Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Comprei esse monitor 24GS60F-B. Quando liguei e fui fazer alguns testes, fiquei com receio do que vi em comparação com meu monitor antigo, um ASUS VG248QG.

Entrei no site "UFO Test: Multiple Framerates" para fazer um teste de framerate e ghosting, e fiquei com a impressão do Ultragear ter uma imagem mais tremida ou travada, especialmente no teste de framerate em 45 e 90 fps. O site testa em 180, 90 e 45 fps.

No meu monitor antigo esse teste pareceu bem mais "liso", principalmente em fps mais baixo, então fiquei preocupado.

Esses monitores são bem diferentes, então gostaria de saber se a diferença de tecnologias pode influenciar nisso. Por exemplo: o da ASUS é painel TN, enquanto o LG é IPS.

Outra diferença que até me deixou em dúvida na hora de comprar é com o Freesync. O LG tem Freesync Basic, enquanto o ASUS tem Freesync Premium. Isso poderia fazer diferença em desfavor do LG, já que minha GPU é AMD?

Update: baixei o Google Chrome e testei nele. Ficou perfeitamente liso. Não é problema com o monitor então, né?

O estranho é que no ASUS o teste foi bom no Edge, sem precisar usar o Chrome.

Postado

@thelfc Podem ser muitas coisas que influenciam no teste, de fato, mas recomendo que você teste como o monitor se sai na prática, em algum jogo ou vídeo, se não te incomodar... ótimo!

1 hora atrás, thelfc disse:

Esses monitores são bem diferentes, então gostaria de saber se a diferença de tecnologias pode influenciar nisso. Por exemplo: o da ASUS é painel TN, enquanto o LG é IPS.

Sim, o painel TN é muito mais responsivo do que o IPS. VA, IPS, TN e OLED: quais são os tipos de painel de monitor?

1 hora atrás, thelfc disse:

Outra diferença que até me deixou em dúvida na hora de comprar é com o Freesync. O LG tem Freesync Basic, enquanto o ASUS tem Freesync Premium. Isso poderia fazer diferença em desfavor do LG, já que minha GPU é AMD?

O FreeSync é uma tecnologia de código aberto, não precisa de uma licença igual ao G-Sync da NVIDIA para estar presente nos monitores e TVs, então tanto placas da AMD e quanto da NVIDIA funcionam. Vide imagem abaixo com as diferenças entre o FreeSync Basic, Premium e Premium Pro.

image.thumb.png.2a8a51d010def4c8b22f946c543d6c58.png

Resumindo, a grande mudança está nas taxas de atualização que você vai usar. O FS básico funcionará para resoluções abaixo de 3440p em taxas de 144Hz ou maiores, enquanto o Premium e Premium Pro possibilitam para resoluções acima de 3440p. No seu caso, na resolução FullHD a 180Hz vai funcionar tranquilamente.

Site de referência: https://www.amd.com/pt/products/graphics/technologies/freesync.html

• Curtir 1
Postado

@CristianCDS Obrigado pela explicação.

Tive a ideia de fazer o teste no Google Chrome e ficou bom. Tinha feito no Edge antes. Talvez seja alguma configuração dele. O estranho é que no ASUS pareceu normal até no Edge, mas enfim, parece estar tudo ok.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...