Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Aqui minha internet é VIVO, com velocidade contratada de 700mbps. Tenho outros roteadores ligados à rede por meio de um switch conectado diretamente no Roteador/Modem da própria VIVO. Acontece que quando reinicio o modem ou troco a porta LAN do switch a velocidade chega na contradada, mas após algum tempo a porta passa a limitar a velocidade em 100mbps. A única porta LAN que uso no roteador VIVO é a ligada no Switch que distribui em Cabos CAT5e por toda a casa, por meio de outros roteadores. 

Isso já aconteceu anteriormente, liguei na VIVO e solicitei que verificassem e a conversa é sempre um "vou atualizar o seu modem" e magicamente a velocidade volta ao normal. Mas cansei de ter que ligar todo mês para usar a velocidade que contratei. Gostaria de saber se já passaram por algo parecido ou se existe alguma maneira de fugir desse tipo de bloqueio, por um IP dinâmico ou alguma artimanha (sou leigo no assunto).

O modelo do modem é o MitraStar, modelo GPT-2741GNAC-N2.

Cabos todos CAT5e.

Portas todas Gigabit.

Agradeço!

• Curtir 1
Postado

conheco alguns lugares que usam vivo fibra e ninguem tem esse tipo de problema.

se for o caso abre um chamado inventa que o modem esta com problema e pede para trocar, conversa direto com o tecnico sobre esse problema

se você contratou 700, precisa chegar 700 mesmo que passe por um switch seu desde seja GB

• Triste 1
Postado

Se entre as opções, não for dessas empresas locais, "particularmente" eu pensaria em trocar. 

Não existe nenhum serviço de Internet 100% perfeito., mas a questão é o pós venda, o suporte.

Aqui em BH, utilizo a Claro., tem dia que fica sem sinal(coisa rara) mas quando acontece sempre enviam aviso no App, tipo " sua região está passando por manutenção - previsão de retorno do serviço às X horas"

Agora, no seu caso parece que estão fazendo hora. Você liga, eles alteram lá na central., você "esquece" eles retornam a configuração de "bloqueio".

Eu sou meio "doido" e se tentam me fazer de "palhaço" o bicho pega. 😈

* Ah! Uma última tentativa seria reclamar na Anatel e no Reclame Aqui

Postado
17 horas atrás, FoxBlack disse:

Se entre as opções, não for dessas empresas locais, "particularmente" eu pensaria em trocar. 

Não existe nenhum serviço de Internet 100% perfeito., mas a questão é o pós venda, o suporte.

Aqui em BH, utilizo a Claro., tem dia que fica sem sinal(coisa rara) mas quando acontece sempre enviam aviso no App, tipo " sua região está passando por manutenção - previsão de retorno do serviço às X horas"

Agora, no seu caso parece que estão fazendo hora. Você liga, eles alteram lá na central., você "esquece" eles retornam a configuração de "bloqueio".

Eu sou meio "doido" e se tentam me fazer de "palhaço" o bicho pega. 😈

* Ah! Uma última tentativa seria reclamar na Anatel e no Reclame Aqui

É exatamente isso!

O que geralmente faço é trocar a porta LAN que fornece internet para o switch, de alguma forma ele "reseta" a conexão e ela volta à velocidade contratada, mas isso dura até algum infeliz tomar conhecimento e passar a limitar a velocidade em 90-100mbps. Ontem no momento do post fiz isso, até hoje a velocidade está normal, mas no máximo essa semana volta a diminuir a velocidade e aí aviso vocês por aqui kkk

• Membro VIP
Postado

Todas as interfaces de rede possuem uma função chamada "auto-negotiation" que, se habilitada por um ou ambos os lados, fará a velocidade de "duplex = 10/100/1000" alinhar de forma automática em uma dessas bandas, onde o auto-negotiation irá sincronizar com a velocidade que melhor se adaptar ao meio físico -- cabo / interface / portas -- se algum desses elementos físicos estiver com funcionamento/qualidade ruins, a tendência é que o auto-negotiation rebaixe a velocidade para a que melhor permitir corrigir erros até o ponto de não conseguir sincronizar mais.

No seu caso o que aparentemente está ocorrendo é que, por alguma inconsistência do meio físico, a velocidade está caindo de 1Gbps para 100Mbps e, quando você entra em contato com o provedor, estes resetam a interface do lado deles, zerando os contadores de erro de correção da interface, permitindo a mesma ressincronizar com a maior velocidade possível da interface (e não propriamente no link internet).

À julgar pelo comportamento como descrito, pode-se apontar uma maior probabilidade de interferência eletromagnética que o cabo possa estar sofrendo e não conseguindo corrigir adequadamente, então em um primeiro momento, o ideal é certificar-se de que o cabo esteja longe de possíveis geradores de campo eletromagnético e, se possível, testar um outro cabo sabidamente saudável.

As interfaces de rede também podem estar com algum problema, o mais comum é estar suja e/ou com trilhos com muito mau contato ou mesmo zinabrados e/ou qualquer outra condição que impeça o perfeito contato das trilhas metálicas de ambos -- cabo e porta RJ -- neste caso a limpeza com um limpa-contatos para eletrônicos pode ajudar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...