro que antes de começar isso estava acontecendo do monitor secundario ficar piscando apenas quando abria jogos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...