Ir ao conteúdo

usar thermal pad menor na placa de vídeo pode danifica-la?

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Olá!, Comprei uma rx5700 da ASUS triple fan, ela veio sem nenhum thermal pads, ai coloquei varios de 1mm nas memórias, porém não tenho a certeza ce essa realmente e a medida, sera que da b.o ultilizar esse tamanho caso for errado? Ja que antes não tinha nenhum thermal e eu utilizava normalmente.

Screenshot_2024-11-27-20-13-23-073_com.facebook.katana~2.jpg

• Membro VIP
Postado

Ideal monitorar a temperatura. Se colocar um menor que o original pode diminuir a superfície de contato e ela ficar mais quente que deveria.

Se as temperaturas estão dentro do adequado, não deve ter problema.

Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Ideal monitorar a temperatura. Se colocar um menor que o original pode diminuir a superfície de contato e ela ficar mais quente que deveria.

Se as temperaturas estão dentro do adequado, não deve ter problema.

A temperatura diminuiu pouco, mais diminuiu, porém pelo que eu vi, utilizar thermal pads sem se do tamanho correto parece dar fragmentos na placa, por isso fiquei com medo de dar problema.

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, Kamito disse:

utilizar thermal pads sem se do tamanho correto parece dar fragmentos na placa, por isso fiquei com medo de dar problema.

Deve ser por apertar/pressionar algum componente ou o PCB. Acredito que só seria um problema caso fossem maiores que o original. Então ideal é procurar o tamanho original e ver se o seu é igual e/ou menor.

Sendo igual ou menor, e com a temperatura mais baixa não deve causar problema.

Postado

@Kamito Antes de sair desmontando cooler e metendo thermal pads, tem que analisar se o cooler da placa tem uma base plana e lisa que faça contato com esses thermal pads, pois se o thermal pad ficar afastado ou encostando só no gradeado do dissipador ele pode funcionar como uma cobertura isolante e piorar as coisas! alguns coolers os chips de memória são refrigerados direto pelo ar que passa pelo dissipador não precisando de thermal pad...

Se quiser uma melhor refrigeração, veja se sua placa vem com o tal do fan stop ativo e desative essa função de forma que os coolers rodem direto e mantenha um fluxo de ar na placa, evitando picos de temperaturas que é o que estressa a solda!

Postado

@F4b10 eu olhei ela vem com thermal pads sim, porém não especifica o tamanho, e essa opção de fan stop e bom deixar ativada, ou não?

@Pedroou eu olhei parece que e 1,5 sendo assim, e menor mesmo.

• Solução
Postado

@Kamito a espessura de 1,5mm pra 1mm não é muita, qualquer coisa da pra improvisar usando pasta termica em cima do thermal pad pra cobrir qulquer espaço que fique, mas acho que essa diferença da pra tirar só no aperto do cooler...

O fan stop, eu acho ruim pois mantem os coolers parados ate a placa chegar a 50°C ou mais, deixando os capacitores eletrolíticos e os mosfets da placa trabalhando em uma temperatura de 50°C ou mais,  enquanto que em uma placa com os coolers girando devagar eles estariam a 30°C ou menos, pode parecer pouco mas regra geral, capacitores eletrolíticos perdem metade da vida util pra cada 10°C de aumento na temperatura de trabalho, logo um capacitor a 50°C vai durar 1/4 do tempo que os mesmos a 30°C. a não ser que o gabinete seja bem ventilado ou você more em um lugar bem frio, ai talvez a placa se mantenha fria mesmo com os coolers desligados, mas em um pais tropical igual o Brasil, contar só com refrigeração passiva não é boa ideia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...