Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Estou precisando de um air cooler abaixo dos R$200 que possa me suprir usando um Ryzen 5 3600X, pois estou pegando 90°C em alguns jogos usando o cooler box e tá ficando tenso 🥲

De início, eu busquei pelo Deepcool AG400 pelas recomendações e optei pela versão Plus por conta da fan extra que alivia o aquecimento nos VRMs. Encontrei no Aliexpress por R$154,90. Também encontrei um outro modelo interessante da Thermalright que parece semelhante ao da Deepcool, o Assassin X 120 Refined SE PLUS, que na minha região está por R$149,90.

Qual é a melhor opção?

Agradeço desde já!

Postado
12 minutos atrás, Ab1su disse:

estou pegando 90°C em alguns jogos usando o cooler box

Mas não deveria. Isso está me cheirando gabinete mal ventilado, qual é o modelo dele? Quantas fans e em quais posições?

OBS: Se seu gabinete tiver problema de refrigeração, pode colocar o cooler que for que vai continuar tendo problemas de temperatura.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Ab1su disse:

Aliexpress por R$154,90

Ô louco... Já cheguei a pagar R$ 83 com impostos, na versão "normal" ARGB branco com 1 Fan.

Cooler BOX realmente não dá para usar.

• Haha 1
Postado

@GuilhermeGB Uso um Aerocool Bolt. Uso 1 fan traseira, 2 em cima e 3 na parte frontal. As fans não são das melhores, mas nunca tive esse problema antes usando um 2200G. Talvez seja apenas o cooler box, não? 

Confesso que exagerei um pouco. O pico que eu cheguei em 90°C foi num dia muito quente, mas a média fica em 75°C~80°C em dias normais. 

@Rodrigo J Polette Se arrependimento matasse KKKK

Na época o AG400 era vendido a preço de banana, deveria ter comprado

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Ab1su disse:

Uso um Aerocool Bolt. Uso 1 fan traseira, 2 em cima e 3 na parte frontal. As fans não são das melhores, mas nunca tive esse problema antes usando um 2200G. Talvez seja apenas o cooler box, não? 

Seu gabinete não parece ser adequado, a frente dele é fechada, ela deveria ser aberta para entrada de ar. As fans frontais com gabinete assim não fazem efeito algum. Todo mundo que usa esse tipo de gabinete acaba tendo superaquecimento, seu caso parece ser mais um.

20 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Cooler BOX realmente não dá para usar.

Se nós estivéssemos falando de 90ºC em full load, beleza, mas 90ºC em jogos é anormal.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

mas 90ºC em jogos é anormal.

Mesmo assim, pois chegando nessa temperatura o CPU para de subir o Clock, mesmo sendo possível devido ao limite de temperatura. Então, quanto melhor o cooler, mais desempenho terá. (mesmo que seja pouca coisa)

Postado
agora, Rodrigo J Polette disse:

Mesmo assim, pois chegando nessa temperatura o CPU para de subir o Clock, mesmo sendo possível devido ao limite de temperatura. Então, quanto melhor o cooler, mais desempenho terá. (mesmo que seja pouca coisa)

Eu te dou toda razão sobre isso, mas o ponto aqui é que substituir o cooler num gabinete sem ventilação adequada provavelmente não será a solução.

• Curtir 2
Postado

Entendi que isso possa ser resultado do gabinete, vou ver isso após corrigir o problema no cooler. Então qual seria a melhor opção?

Postado

@Ab1su faça um experimento, deixe a tampa lateral do gabinete aberta e veja se reduz a temperatura pelo menos um pouco. 

Se quiser, você pode comprar o cooler já, mas não é garantido que seu processador vai ficar frio com esse gabinete.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Ab1su disse:

Aerocool Bolt. Uso 1 fan traseira, 2 em cima e 3 na parte frontal. As fans não são das melhores, mas nunca tive esse problema antes usando um 2200G.

Alhos e bugalhos, o 3600X consome e esquenta mais que o 2200G.

O gabinete é bem ruim, e as fans (fracas) na frente pouco ajudam, pois como o gabinete tem pouca ou nenhuma entrada de ar frontal, as fans só circulam o ar do interior do gabinete, que vai aquecendo. Colocar um radiador de WC ai na frente - única posição possível; vai sofrer do mesmo problema.

Nesse exemplo o DeepCool AK400* deixou o 7600X - que consome e esquenta mais que o 7600 com boa temperaturas em jogos.

* O AK400 baixa 2-3 graus a menos que o AG400, pois tem o fan mais fraco.

O AG400 PLUS e o Thermalright Assassin X 120 R SE PLUS (2 fans push-n-pull) tem desempenho similar. A vantagem do AG400 são os heatsink inclinados que deixam o cooler mais baixo 5mm e recua o fan da area da memória.

7600X.jpg

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...