Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente possuo a A320M-M.2 PRO V15 com um 3400g, estava pensando em fazer upgrade de processador e comprar um Ryzen 5 5500 mas... não faço ideia se é compatível com minha placa-mãe, tenho essa placa desde 2021, e sei que a BIOS não está atualizada, tentei atualizar uns tempos atrás mas nem com a ajuda de um amigo que manja mais que eu conseguimos fazer atualização, ou seja, não faço ideia como atualiza a BIOS também

Postado

@vitinhouwu Olha tem maneiras muito simples de atualizar BIOS, atualize a BIOS antes de comprar um 5500 e seja feliz.

A versão 1007 é mais fácil.

1 Formate o pendrive e copie direto na raiz os arquivos das pastas uefi e shell

2 reinicialize, aperte f11 e escolha uefi seu pendrive.

3 digite fs0: ( ou 1 ou 2, depende de qual representa o pendrive).

4 digite update.nsh e enter. Deve escrever os comandos automaticamente. Enter.

5 nas opções, selecione F e enter.

6 demora um pouco a atualização…

7 pronto

Postado

Então mano sou bem leigo... essa versão 1007 suporta mesmo um 5500? Por que fala "support new cpu 4100 4500 4700" somente? Isso não indica que é só cpu até 4700 que suporta ou o que? image.png.f42b91abc268d1313872bd08c4b9ac89.png

• Curtir 1
Postado

@vitinhouwu Desculpe pelo erro, ELA NÃO SUPORTA, por algum motivo colorful não tem suporte para linha 5000, outras marcas como gigabyte, msi, ASRock essas de qualidade a a320 pode suportar, mas a da colorful não.

Aqui uma placa-mãe de entrada de verdade, com VRM robusto e boa durabilidade aqui está

A520M MSI PRO

Fui burro em falar que a320 pega a series 5000, e evite produtos COLORFUL

Postado

putz... eu perguntei pro gpt ele falou que suporta kk se pa o gpt não é mt confiável pra essas paradas... ele deu um passo a passo de atualizar a BIOS totalmente diferente do que você me recomendou, que nem, baixei o arquivo lá 1007, daí apareceram 3 pastas "BIOS" "EFI" e "SHELL"

o passo a passo que o gpt recomendou foi pegando um arquivo .ROM da pasta BIOS, no caso o arquivo se chama "CB0B5001B08.ROM" o gpt falou pra modificar o nome do arquivo pra BIOS.ROM e por dentro do pendrive lá o resto do passo a passo foi

2. Reinicie o computador e acesse o setup da BIOS

Insira o pendrive na porta USB do computador.

Reinicie o PC e, enquanto ele liga, pressione repetidamente a tecla de atalho para acessar a BIOS. Geralmente é:

DEL ou F2 (consulte o manual se for diferente).

Dentro da BIOS, procure a seção de atualização. Os nomes mais comuns para essa funcionalidade são:

M-Flash

EZ Flash Utility

Q-Flash

Flash Utility ou algo similar.

3. Inicie o processo de atualização

Localize a opção de atualização de BIOS. No seu caso, a funcionalidade pode estar na aba principal ou em uma seção dedicada.

Selecione a opção de atualizar BIOS via pendrive (ou USB).

O sistema deverá reconhecer automaticamente o pendrive e listar o arquivo .ROM que você copiou.

4. Confirme e espere o processo terminar

Confirme a seleção do arquivo e siga as instruções na tela.

O processo pode levar alguns minutos. Não desligue o PC nem retire o pendrive durante a atualização!

Após a conclusão, o PC reiniciará automaticamente.

5. Teste e configure a BIOS

Após a reinicialização, volte para o setup da BIOS para verificar se a versão foi atualizada corretamente.

Ajuste as configurações necessárias, como prioridade de boot ou qualquer outra configuração que você usava antes.

Dicas importantes:

Certifique-se de que não haja queda de energia durante o processo.

Use um pendrive confiável e portas USB traseiras do PC (geralmente são mais estáveis).

Se tiver dúvidas sobre onde acessar a função de atualização, consulte o manual da sua placa-mãe.

Se precisar de ajuda ao longo do processo, estou aqui! 😊

Tem lógica esse passo a passo? no caso, existem diferentes formas de formatar a BIOS (tipo do jeito que o gpt ensinou ou o seu jeito que tu falou?)
Ou tudo isso que o GPT explicou é nada a ver?

Outra dúvida, essa placa-mãe que tu recomendou, muda muita coisa da minha pra essa? Essa aí é muito superior? Em quais aspectos exatamente ela é melhor? Essa aí com 100% de certeza seria compatível com o 5500?

• Ferox Graxaim alterou o título para Um Ryzen 5 5500 é compatível com uma placa-mãe MSI A320M-M.2 PRO V15?
  • Membro VIP
Postado

@vitinhouwu Boa tarde!
Eu não recomendo colocar processadores intermediários em placas-mãe de entrada. Isso diminui a vida útil da placa-mãe e limita o desempenho do processador.
Para um Ryzen 5, recomendo ter ao menos uma placa-mãe da linha B (B350, B450, B550...). Do contrário, com uma placa-mãe A320M, eu só recomendaria Ryzen 3 ou Athlon.
Talvez com o 3400G o problema seja menor, mas se for colocar processador mais forte, melhor trocar de placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!