Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Antes de tudo sou iniciante no mundo do hardware, então queria tirar uma duvida aqui...

A um tempo atrás comprei um Ryzen 7 5700x 3.4GHz (4.6GHz Max Turbo) e eu já tinha duas memórias no meu pc de 8 gb 2666 MHz (16 gb) 

Estava querendo dar um upgrade e comprar duas memórias de 16 gb 3200 MHz (total 32 gb) mas queria saber uma coisa, essa questão dos MHz da memória RAM pode limitar o meu processador? ou isso não tem nada a ver?

• Iniciante Hardware alterou o título para Processador pode ser limitado pela memória RAM?
Postado
4 horas atrás, Iniciante Hardware disse:

8 gb 2666 MHz (16 gb)

antes de fazer o upgrade garanta que sua placa-mãe pega os 3200mhz acho difícil não aguentar, mas verificar não custa rs

4 horas atrás, Iniciante Hardware disse:

MHz da memória RAM pode limitar o meu processador

pode mas voce ira sentir em casos mais extremos.. com diferenças mais bruscas
A arquitetura Ryzen gosta da velocidade da memória RAM, já que o controlador de memória integrado e o Infinity Fabric (tecnologia que conecta os núcleos do processador) funcionam de forma sincronizada com a frequência da RAM.
porém não ta capando seu desempenho ao meu ver neste caso, só esta perdendo um desempenho potencial.. acredito que dependendo do restante do hardware seria mais interessante investir em outro algo visando maior desempenho

• Membro VIP
Postado

@Iniciante Hardware Dia

Passe o restante da configuração do PC.

Quem é responsável por controlar as memória RAM (isso vale tanta para intel como amd, é assim desde 2010 mais ou menos), e quanto mais pentes de memória mais  difícil de alcançar valor alto.

Se a sua placa-mãe tiver 4 slot (encaixe) para memória RAM você consegui usar um ou dois pentes de memória até 3200Mhz, se você usar 3 pentes ai já cai para 2933Mhz e se você usar 4 pentes você consegui trabalhar com as memória até 2667Mhz. 

images?q=tbn:ANd9GcRk5Y9Czf9avH9bSOEKqcT

Porém se a placa-mãe permitir da para ir um pouco além do valor padrão e sempre que você mistura memória de frequência diferente, a memória de menor frequência sempre será a frequência que prevalecerá.

No seu caso acho que da pra chegar até uns 2933 ou 3000Mhz toda as memórias.

E na prática você não perde tanto desempenho.

• Membro VIP
Postado

Bom dia a todos nessa discussão.
Sobre a influência das frequências de memória RAM no aproveitamento do processador, o que ocorre é o seguinte: memórias mais lentas tornam o processador um "funcionário mais preguiçoso". Explico.

Quanto mais lenta uma memória for, mais latência (atraso) ela terá em responder às solicitações do processador pelos dados. Ou seja, quanto mais lenta ela for, mais rápido o processador termina o seu trabalho em relação a ela, e mais tempo livre ele tem, antes que ela possa lhe dar o retorno de que ele precisa. Isso não significa dizer que a performance do seu processador deixa de operar em capacidade máxima, mas sim que boa parte desse consumo de energia dele, em cenários de carga máxima por exemplo, será utilizado em tempo ocioso. Ou seja, os núcleos continuam recebendo energia para executar as operações, mas terão que esperar mais tempo para os novos dados chegarem, enquanto a memória RAM atende aos pedidos deles. Simplificando...

Imagine, por exemplo, que você trabalha com um colega em um determinado estoque de produtos. Vocês dois têm muitas caixas de itens que precisam fechar e carregar de um lugar para outro nesse estoque. Seu colega se oferece para carregar as caixas sozinho, e você se encarrega de terminar de organizar os itens dentro delas, e ir passando-as para que ele carregue e guarde onde precisa. Você termina cerca de duas caixas em 1 minuto, e seu colega, carregando sempre as duas caixas por vez, guarda as duas em até 45 segundos, em média. Ou seja, ele completa a tarefa dele cerca de 15 segundos antes de você completar a sua, a cada ciclo de trabalho, logo, nesses 15 segundos, seu colega tem "tempo ocioso". A relação entre a memória RAM e o processador se dá mais ou menos da mesma forma, só que invertida: o processador tem seu ciclo de trabalho sempre mais rápido do que a RAM, logo, quem precisa esperar mais geralmente é ele (no exemplo, seu colega é o processador, e você é a memória RAM).

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para memória RAM mais lenta pode atrapalhar o desempenho do processador?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...