Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, galera! 
Estou terminando de montar meu PC, venho adquirindo peças aos poucos, e queria uma ajuda/indicação nessa parte de refrigeração DO QUE e QUAL usar, AC ou WC?

Meu processador é um Ryzen 7 7700x e lendo um pouco vi que ele é bem esquentadinho e queria saber o que poderia ser mais eficaz para um bom controle da temperatura.
Ah, de gabinete eu peguei um montech king 95 e placa-mãe uma MSI B650M Gaming Plus WiFi.

Sobre limite de $$, estou prezando mais pela qualidade do que o custo/benefício... podendo juntar os dois, ótimo!!!! senão posso pagar um pouco a mais (parceladin a gente compra até a lua) em vista de um melhor resultado.

Desde já, agradeço a todos que puderem ceder um tempo para me auxiliar!

Postado

Veja só, no mercado tem WC 240mm "baratinho" (acha por menos de R$ 200,00) que são produtos OEM (white label) de baixo custo de fabricação, vendidos por marcas "gamer" ou de lojas, com 1 ano de garantia... e uma lista de usuários que se deram mal com eles.

E tem WC de marcas tradicionais (no ramo de refrigeração) com 3, 5, 6 anos de garantia, porém estes não custam menos de R$ 300,00. Também não são "bullet proof", por isso a garantia maior pode ser importante.

Esse teste do Ryzen 7600X com AC e WC te da uma idea da performance que terá com cada tipo - AC single tower 1 fan, dual tower 2 fans, WC 120, 240, 360mm (modelos da DeepCool), o teste do Blender usa o CPU quase a 100%, em jogos a temperatura é uns 20 graus a menos, vide no Vídeo do teste. Considere uns 2-3 graus a mais para o 7700X.

7600-X-Blender.jpg

Exemplo 240mm:

Thermalright Aqua Elite V3 240mm ARGB - 314,47

• Garantia 3 anos.

Review do YT Pipoca Tech com um Ryzen 7950X.

Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

Veja só, no mercado tem WC 240mm "baratinho" (acha por menos de R$ 200,00) que são produtos OEM (white label) de baixo custo de fabricação, vendidos por marcas "gamer" ou de lojas, com 1 ano de garantia... e uma lista de usuários que se deram mal com eles.

E tem WC de marcas tradicionais (no ramo de refrigeração) com 3, 5, 6 anos de garantia, porém estes não custam menos de R$ 300,00. Também não são "bullet proof", por isso a garantia maior pode ser importante.

Esse teste do Ryzen 7600X com AC e WC te da uma idea da performance que terá com cada tipo - AC single tower 1 fan, dual tower 2 fans, WC 120, 240, 360mm (modelos da DeepCool), o teste do Blender usa o CPU quase a 100%, em jogos a temperatura é uns 20 graus a menos, vide no Vídeo do teste. Considere uns 2-3 graus a mais para o 7700X.

7600-X-Blender.jpg

Exemplo 240mm:

Thermalright Aqua Elite V3 240mm ARGB - 314,47

• Garantia 3 anos.

Review do YT Pipoca Tech com um Ryzen 7950X.

Te agradeço imensamente pela ajuda! Mais uma vez você me ajudou muito!!! xD

No mais, você acha jogo eu ir logo em um de 360mm? Talvez esse mesmo modelo “Aqua Elite V3”? Em uma olhada rápida achei na faixa de +/- R$500,00

E pensando um pouco no que posso gastar sem me apertar (uns R$800,00) acha válido, no caso justifica o investimento esse aqui ? Ou teria um outro melhor que poderia me indicar?

• Solução
Postado

Bom, se o gabinete tem espaço para o WC de 360mm - de preferência no teto; tem a vantagem que pode usar com 50% de RPM nos fans - vide na imagem acima como fazer pouca diferença na temperatura - 2 -3 graus; tendo uma operação mais silenciosa.

O MSI E360 tem performance similar aos concorrentes, mas pelo valor ou pouco mais voce compra modelo com 5 ou 6 anos de garantia, da MSI parece ser 3 anos (o site não é especifico), como esta comprando "para CPU do futuro", quanto mais tempo de garantia melhor.

Exemplo:

Cooler Master MasterLiquid 360L CORE ARGB - R$ 715,00

• 5 anos de garantia

z25JWAd57XR9eneXDdSi9R-970-80.png

Postado
47 minutos atrás, 1lokos disse:

Bom, se o gabinete tem espaço para o WC de 360mm - de preferência no teto; tem a vantagem que pode usar com 50% de RPM nos fans - vide na imagem acima como fazer pouca diferença na temperatura - 2 -3 graus; tendo uma operação mais silenciosa.

O MSI E360 tem performance similar aos concorrentes, mas pelo valor ou pouco mais voce compra modelo com 5 ou 6 anos de garantia, da MSI parece ser 3 anos (o site não é especifico), como esta comprando "para CPU do futuro", quanto mais tempo de garantia melhor.

Exemplo:

Cooler Master MasterLiquid 360L CORE ARGB - R$ 715,00

• 5 anos de garantia

z25JWAd57XR9eneXDdSi9R-970-80.png

Olhei nas especificações do fabricante e meu gabinete comporta no teto um WC de 360mm.

Vou nesse da Cooler Master indicado por você pelos 5 anos de garantia.

Tmj!! Mais uma vez, agradeço muito!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...