Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um Ryzen 5 7600 + 3060 12gb 
a placa de Vídeo está entre 60 a 65° porém o Ryzen chego a 90° jogando bf v, não perdi desempenho mas notei que estava realmente muito quente
Vi que esse air cooler é de entrada no caso a gammmaxx 400 v2, aliás só tem uma ventoinha de um lado, to pensando em pegar um Water Cooler MSI Mag Coreliquid E240, ARGB, 240mm massss não sei se é o ideal realmente, queria fazer livestream e jogar tarkov no alto/médio, to com medo de continuar muito quente o processador

Postado

Eu sou partidário de sempre colocar um WC de 240mm se seu gabinete suporta. É meio desnecessário para um processador do nível do 7600, mas você já fica com um cooler melhor quando fizer um up, e de brinde já ajuda a arrumar o fluxo de ar da máquina.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Bom dia,

35 minutos atrás, gabriel felipe dos santos disse:

porém o Ryzen chego a 90° jogando bf v

35 minutos atrás, gabriel felipe dos santos disse:

Vi que esse air cooler é de entrada, aliás só tem uma ventoinha de um lado

Não é tão básico quanto imagina, com um processador como o 7600 mal difere do AG400, cooler que deveria (em tese) dar conta dele.

Notou essa temperatura elevada faz quanto tempo?

A própria AMD divulga que o limite para thermal throttling do 7600 é de 95ºC, mas com um air cooler até que decente me pergunto se não há nada mais de errado.

Tem certeza que o instalou corretamente? Isto é, removeu o adesivo da base do cooler e aplicou quantidade suficiente de pasta térmica?

As aletas e/ou ventoinha não estão muito sujas?

Qual o gabinete? E quantas ventoinhas estão postas nele?

Postado
1 minuto atrás, RonaldoXbox disse:

Bom dia,

Não é tão básico quanto imagina, com um processador como o 7600 mal difere do AG400, cooler que deveria (em tese) dar conta dele.

Notou essa temperatura elevada faz quanto tempo?

A própria AMD divulga que o limite para thermal throttling do 7600 é de 95ºC, mas com um air cooler até que decente me pergunto se não há nada mais de errado.

Tem certeza que o instalou corretamente? Isto é, removeu o adesivo da base do cooler e aplicou quantidade suficiente de pasta térmica?

As aletas e/ou ventoinha não estão muito sujas?

Qual o gabinete? E quantas ventoinhas estão postas nele?

Então, esse cooler ja tava sem plástico pois eu usava ele no I7 9700f, no entanto foi a primeira vez que coloquei pasta térmica e era uma pasta do meu irmão, as ventoinhas estão limpas sim eu tenho duas ventoinhas da nzxt na frente (só cabe duas) e falta por mais duas ventoinhas no caso em cima da cpu e na parte traseira, eu deixei o gammax com a ventoinha jogando o ar para fora

Posso tentar levar na assistência pra deixar eles colocarem a pasta térmica e atualizarem a BIOS que n foi atualizada ainda

Postado

@gabriel felipe dos santos qual é o modelo da sua placa-mãe? Tem que ver se sua placa não está liberando os limites de energia do CPU a toda, placa MSI mesmo é bem comum fazer isso. Ainda mais que esse Ryzen 7000 tendem a esquentar mais que os modelos 5000 e 9000, a AMD implementou uma política de subir o clock o máximo que der enquanto o CPU não passar de 95ºC. Na prática você não ganha quase nada de desempenho nisso, por isso é bem mais efetivo você ir na BIOS e configurar uma perfil de PBO com curve optimizer para fazer undervolting e reduzir drasticamente a temperatura.

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

@gabriel felipe dos santos qual é o modelo da sua placa-mãe? Tem que ver se sua placa não está liberando os limites de energia do CPU a toda, placa MSI mesmo é bem comum fazer isso. Ainda mais que esse Ryzen 7000 tendem a esquentar mais que os modelos 5000 e 9000, a AMD implementou uma política de subir o clock o máximo que der enquanto o CPU não passar de 95ºC. Na prática você não ganha quase nada de desempenho nisso, por isso é bem mais efetivo você ir na BIOS e configurar uma perfil de PBO com curve optimizer para fazer undervolting e reduzir drasticamente a temperatura.

@GuilhermeGB

39 minutos atrás, gabriel felipe dos santos disse:

Então, esse cooler ja tava sem plástico pois eu usava ele no I7 9700f, no entanto foi a primeira vez que coloquei pasta térmica e era uma pasta do meu irmão, as ventoinhas estão limpas sim eu tenho duas ventoinhas da nzxt na frente (só cabe duas) e falta por mais duas ventoinhas no caso em cima da cpu e na parte traseira, eu deixei o gammax com a ventoinha jogando o ar para fora

Posso tentar levar na assistência pra deixar eles colocarem a pasta térmica e atualizarem a BIOS que n foi atualizada ainda

@GuilhermeGB  Mano eu comprei uma placa-mãe nova tambem B650M gigabyte d3hp DDR5 am5, ainda não mexi na BIOS to pensando em levar na assistência para atualizar e ja vejo com eles disso

Postado

@gabriel felipe dos santos você consegue verificar em qual versão de BIOS sua placa está? No CPU-Z dá pra ver. Estava olhando no site da Gigabyte, a BIOS F31a menciona melhoria de desempenho e redução de temperatura com o PBO ativado, isso leva a crer que o PBO dessa placa não estava tão bem otimizado antes dessa versão. Se for o caso aí da sua placa-mãe estar com PBO ativado por padrão e em uma BIOS mais antiga que a F31a, pode ser que melhore após uma atualização para a versão mais recente.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
52 minutos atrás, gabriel felipe dos santos disse:

no entanto foi a primeira vez que coloquei pasta térmica e era uma pasta do meu irmão

Tinha quantos anos que estava armazenada?

E esqueceu de nós informar o modelo do gabinete, qual seria?

1 minuto atrás, gabriel felipe dos santos disse:

vou verificar certinho e te passo aqui dai, esse negocio de overclock eu nunca fiz

PBO é bastante simples de mexer, pense como se fosse uma espécie de undervolt com overclock que pode, às vezes, até aumentar desempenho enquanto reduz a temperatura total do CPU.

Podes também tentar undervolt para atenuar o problema por enquanto, experimenta-se no aplicativo Ryzen Master e depois você aplica definitivamente no BIOS.

Postado

@RonaldoXbox @RonaldoXbox a pasta tava a uns meses guardada apenas, a marca da cpu é uma da nzxt preta bem antiga (faz tempo que comprei e não sei direito qual é), ela tem espaço pra duas ventoinha na frente ao invés de três 

Não sei porque ta esquentando tanto, mas é só no processador mesmo que está assim a placa de Vídeo anda normal

Postado
27 minutos atrás, gabriel felipe dos santos disse:

marca da cpu é uma da nzxt preta bem antiga (faz tempo que comprei e não sei direito qual é), ela tem espaço pra duas ventoinha na frente ao invés de três 

Antiga tipo mais de cinco anos, ou mais de dez anos de idade? Uma foto ajudaria a identificar o modelo.

NZXT costuma vender gabinetes com foco na estética, muitas das vezes não pensam no fluxo de ar adequado na parte interna dele.

30 minutos atrás, gabriel felipe dos santos disse:

Não sei porque ta esquentando tanto, mas é só no processador mesmo que está assim a placa de Vídeo anda normal

Pode ser um indício de que o problema é a nível de software, mas por enquanto não descartaria a possibilidade de haver mais de um culpado.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, gabriel felipe dos santos disse:

... tenho duas ventoinhas da nzxt na frente (só cabe duas) ...

Mas em qual gabinete (marca, modelo)? Tem gabinete tão ruim que acrescenta 10-15 graus na temperatura do CPU.

• Curtir 2
Postado

@1lokos pelo que pesquisei na net é uma muito parecido com Gabinete Gamer NZXT H510 a unica diferença é que a minha vem uma parte na frente com filtro que n fica visivel tem um vão que da pra tirar o filtro

@RonaldoXbox tenho a uns 6/7 anos por ai pelo que vi é igualzinha a Gabinete Gamer NZXT H510 porém a minha não fica o filtro visivel na parte da frente, vem um compartimento com vão para tirar o filtro, fui ver o CPUZ e minha BIOS ta em F31, eu realmente acredito que seja por conta do meu gammax 400 v2 da deepcool que ta deixando o processador quente

@RonaldoXbox esqueci de mencionar irmão perdão, eu tenho somente um gammax e dois cooler da nzxt (bem básico) na parte da frente onde fica o filtro, e na parte de cima e traseira ta sem cooler ainda...

Postado

É o NZXT H510 FLOW?

Se for tem boa entrada de ar frontal, pode instalar um radiador WC de 230mm na frente. Muda as duas fans que estão ali para a traseira e para o teto, como exaustão (puxando ar para fora).

WC de boa marca mais barato é o DeepCool LE500 - R$ 275,00 (3 anos de garantia), mas o "frufru" é LED Rainbow, fixo, que não pode nem desligar.

ca-h52fw-01-11-ecf7fc51616d8ef1091641997

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, gabriel felipe dos santos disse:

é muito parecido a unica diferença é a parte da frente que é igual esse aqui: pelo que vi só suporta duas ventoinha na frente

image.thumb.png.20a5cfa2fa75bb5c54d39742438fbe64.png

Saberia como remover o painel frontal dele?

Deve haver uma saliência entre ele e corpo do gabinete na parte debaixo, veja se consegue posicionar a mão dentro e puxar ele para fora.

Mesmo que as ventoinhas não sejam tão potentes, isso já deve melhorar bastante a situação porque atualmente mal está havendo entrada de ar na parte interna do gabinete.

Adicionar uma fan para exaustão também irá ajudar na temperatura da CPU, a Akasa Piranha é uma ótima pedida, quando voltar aos estoques.

• Curtir 1
Postado
Em 25/11/2024 às 08:43, gabriel felipe dos santos disse:

Eu tenho um Ryzen 5 7600 + 3060 12gb 
a placa de Vídeo está entre 60 a 65° porém o Ryzen chego a 90° jogando bf v, não perdi desempenho mas notei que estava realmente muito quente
Vi que esse air cooler é de entrada no caso a gammmaxx 400 v2, aliás só tem uma ventoinha de um lado, to pensando em pegar um Water Cooler MSI Mag Coreliquid E240, ARGB, 240mm massss não sei se é o ideal realmente, queria fazer livestream e jogar tarkov no alto/médio, to com medo de continuar muito quente o processador

Rapaziada update da situação, eu levei na técnica para ter certeza se n era defeito no processador pois comprei a pouco tempo, ele ainda ta fazendo testes disse que é um pouco fora do comum ela ter uma temperatura alta "parado" sem ta jogando, ele ainda vai fazer diversos testes pra filtrar e chegar no motivo, eu vi um Vídeo do pessoal dizendo q esses am5 novos pode ser considerado "normal" chegar a graus tão grande, se alguém puder me falar se isso é vdd agradeço

Postado

Esquentam, mas esse ai esta fora da média.

O Gammaxx 400 V2 é uns 2-3 graus pior o AK400, vide a temperatura média em jogos de um 7600X, que consome, esquenta mais que o 7600, o seu deveria estar pelo menos nuns 75 - 80 graus em jogos.

7600X.jpg

Postado

@1lokos  Opa meu mano! tudo bom??? Mais atualizações, de acordo com o técnico ele passou horas e horas configurando a placa-mãe, mexeu

um pouco na ventoinha porém nada de mais, e agora ta pegando 75° e não subiu pra mais de 80° em game, e o gpu ficou em 57° graus! acredito que agora eu refrigerando melhor possa vir abaixar até mais

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!