Ir ao conteúdo

Switch Dell PowerConnect 2824 - é possível inserir IP por uma VLAN?

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

boa tarde pessoa, tenho uma duvida referente ao SW PowerConnect 2824 da Fabricante DELL.

estou tentando inserir um endereço IP atraves de uma vlan especifica.

por padrão o SW insere o IP fixo na vlan 1 (Interface 1), porém, eu não queria inserir o ip através da VLAN1 e sim de outra, por exemplo vlan 2

ao atribuir o endereço IP eu gostaria que ele subisse para outra VLAN e não a default do SW, em outros modelo mais rescente essa configuração é super tranquila de se fazer, sendo necessario apenas especificar qual seria a vlan que aquele Endereço IP seria atribuido.

porém neste modelo, todo e qualquer IP que eu seto nele, vai direto pra VLAN 1 impossibilitando a comunicação com outros SW que não estão nessa mesma VLAN 1.

sera que esse modelo por ser mais antigo não tem essa config

• Membro VIP
Postado

Já trabalhei com dezenas de fabricantes de rede -- router e switches -- e até hoje nunca vi um que não permitisse escolher a interface para aplicar configuração de endereçamento, seja interface física ou lógica.

Mostra como você está realizando essas configurações, poste prints das opções de configuração para entendermos melhor o seu cenário e sua linha de raciocínio.

Postado

Bom dia @Linio Alan , tudo bem?

Amigo, eu gostaria de inserir um endereço de IP na interface da VLAN 100 porém por default o IP é sempre atribuído na Interface VLAN 1

e eu não consigo remove-lo, não sou estão familiarizado com esse modelo e posso estar deixando passar algo.

mas o meu problema é apenas este, remover o IP da VLAN 1 e definir ele em outra VLAN.

imagem.png.3e833c0ff9f26055a7ae56b58f13be41.png

Este modelo (PowerConnect 2824) também tem interface WEB e diferente de outros modelo ele não possui a opção "Management VLAN ID" que permite fixar por qual interface vlan o endereço IP do SW ira prosseguir.

imagem.png.4f1444bba3e391b5b7e2fc46069cd125.png

• Membro VIP
Postado

Acredito que nesse caso você precise antes remover o IP da VLAN 1, e só depois designar o IP na VLAN 100, até pelo motivo de, se no futuro você for realizar "inter VLAN routing", só conseguiria se não houvesse overlap de IPs (mesma subrede).

A sintaxe do comando de remoção de IP da VLAN 1 creio que você talvez já saiba, embora acredito que isso também possa ser possível de fazer pela interface GUI (HTTP)

(config)# interface vlan 1

(config-if)# no ip address

(config-if)# exit

Agora no caso de não conseguir modificar a VLAN da "Management VLAN ID" acredito que seja pelo fato de esse equipamento não permitir roteamento da VLAN 1 para outras VLANs simplesmente por questão de segurança, porém precisa confirmar na documentação dele.

Obs. certifique-se também de que todo endereçamento em qualquer das VLANs que você for configurar não coincida com o IP da VLAN 1, não sei se foi o seu caso pois o IP está rasurado no seu print, para se evitar de falha no commit da configuração como realçado no seu print.

Postado

Boa tarde, muito obrigado pelo seu tempo amigo.

Acredito que este modelo não é possível atribuir IP em outra Interface VLAN que não seja a Default (1)

imagem.png.f7512306a51b2e9c4ff4a49c4afe8d9d.png

Apesar, que eu tenha removido o IP que estava na VLAN 1 Default, ele ainda notifica sobre a atribuição de IP ser apenas disponível na 1.

mas sem problemas, valeu para o conhecimento.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Jhon4SA

Tive que pesquisar os papers de switching da Dell dessa linha 28xx, e o que encontrei foi que realmente se trata de um OS intransigente e propositalmente limitado em aspectos que devices no mesmo patamar de outros fabricantes não tem, incrível:

Esse recorte com o seguinte atestam realmente o que você constatou na prática: limitação de endereçamento à VLAN 1 (default), impactando não apenas o endereçamento estático/manual de outras interfaces VLANs como até de servidor DHCP, e isso no firmware mais recente que corrigiu vários bugs:

Link 1: https://dl.dell.com/manuals/common/powerconnect-2808_release notes_en-us.pdf

Link 2: https://dl.dell.com/manuals/all-products/esuprt_ser_stor_net/esuprt_networking/esuprt_net_fxd_prt_swtchs/powerconnect-2824_user's guide_en-us.pdf

image.thumb.png.9d1d8a925974e0de1853f899782b0ef7.png

image.thumb.png.e4a005864995825e8b9411c8e286801c.png

Fica de aprendizado mesmo e de alerta para outros, se tais limitações não tiverem impacto, ok siga em frente mas se impactar a produção, considerar também equipamentos de outras fabricantes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...