Ir ao conteúdo

Criar Imagem personalizada do sistema operacional

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Preciso de uma ajuda. Estou quebrando a cabeça tentando criar uma imagem personalizada para otimizar meu trabalho no suporte técnico. Quando eu trabalhava com suporte em call center, lembro que um analista tinha uma imagem personalizada no Macrium para cada operação, o que era super prático. Achei a ideia genial, mas ele nunca compartilhou o conhecimento.

Atualmente, trabalho no suporte de logística, onde muitos processos ainda são bem arcaicos, especialmente a parte de formatação. Tudo é feito manualmente, o que consome muito tempo, já que cada setor usa ferramentas diferentes.

Minha dúvida é: alguém poderia me dar uma luz sobre como criar uma imagem personalizada? O máximo que consegui até agora foi clonar uma máquina, mas cometi alguns erros no processo. Inclusive, tive problemas com o AnyDesk duplicado depois dessa experiência kkkkkk

Agradeço se compartilharem materias para estudo sobre o assunto, obrigada! 😃

• Membro VIP
  • Solução
Postado
3 horas atrás, Angelica Rios disse:

Boa tarde, pessoal!

Preciso de uma ajuda. Estou quebrando a cabeça tentando criar uma imagem personalizada para otimizar meu trabalho no suporte técnico. Quando eu trabalhava com suporte em call center, lembro que um analista tinha uma imagem personalizada no Macrium para cada operação, o que era super prático. Achei a ideia genial, mas ele nunca compartilhou o conhecimento.

Atualmente, trabalho no suporte de logística, onde muitos processos ainda são bem arcaicos, especialmente a parte de formatação. Tudo é feito manualmente, o que consome muito tempo, já que cada setor usa ferramentas diferentes.

Minha dúvida é: alguém poderia me dar uma luz sobre como criar uma imagem personalizada? O máximo que consegui até agora foi clonar uma máquina, mas cometi alguns erros no processo. Inclusive, tive problemas com o AnyDesk duplicado depois dessa experiência kkkkkk

Agradeço se compartilharem materias para estudo sobre o assunto, obrigada! 😃

A criação de uma ISO personalizada do Windows, para fins exclusivos de automação de instalações, se feita dentro de certos limites, não implica em tentativa de engenharia reversa do sistema, e portanto, não viola os Termos de Uso da Microsoft para o Windows.

Feita essa observação inicial, existe um programa licenciado para uso gratuito (desde que a finalidade não seja comercial), que você pode usar para estudar. O programa é o NTLite. Serve para que você possa listar os recursos do sistema e montar uma lista de parâmetros em XML, para que alguns passos da instalação de Windows sejam personalizados por você.

Depois de montar sua ISO, você pode usar uma mídia removível (como um pendrive, por exemplo), e instalar nele o VentoyCom a ferramenta Ventoy2Disk, dentro do arquivo compactado, você consegue dividir seu pendrive em duas partições de inicialização. Diferente da instalação do Windows com Rufus, usando o Ventoy você não precisa desmontar o arquivo ISO dentro do pendrive. Em vez disso, basta copiar a ISO íntegra para ele, e fazer o boot normalmente.

Me avise se precisar de mais informações.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Angelica Rios disse:

@Gabriel U Obrigada por compartilhar o seu conhecimento. Vou estudar sobre isso e aplicar em uma maquina virtual. 

Obrigada!! 

Não por isso. Disponha. É um prazer ser útil. Caso queira um exemplo mais visual de como o NTLite funciona:

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...