Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Acabo de assistir um Vídeo sobre a relação entre frequência da memória ram e cl. segundo o Vídeo, minha memória de 3200mhz e cl22, tem uma latencia de 13,75. inicialmente eu penso que esse é um valor ruim, mas como eu posso saber se esse realmente é um valor ruim diante dos hardwares do meu sistema? não adianta nada eu comprar a memória com o menor valor de latencia se o meu hardware não aproveitar isso. minha pergunta faz sentido?

• Membro VIP
Postado

Bom dia.

frequência da memória, medida em Megahertz por segundo, é a medida que representa quantos acessos o processador consegue fazer a ela (e ela consegue responder) em um segundo (3200mhz = 3.2GHz ou 3.200.000.000 = 3.2 bilhões de acessos em um segundo). Quanto maior o valor, melhor.

CL ou CASColumn Access Latency (Latência de Acesso à Coluna, em inglês), medido em nanossegundos, indica quantos ciclos de acesso são necessários pra que a memória responda à solicitação do processador. Quanto menor o valor, melhor.

Para calcular a eficiência da sua memória, você pode fazer o seguinte cálculo:

Valor CAS dividido por Frequência, multiplicado por 2.000 = Latência efetiva (em nanossegundos), ou (CAS / Freq.) x 2.000 = L.E

Assim, para a memória de 3200mhz e CL22 = (22 / 3.200) x 2.000 = (0.006875) x 2.000 = 13,75ns.

Ao considerar a compra de memórias de uma mesma frequência, mas com latências diferentes, a percepção da diferença entre elas por você é impossível. Claro que, quando a diferença se torna muito expressiva (por exemplo, uma memória com 18ns contra uma de 32ns), aí sim pode dar para perceber. Mas, no geral, para frequências acima dos 3000mhz, a percepção de latência vai ficando cada vez menor, e você não precisa se preocupar muito com isso.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, oThiagoD disse:

não adianta nada eu comprar a memória com o menor valor de latencia se o meu hardware não aproveitar isso. minha pergunta faz sentido?

Memória com boa latência/frequência será boa para qualquer configuração, porém algumas configurações serão mais sensíveis ou menos sensíveis a isso.

Como é dito no vídeo, o CL define apenas a latência inicial de comunicação entre CPU e RAM, mas o tempo total de comunicação será maior e dependerá de outras latências. De qualquer maneira, é bom você procurar sempre obter algo que esteja dentro da média, ali por volta dos 10ns de latência inicial.

9 minutos atrás, Gabriel U disse:

Assim, para a memória de 3200mhz e CL22 = (30 / 3.200) x 2.000 = (0.009375) x 2.000 = 18,75ns.

Uma pequena correção no seu cálculo, você colocou 30 no lugar de 22, o resultado final deveria ser 13,75ns.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Uma pequena correção no seu cálculo, você colocou 30 no lugar de 22, o resultado final deveria ser 13,75ns.

Grato pela observação, texto corrigido.

• Curtir 1
Postado

agradeço as respostas, mas é que eu gostaria de pegar a memória de maior frequência com o menor cl para o maior desempenho possível, mas não adianta eu investir muito em algo que seja mais caro, se o meu computador não conseguir extrair todo o potencial desse produto. dai a duvida do post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...