Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, venho em quase que como uma missão impossível kkkkk, isso é algo que me assombra a um bom tempo já, e nunca conseguir encontrar uma resposta ou qualquer coisa do tipo.
Sempre fui muito de jogar FPS, e jogos com bastante movimento de câmera, e sempre gostei muito da fluidez dos movimentos, amo motion blur, pois parece deixar tudo mais suave.
A um tempo, venho enfrentando um problema referente a isso, meus jogos podem estar a 200/300 fps, que nunca parece que eles estão suaves, mesmo com o FPS alto, quando eu movo a câmera por EX, no valorant, sinto que o fundo está passando arrastado, não sinto fluidez nessa jogada de câmera, tenho um monitor 144hz, e ele está configurado de forma correta, até consigo perceber a mudança brusca quando altero para 60hz para testar.
Não sei sei se pode ser alguma configuração da placa de Vídeo, alguma configuração dos jogos (usei o valorant só como exemplo, mas sinto isso até no lol e em outros jogos que não movimentam tanto a câmera), ja ativei v-sync para tentar evitar os "cortes" da tela, meu monitor tem suporte freesync junto da placa, mantenho sempre ativo mas não percebo diferença ao desligar.
Ja tentei configurar o windows 11 diversas vezes mas nunca sinto diferenças reais, tem algumas opções dos elementos gráficos, mas cada pessoa fala 1 coisa, e nunca sei o que seria bom ou não deixar ativado, como 

• Modo de jogo
  • Agendamento de GPU
  • Taxa de atualização variável

Se alguém souber se algo disso pode influenciar.
Vale ressaltar que recentemente fui a casa de um amigo pra jogar, ele também possuía um monitor 144hz, e para mim o jogo dele parecia rodar mal, mesmo com uma alta taxa de quadros

Meu setup atual é 

Placa de Vídeo: Rx7600 8GB ASUS

Processador: Ryzen 5 5700X3D

memória RAM: 16GB RAM DDR4 XPG

Fonte: Fonte Cooler Master MWE 450 Bronze 80 Plus

placa-mãe: MSI B550M PRO VDH

Agradeço desde já a ajuda, não venho muito buscando uma resolução para o problema, pois ja tentei diversas coisas, seria mais para reunir informações e ter diferentes conclusões.

• Membro VIP
Postado

Ativa o Resizable bar e o Above 4g na BIOS. Depois no software Adrenalin ativa o SAM (Smart Acess Memory).

Se estiver tudo ligado, faz o contrário (desativa).

Na BIOS da MSI B550M PRO VDH essas duas opções ficam na aba do PCI Express.

Depois que ativar tudo na BIOS e ativar o SAM, reinicie o computador. Após reiniciar talvez apareça essa mensagem:

Suas configurações de hardware foram alteradas. Reinicie o computador... (pode estar em inglês).

Basta reiniciar, mesmo que não apareça a mensagem reinicie mais um vez. Por algum motivo o SAM não ativa de primeira.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não, isso não causa nenhum tipo de problema.

Talvez sua placa de vídeo fique pouca coisa mais quente, pois vai aumentar o desempenho (uso dela).

• Curtir 1
Postado

Quando voce tem uma taxa de quadros muito muito mais alta que o Refresh Rate do monitor causa o efeito de Tearing... uma parte da tela não atualiza na mesma velocidade... isso pra mim incomoda muito e por isso eu uso o vsync quando jogom que faz o jogo rodar na mesma taxa de quadros do monitor... 

Postado
5 minutos atrás, TheKillerIsMe disse:

Desative o V-Sync do jogo

@TheKillerIsMe Sempre deixo desativado e nas configs da placa também, pois sinto um certo delay nos comandos com ele ativado.

5 minutos atrás, Pedroou disse:

Talvez sua placa de vídeo fique pouca coisa mais quente,

@Pedroou Fiz uma configuração para ela não esquentar tanto, e com isso diminui um pouco da potência máxima dela, pode ser por isso sera essa sensação de lag? quando fiz esse ajuste na placa pensei que poderia diminuir só os fps, e minha taxa de quadros média é 200, então o q eu perderia n faria diferença

2 minutos atrás, bngomes disse:

Quando voce tem uma taxa de quadros muito muito mais alta que o Refresh Rate do monitor causa o efeito de Tearing... uma parte da tela não atualiza na mesma velocidade... isso pra mim incomoda muito e por isso eu uso o vsync quando jogom que faz o jogo rodar na mesma taxa de quadros do monitor... 

@bngomes costumo fazer isso também, mas atualmente não estou percebendo diferença

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, Justin farias disse:

Fiz uma configuração para ela não esquentar tanto, e com isso diminui um pouco da potência máxima dela, pode ser por isso sera essa sensação de lag?

Não.

Essa ASUS é quente mesmo, tenho esse modelo (ASUS RX 7600 Dual). Vai subir uns 3ºC com o SAM ativado.

Mesmo no gabinete bem ventilado e uma rotação de fans alta ela chega nos seus 70 ºC no Warzone. Para manter um bom desempenho "fria" deixei o clock em 2800mhz e tensão 1190mv no Adrenalin.

Faça os ajustes que citei primeiro de alterar outras configurações.

Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Não.

Essa ASUS é quente mesmo, tenho esse modelo (ASUS RX 7600 Dual). Vai subir uns 3ºC com o SAM ativado.

Mesmo no gabinete bem ventilado e uma rotação de fans alta ela chega nos seus 70 ºC no Warzone. Para manter um bom desempenho "fria" deixei o clock em 2800mhz e tensão 1190mv no Adrenalin.

Faça os ajustes que citei primeiro de alterar outras configurações.

Certo, farei os outros ajustes.
Sim essa placa esquenta muito, a minha é o modelo triple fan, e pegava 90graus antes de eu fazer as configs para diminuir a temperatura

Postado

V-sync causa inputlag em quase todos os games FPS praticamente, e um dos principais que se nota bastante, é o CS2, Valorant, COD e entre outros.

Já foram feitos demasiados testes sobre isso, e tirar o limitador de FPS, além de transmitir uma ''fluidez'' maior ao game, faz com o seu jogo não tenha inputlag. Eu mesmo já testei e posso garantir sobre isso, realmente existe uma diferença notável.

No CS2 por exemplo, jogar a 300FPS e a 400FPS, parece duas coisas diferentes, como se quanto mais FPS você tiver no game, embora seu monitor seja 144Hz, 165Hz, 240Hz, vai ter uma diferença que realmente se da a percepção.

Postado
2 minutos atrás, Middoken disse:

V-sync causa inputlag em quase todos os games FPS praticamente, e um dos principais que se nota bastante, é o CS2, Valorant, COD e entre outros.

Já foram feitos demasiados testes sobre isso, e tirar o limitador de FPS, além de transmitir uma ''fluidez'' maior ao game, faz com o seu jogo não tenha inputlag. Eu mesmo já testei e posso garantir sobre isso, realmente existe uma diferença notável.

No CS2 por exemplo, jogar a 300FPS e a 400FPS, parece duas coisas diferentes, como se quanto mais FPS você tiver no game, embora seu monitor seja 144Hz, 165Hz, 240Hz, vai ter uma diferença que realmente se da a percepção.

Por muito tempo percebi a mesma coisa, de mesmo tendo um monitor 144hz, o jogo estando a 200/400 parece ter uma grande diferença, mas sempre que leio tópicos sobre, o pessoal entra no do olho só enxergar a 60hz e nada a mais.
Até quando eu tinha um monitor 60hz, eu sentia que quando estava a 100+ os jogos rodavam melhor, até por isso comprei um monitor 144hz, pois pensava que poderia "resolver" aquilo.
Vou fazer esse teste de deixar ilimitado e ver se melhora ou se percebo diferença, geralmente cravo pois na teoria não preciso mais do que 144fps,

Postado

@Justin farias Enxergar pode ser uma coisa, ter a percepção do que está acontecendo é outra, que inclusive, a fluidez de um monitor de taxa de atualização maior, melhora a sua fluidez para que possa perceber e compreender de forma mais rápida.

Meu desempenho de um 60Hz para um 165Hz / 240Hz, foi tão absurdo em diferença, que eu não consigo entender quem diz que isso não muda nada kkkkkkk.

Acredito que o único game hoje em dia que realmente dê para testar uma certa fluidez, seja o Valorant, até por que o CS2 está com diversos problemas de desempenho, sendo quedas de FPS repentinas ( principalmente quando aperta TAB, só isso já cai 150FPS ), Stuttering recorrentes ( nesse último update piorou bastante ), problemas para ligar o G-SYNC do monitor e entre outros vários problemas que me fazem querer desinstalar esse game pra sempre, e o COD, bom, não preciso nem falar, só de abrir o jogo já parece que vai apresentar problemas.

Postado
15 minutos atrás, Middoken disse:

@Justin farias Enxergar pode ser uma coisa, ter a percepção do que está acontecendo é outra, que inclusive, a fluidez de um monitor de taxa de atualização maior, melhora a sua fluidez para que possa perceber e compreender de forma mais rápida.

Meu desempenho de um 60Hz para um 165Hz / 240Hz, foi tão absurdo em diferença, que eu não consigo entender quem diz que isso não muda nada kkkkkkk.

Acredito que o único game hoje em dia que realmente dê para testar uma certa fluidez, seja o Valorant, até por que o CS2 está com diversos problemas de desempenho, sendo quedas de FPS repentinas ( principalmente quando aperta TAB, só isso já cai 150FPS ), Stuttering recorrentes ( nesse último update piorou bastante ), problemas para ligar o G-SYNC do monitor e entre outros vários problemas que me fazem querer desinstalar esse game pra sempre, e o COD, bom, não preciso nem falar, só de abrir o jogo já parece que vai apresentar problemas.

Compreendo, o cs atualmente estou conseguindo uma boa taxa de quadros, mas como falei, não parece fluido mesmo a 200fps.
Vou testar os métodos que o pessoal passou e de noite volto para trazer as atualizações se mudou algo

• Curtir 1
Postado

@Justin farias Eu consegui ativar o meu G-SYNC e parece que meu jogo se tornou mais fluido, mas vou te falar, o CS2 ta com diversos problemas, as vezes isso nem é problema do seu computador, mas sim, do jogo em si.

Se quiser algo que pode te ajudar, tente usar o fps_max 0 no console, as vezes o seu FPS ta limitado e trancando a fluidez do seu jogo, no caso do meu, isso resolveu bastante essa percepção de '' peso '' no jogo.

• Curtir 1
Postado

Você já deu uma olhada no seu frametime? Quando tu limita o teu jogo a 120 FPS, fica mais ou menos fluído? O problema aí não é FPS e nem Tearing, 100% de chance basicamente de ser frametime alto ou instável.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Pepse disse:

Você já deu uma olhada no seu frametime? Quando tu limita o teu jogo a 120 FPS, fica mais ou menos fluído? O problema aí não é FPS e nem Tearing, 100% de chance basicamente de ser frametime alto ou instável.

Nunca cuidei frametime, sendo sincero nem sei muito bem o que seria.
Quando cravo o fps não percebo muita diferença, meu fps na maioria dos jogos é alto, eu deixo cravado pra não utilizar mais dos componentes.
Caso seja frametime, o que posso fazer?

Postado

Bom dia,

23 minutos atrás, Justin farias disse:

Nunca cuidei frametime, sendo sincero nem sei muito bem o que seria.

É o tempo e a "fluidez" que cada quadro novo é introduzido na tela, para ter uma experiência mais suave idealmente deve ter o frametime baixo e o mais estável possível.

25 minutos atrás, Justin farias disse:

Quando cravo o fps não percebo muita diferença, meu fps na maioria dos jogos é alto, eu deixo cravado pra não utilizar mais dos componentes.

Já que não está mais forçando a GPU a 100% o frametime deveria (em tese) permanecer constante. Talvez então o problema não seja ele, mas é uma boa analisá-lo antes de descartá-lo.

Riva Tuner (programa que vem instalado com MSI Afterburner) é bastante útil para demonstrar esse tipo de informação na tela, abaixo um tutorial de como configurá-lo (a partir de 1:20).

Os dados importantes para ativar são FPS, 1% LOW, 0,1% LOW, temperatura da CPU, GPU e o uso das duas.

https://m.youtube.com/watch?v=495GfnNo6Hc&pp=ygUgQ29tbyBjb25maWd1cmFyIG1zaSBBZnRlcmJ1cm5lciA%3D

Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Bom dia,

É o tempo e a "fluidez" que cada quadro novo é introduzido na tela, para ter uma experiência mais suave idealmente deve ter o frametime baixo e o mais estável possível.

Já que não está mais forçando a GPU a 100% o frametime deveria (em tese) permanecer constante. Talvez então o problema não seja ele, mas é uma boa analisá-lo antes de descartá-lo.

Riva Tuner (programa que vem instalado com MSI Afterburner) é bastante útil para demonstrar esse tipo de informação na tela, abaixo um tutorial de como configurá-lo (a partir de 1:20).

Os dados importantes para ativar são FPS, 1% LOW, 0,1% LOW, temperatura da CPU, GPU e o uso das duas.

https://m.youtube.com/watch?v=495GfnNo6Hc&pp=ygUgQ29tbyBjb25maWd1cmFyIG1zaSBBZnRlcmJ1cm5lciA%3D

Vou fazer uns testes com estas opções ativas, eu estava usando o afterburner para consultar a temperatura, vou ativara opção de frametime e vou dar uma conferida.

Na placa da AMD aparece o MS dos jogos, não sei o que seria, mas fica sempre em 6 e 7, mas quando esse ms vai para 12/16 sinto um lag absurdo

Postado
9 horas atrás, Pedroou disse:

Ativa o Rezizable bar e o Above 4g na BIOS. Depois no software Adrenalin ativa o SAM (Smart Acess Memory).

Se estiver tudo ligado, faz o contrário (desativa).

Na BIOS da MSI B550M PRO VDH essas duas opções ficam na aba do PCI Express.

Depois que ativar tudo na BIOS e ativar o SAM, reinicie o computador. Após reiniciar talvez apareça essa mensagem:

Suas configurações de hardware foram alteradas. Reinicie o computador... (pode estar em inglês).

Basta reiniciar, mesmo que não apareça a mensagem reinicie mais um vez. Por algum motivo o SAM não ativa de primeira.

A configuração já estava ativada, tentei desativar e não percebi diferença alguma.

8 horas atrás, Middoken disse:

No CS2 por exemplo, jogar a 300FPS e a 400FPS, parece duas coisas diferentes

Estava testando agora e tanto a 100 quanto a 300 fica a mesma coisa

7 horas atrás, RonaldoXbox disse:

frametime baixo e o mais estável possível.

Andei testando e meu frametime é baixo.

Boa noite, fiz diversos testes e tentativas, nada mudou, continua tudo igual, testei no cs2 pois é um jogo q tem bastante movimento e está bem pesado atualmente.
image.thumb.png.8e64f6581c913a50c9efe84771001938.pngimage.png.406acfdb0385e84d6ab419053c95247a.png

quando limitei o fps em um valor baixo, a linha do frametime ficou oscilando, mas n percebi diferença de fluidez alguma.
Testei desativar o freesync do monitor  e da placa de Vídeo e MEU DEUS, que diferença, sem o freesync o jogo fica 300x pior.

Não sei se pode ser meu cabo HDMI, se é a versão atual da placa que pode estar com problemas, mas quando tem muito movimento perde toda a fluidez, não é um movimento fluido

EDIT: Fazendo uns testes no LOL, percebi que a placa de Vídeo esta tomando conta das configurações, eu coloco o jogo no baixo para testes e as sombras não somem, e coisas do tipo, será que pode ser realmente esta versão do software que está com problemas?

Postado
1 hora atrás, Justin farias disse:

A configuração já estava ativada, tentei desativar e não percebi diferença alguma.

Estava testando agora e tanto a 100 quanto a 300 fica a mesma coisa

Andei testando e meu frametime é baixo.

Boa noite, fiz diversos testes e tentativas, nada mudou, continua tudo igual, testei no cs2 pois é um jogo q tem bastante movimento e está bem pesado atualmente.
image.thumb.png.8e64f6581c913a50c9efe84771001938.pngimage.png.406acfdb0385e84d6ab419053c95247a.png

quando limitei o fps em um valor baixo, a linha do frametime ficou oscilando, mas n percebi diferença de fluidez alguma.
Testei desativar o freesync do monitor  e da placa de Vídeo e MEU DEUS, que diferença, sem o freesync o jogo fica 300x pior.

Não sei se pode ser meu cabo HDMI, se é a versão atual da placa que pode estar com problemas, mas quando tem muito movimento perde toda a fluidez, não é um movimento fluido

EDIT: Fazendo uns testes no LOL, percebi que a placa de Vídeo esta tomando conta das configurações, eu coloco o jogo no baixo para testes e as sombras não somem, e coisas do tipo, será que pode ser realmente esta versão do software que está com problemas?

Fiz mais alguns testes no valorant e quando cravo o fps a 200, ele fica com o aspecto de lagado, se deixo cravado a 144 ou ilimitado, ele fica fluido

Postado

@Pepse

20 horas atrás, Pepse disse:

Você já deu uma olhada no seu frametime?

As linhas do meu frametime não parecem estar boas, será que é isso? Nas prints acima, elas ficam sempre oscilando, sabe o que posso fazer para resolver, ou o que pode estar cusando isso?

Postado

Ontem meu CS2 estava com um microstutter absurdo, tive que atualizar a placa de vídeo, configurar a opção da Nvidia dentro do CS, ativar o G-SYNC, configurar algumas coisas no painel da Nvidia, limpar o Cache Shader nos arquivos temporários e ai sim... Meu jogo parou de dar Stuttering sem motivo algum.

O CS2 talvez não seja o jogo ideal para testar essas coisas, já que ele oscila muito FPS.

Pode ser algo bobo, mas as vezes limpar o Cache De Sombreador DirectX pode ser que resolva alguma coisa..

Armazenamento > Arquivos temporários > Selecione o que deseja que seja removido.

@Justin farias Acho que ninguém perguntou ainda, mas qual é o seu monitor? E o cabo que usa nele.

Postado
27 minutos atrás, Middoken disse:

Acho que ninguém perguntou ainda, mas qual é o seu monitor? E o cabo que usa nele.

@Middoken Tenho um monitor LG 144hz, eu não lembro ao certo o modelo dele, teria de olhar quando chegar em casa, até ontem quando entrei nas configs para ajustar os Hz, ele aparecia como "Monitor genérico" fiquei pensando se pode ser algum driver do monitor ou algo faltando, pois formatei o pc recentemente. 
Meu cabo HDMI é o que veio com o monitor, um padrão, não tenho muita noção sobre, mas estava pensando em talvez comprar um novo

EDIT: Monitor LG 144hz, seria esse o meu monitor, tenho ele a 3 anos e uso o mesmo cabo que veio com ele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!