Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
4 minutos atrás, Middoken disse:

@Justin farias Eu recomendaria tentar substituir o cabo, talvez para um DisplayPort, tenta ver se você não consegue com alguém emprestado, para não ter que comprar um...

@Middoken Eu teria que cuidar algo como marca? ou se o cabo suporta 144hz? Não tenho ninguém que eu consiga um assim fácil, teria de comprar mesmo, mas acredito que não seja muito caro?

Postado

Em 04/12/2024 às 09:27, Pedroou disse:

Melhoram a comunicação (transmissão de dados) com a placa de vídeo.

https://www.amd.com/pt/gaming/technologies/smart-technologies.html

@Pedroou Tentei mexer nestas opções mas elas já se encontravam ativas, ao desligar, não percebi diferença.

Em 04/12/2024 às 11:10, Pepse disse:

Você já deu uma olhada no seu frametime? Quando tu limita o teu jogo a 120 FPS, fica mais ou menos fluído? O problema aí não é FPS e nem Tearing, 100% de chance basicamente de ser frametime alto ou instável.

@Pepse Andei cuidando, mas as linhas não parecem estarem tão erradas, o nº do ms sempre fica perto de 6/7.

Em 04/12/2024 às 09:43, bngomes disse:

Quando voce tem uma taxa de quadros muito muito mais alta que o Refresh Rate do monitor causa o efeito de Tearing... uma parte da tela não atualiza na mesma velocidade... isso pra mim incomoda muito e por isso eu uso o vsync quando jogom que faz o jogo rodar na mesma taxa de quadros do monitor... 

@bngomes Ultimamente estou jogando com o vsync ligado, pois ele deixa o jogo mais suave, não da forma "normal" mas ameniza um pouco as coisas.

Em 04/12/2024 às 11:53, RonaldoXbox disse:

Bom dia,

É o tempo e a "fluidez" que cada quadro novo é introduzido na tela, para ter uma experiência mais suave idealmente deve ter o frametime baixo e o mais estável possível.

Já que não está mais forçando a GPU a 100% o frametime deveria (em tese) permanecer constante. Talvez então o problema não seja ele, mas é uma boa analisá-lo antes de descartá-lo.

Riva Tuner (programa que vem instalado com MSI Afterburner) é bastante útil para demonstrar esse tipo de informação na tela, abaixo um tutorial de como configurá-lo (a partir de 1:20).

Os dados importantes para ativar são FPS, 1% LOW, 0,1% LOW, temperatura da CPU, GPU e o uso das duas.

https://m.youtube.com/watch?v=495GfnNo6Hc&pp=ygUgQ29tbyBjb25maWd1cmFyIG1zaSBBZnRlcmJ1cm5lciA%3D

@RonaldoXbox Eles parecem estar ok, nada de muito diferente, tentei cravar o fps pelo rivia e não senti diferença alguma.

Em 05/12/2024 às 11:11, Middoken disse:

@Justin farias Eu recomendaria tentar substituir o cabo, talvez para um DisplayPort, tenta ver se você não consegue com alguém emprestado, para não ter que comprar um...

@Middoken Fiz a troca do cabo, minha imagem ficou mais bonita, mas meu problema com a sensação de lag permaneceu.

Tentei de tudo galera, limitei fps, pelo jogo, pela placa, pelo rivia, nada resolve, passei o fim de semana tentando configurar e desconfigurar coisas, troquei cabo, liguei vsync, freesync, o vsync em alguns jogos deixou tudo mais suave, mas amenizou um pouco, não resolveu 100%, formatei o pc e nada, voltei para o windows 10 e nada também, nos 2 primeiros dias em que utilziei o computador com as peças novas, estava tudo normal, o problema começou do nada dias depois.
Eu não tentei tirar e colocar as peças novamente, não sei se pode ser a placa de Vídeo mal encaixada, ou as memórias ram talvez, chego a cogitar que talvez possa ser minha fonte fazendo uma má alimentação dos componentes? Não sei também se pode ser meu monitor, não consigo pegar um 144hz emprestado de nenhum amigo para testar.
Analisando bem a minha tela, vendo com mais calma, eu consigo ver os recortes, quando o fps não está sincronizando coma taxa de atualização sabe? até em minimos movimentos, então acredito que pode ser sim algo de screen tearing ou ghosting, eu não sei mais o que fazer, no meu Ryzen 5 5500, em jogos a mais de 144fps isso não acontecia, os jogos rodavam bem, ai troquei para um que era pra ser melhor, e agora pode estar a 400 fps q eu sinto o lag.
Eu ja nem sei mais o que fazer, to bem desanimado, perdi a vontade de jogar tudo, se alguém ainda souber algo, qualquer coisa q seja, por mais boba, sla uma opção no windows, me avisa que vou tentar, quase 5k gastos no pc pra no fim ser tudo no lixo 😕

• Membro VIP
Postado

Minha solução "padrão" tem sido remover os drivers e instalar de novo, se não funcionar formato e instalo os drivers tudo do zero.

A última vez só resolvi assim, mas caso vá formatar faça backup dos seus arquivos (fotos, vídeo e documentos) importantes.

Postado
6 minutos atrás, Pedroou disse:

Minha solução "padrão" tem sido remover os drivers e instalar de novo, se não funcionar formato e instalo os drivers tudo do zero.

A última vez só resolvi assim, mas caso vá formatar faça backup dos seus arquivos (fotos, vídeo e documentos) importantes.

@Pedroou você fala os drivers de vídeo? Pois eu formatei e nada aconteceu.
Posso talvez desinstalar os drivers pelo ddu?
O windows baixa eles sozinhos, tem como eu desativar para baixar direto do site da fabricante dai?

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Justin farias disse:

Posso talvez desinstalar os drivers pelo ddu?
O windows baixa eles sozinhos, tem como eu desativar para baixar direto do site da fabricante dai?

Sim, remove pelo DDU. Lá no DDU tem a opção para marcar que não deixa instalar automaticamente, aí baixa pelo site do fabricante, recomendo baixar um versão anterior, não a mais recente.

Me ocorreu algo aqui, no menu de configurações do monitor, colocou no modo "fast"? É a velocidade de taxa de atualização, pode ser também que ele esteja em 120hz e não 144hz.

Postado
13 minutos atrás, Pedroou disse:

Sim, remove pelo DDU. Lá no DDU tem a opção para marcar que não deixa instalar automaticamente, aí baixa pelo site do fabricante, recomendo baixar um versão anterior, não a mais recente.

Me ocorreu algo aqui, no menu de configurações do monitor, colocou no modo "fast"? É a velocidade de taxa de atualização, pode ser também que ele esteja em 120hz e não 144hz.

@Pedroou Ok, vou fazer isso do DDU. 
Uma pergunta boba, se eu desinstalar não vou perder o Vídeo do pc né? vou ter Vídeo normal e dai é so baixar os drivers novos?

No monitor tenho algumas opções de velocidade de atualização sim, o meu está em "Super-fast" ja tentei trocar as opções, mas não mudou nada, talvez eu tenha q trocar ela e desativar freesync algo do tipo, vou tentar ver mais sobre ela.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Justin farias disse:

Uma pergunta boba, se eu desinstalar não vou perder o Vídeo do pc né? vou ter Vídeo normal e dai é so baixar os drivers novos?

Não perde o vídeo, apenas alguns jogos e programas (edição, gravação...) não funcionam. 

8 minutos atrás, Justin farias disse:

talvez eu tenha q trocar ela e desativar freesync algo do tipo

Deixa em fast e desativa o free sync.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Pedroou disse:

Não perde o vídeo, apenas alguns jogos e programas (edição, gravação...) não funcionam. 

@Pedroou Certo, vou tentar as duas coisas e trago atualizações.

As configs do monitor sempre usei assim, até quando não dava problema, ent acho pouco provável que mude algo, mas eu sinceramente estou tentando de tudo.

Eu penso que poder ser algo de hardware físico, mas nos primeiros dias estava tudo normal, esse problema surgiu do nada, uns 2 dias dps de utilizar o pc, acredito que é alguma config que eu fiz sem querer

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Pedroou disse:

@Pedroou desinstalei os drivers pelo ddu, ativei a opção para o windows não fazer o download sozinho e nada.
Tentei desativar o freesync,  mudar o tempo de resposta e nada. Eu juro não saber o que fazer, pois desde que tive esse erro pela 1 vez, eu troquei 100% dos componentes do pc e nada, sera q é a nergia da minha casa? n consigo pensar em mais nada

• Membro VIP
Postado

Inverter as memórias RAM de lado, limpar elas talvez.

Dificilmente é hardware, só se seu SSD está indo de arrasta, mas improvável causar sensação de lag.

Postado
11 horas atrás, Pedroou disse:

Inverter as memórias RAM de lado, limpar elas talvez.

Dificilmente é hardware, só se seu SSD está indo de arrasta, mas improvável causar sensação de lag

@Pedroou Limpar as memórias com borracha? E como sei se o dual channel está ativo?

11 horas atrás, Pedroou disse:

Dificilmente é hardware, só se seu SSD está indo de arrasta, mas improvável causar sensação de lag.

Meu SSD é novo, e eu enfrentava problemas do tipo quando tinha um HD ainda. 
Realmente ja troquei todas as peças do pc, desde q enfrentei esse problema. Só antes eu sentia esse lag somente abaixo dos 144fps, agr é em todo momento. To pensando que pode ser monitor ou fonte, mas não sei.

Me recomendaram tentar isso desliga high precision timer, mas isso só diminui MS e o meu ja está baixo

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Justin farias disse:

Limpar as memórias com borracha? E como sei se o dual channel está ativo?

Tirar o pó delas e do slot, assoprando e pincel de maquiagem resolve.

Baixa o CPU-z, lá diz.

Postado

@Pedroou

1 hora atrás, Pedroou disse:

Tirar o pó delas e do slot, assoprando e pincel de maquiagem resolve.

Baixa o CPU-z, lá diz.

Vou tentar limpar e inverter as memórias.
Vou tentar desativar o Rezizable bar e o Above 4g na BIOS dnv pra ver se muda algo.

Tentar fazer mais testes com o rivia tunner, e me recomendaram um tal de process lasso, q vou tentar utilizar tb, mas to perdendo as esperanças já.

E o estranho é que é um pc 100% novo, ou é configuração, ou é a energia da minha casa, n tem outra explicação!
Deve ser algo da BIOS q devo ter ativado sem querer enquanto configurava o cooler do processador

Postado
3 minutos atrás, Pedroou disse:

É mais fácil ter problema atualizando a BIOS que dando reset. Pode entrar na própria BIOS e restaurar as configurações.

@Pedroou Ahhh entendi, tem mesmo a opção de voltar para resetar as configs, vou usar ele, achei que eu teria de remover a bateria da BIOS e afins.
E muito obrigado por estar tirando um tempo para tentar me ajudar!

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Dá um reset na BIOS, volta ela para padrão. 

Pior que eu ia sugerir isso também, uma vez eu tinha uns stutters sem motivo, resetei a BIOS e por algum milagre, voltou ao normal...

@Justin farias Não tinha visto sua pergunta, perdão!

Realmente tentar outro monitor 144Hz seria a melhor coisa, para ter certeza que isso não é defeito dele em si. Você só tem que tomar cuidado com uma coisa.. As vezes, monitores de baixa qualidade, passam uma percepção um pouco diferente por conta da quantidade de Ghosting que eles tem, por exemplo, meu AOC 240Hz em 144Hz era mais fluido que o meu antigo 165Hz em 144Hz, isso provavelmente pela diferença de Ghosting que os dois tinham.

Eu só consegui parar o Stuttering no meu CS2 depois que atualizei os drivers de vídeo. Fiz mais algumas configurações, como limpar Cache de sombreador directX e algumas configurações no painel Nvidia, mas a principal foi atualizar os drivers de Vídeo mesmo.

Tem uma configuração no Windows também, que ele aumenta a latência mas parece arrumar o uso da GPU, agora não vou lembrar a opção, mas no passado fiz algo do tipo e resolveu muitos dos meus problemas também, principalmente no OBS, pois tinha um game que eu fazia live dele e a GPU sempre ficava em 100% travando tudo, sem motivo algum.

Caso queira limpar o Cache, por mais que você comentou ter formatado o sistema.. 

Armazenamento > Arquivos temporários

Isso é do PC do trabalho, então ignore hehe.

image.png.5df4a8b6bc2a26e92f61da77563feeb0.png

Postado

@Middoken @Pedroou

15 minutos atrás, Middoken disse:

Pior que eu ia sugerir isso também, uma vez eu tinha uns stutters sem motivo, resetei a BIOS e por algum milagre, voltou ao normal...

@Justin farias Não tinha visto sua pergunta, perdão!

Realmente tentar outro monitor 144Hz seria a melhor coisa, para ter certeza que isso não é defeito dele em si. Você só tem que tomar cuidado com uma coisa.. As vezes, monitores de baixa qualidade, passam uma percepção um pouco diferente por conta da quantidade de Ghosting que eles tem, por exemplo, meu AOC 240Hz em 144Hz era mais fluido que o meu antigo 165Hz em 144Hz, isso provavelmente pela diferença de Ghosting que os dois tinham.

Eu só consegui parar o Stuttering no meu CS2 depois que atualizei os drivers de vídeo. Fiz mais algumas configurações, como limpar Cache de sombreador directX e algumas configurações no painel Nvidia, mas a principal foi atualizar os drivers de Vídeo mesmo.

Tem uma configuração no Windows também, que ele aumenta a latência mas parece arrumar o uso da GPU, agora não vou lembrar a opção, mas no passado fiz algo do tipo e resolveu muitos dos meus problemas também, principalmente no OBS, pois tinha um game que eu fazia live dele e a GPU sempre ficava em 100% travando tudo, sem motivo algum.

Caso queira limpar o Cache, por mais que você comentou ter formatado o sistema.. 

Armazenamento > Arquivos temporários

Isso é do PC do trabalho, então ignore hehe.

image.png.5df4a8b6bc2a26e92f61da77563feeb0.png

Vou tentar resetar a BIOS, e fazer as configs  de cache, não custa tentar.

Será que a energia da minha casa não pode ser um problema? de ser muito fraca ou algo do tipo? ai agora com o processador novo, ela puxaria mais energia?

Postado

@Justin farias CPUs Ryzen normalmente tem um eficiência energética boa, difícil ser isso, até por que sua fonte de 450w consegue suprir tudo numa boa, sua configuração consome mais ou menos uns 412w, tem uma boa folga.

Você utiliza filtro de linha?

E sobre sua memória RAM, é apenas 1 pente de 16GB? Poderia dizer o modelo dela?

Postado
3 minutos atrás, Middoken disse:

consome mais ou menos uns 412w

Se o PC dele pode consumir tudo isso, então pode ser que a fonte já não esteja conseguindo entregar toda a potência.

Seria bom testar com outra fonte, de pelo menos uns 500W, tá muito apertado aí, ainda mais considerando o Ryzen 7 5700X.

Postado

@Rodrigo J Polette É algo entre 400w-415w, por ai, fazendo o cálculo com um pouquinho mais de precisão.

O bom é que se ele for vender a fonte, vai conseguir um valor bom nela, até por que é de qualidade e não se tem mais para vender, ai quem sabe ele consiga uma Risemode Zeus 550w.

Postado
1 hora atrás, Middoken disse:

@Justin farias CPUs Ryzen normalmente tem um eficiência energética boa, difícil ser isso, até por que sua fonte de 450w consegue suprir tudo numa boa, sua configuração consome mais ou menos uns 412w, tem uma boa folga.

Você utiliza filtro de linha?

E sobre sua memória RAM, é apenas 1 pente de 16GB? Poderia dizer o modelo dela?

@Middoken não possuo filtro de linha, ligo direto na tomada.

minha memória ram seriam 2 pentes deste modelo Xpg gammix d10.

1 hora atrás, Rodrigo J Polette disse:

Se o PC dele pode consumir tudo isso, então pode ser que a fonte já não esteja conseguindo entregar toda a potência.

@Rodrigo J Polette então, nos sites de calculo de watts, fala que o maximo q pega seria 380/390w, então não sei ao certo.

Mas aí meu fps não deveria estar ruim? Pelo mau funcionamento?

E esse problema começou após a troca do processador e placa-mãe, com o Ryzen 5 5500, ficava tudo normal, desde que estivesse a 144fps+

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...