Ir ao conteúdo

Não consigo colocar 4 memórias asgard no Pc gamer sem que fique instável

Ir à solução Resolvido por Wilson A. F. dos Santos,

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema com meu computador tenho um pc originalmente com uma placa-mãe Aorus Elite B450 v2 processador Ryzen 5 3500x e 16gb de ram 3200mhz  fonte Gp750w gamemax quando acressentei mais duas asgard iguais freyr 8gb 3200mhz ocupando assim os quatro slots o sistema ficou instável desligando sozinho e as vezes desligando o Vídeo ao tirar uma das memórias o sistema estabilzava e voltava ao normal.

Troquei a placa-mãe por uma Aorus Elite B550 v2 parecida com a que tinha e coloquei um Ryzen 5 3600 e o problema continuou o mesmo testei uma a uma as memórias com o programa do windows pra testar memórias e não acusou problemas nas memórias só ao colocar as quatro o que fiz rapidamente antes que dessem bug é que acusou erro das memórias será que adianta trocar as memórias tambem.

Porque será que não consigo que as quatro trabalhem juntas.

• Wilson A. F. dos Santos alterou o título para Não consigo colocar 4 memórias asgard no Pc gamer sem que fique instável
Postado
38 minutos atrás, Wilson A. F. dos Santos disse:

Porque será que não consigo que as quatro trabalhem juntas.

Sinceramente... na minha experiencia com AM4, melhor que ficar usando XMP/DOCP é fazer o overclock da memória na mão.

Seta a frequência, a tensão e os primeiros 4 timings manualmente. É para ficar estável. Se não ficar, vai subindo a tensão aos poucos até ficar... ou se tensão não estiver resolvendo sobe o command rate de 1 para 2.

Tenho um 3700X numa B450 com 4 módulos a 3466Mhz rodando sólido como uma rocha. E os pares dos módulos nem são do mesmo modelo (os timings são diferentes).

• Confuso 1
Postado

Agora quando reiniciei o pc coloquei os quatro e achei que tinha desligado o xmp mas acho que não salvei quando sai da BIOS ele esta com as quatro memórias e esta funcionando direito passei o programa testmem5 e não acusou erros mas ja esteve assim antes depois de desligar ele por algum tempo e voltava a dar o problema vou tentar deixar ele desligado por uma hora pra ver pode ser por causa de alguma atualização do window 11 mesmo que na proxima vez ele ligue normal vou usar o teste de menoria do windows pra ver pois na outra vez passei o teste e ele deu erro de memória vou esperar ao menos uma hora com ele desligado e depois respondo se parou de dar bug obrigado pela ajuda

Postado

Como pode ver ainda esta com o mesmo problema mas não sei o que pode ser vou tirara o xmp e vou fazer o teste de novo para ver

Imagem 2024-12-09 à(s) 14.36.32.jpg

Acho que o problema está em uma das memórias mas achar qual é quase impossível pois o problema só aparece quando a tive o xmp nas quatro juntas estou refazendo o teste sem xmp e já está a 65% e até agora não detectou erro no outro com 30% já tinha dado erro

Postado

Ja tentei aumentar a tensão para 1.35v mas deu amesma coisa só não passei deste ponto pois fiquei com medo de queimar algo e o sensor estava mostrando que estava traballhando á 1.380 não quiz arriscar tentei baixar também e não deu certo vou deixar o post aberto para ver se se alguém teve o mesmo problema e corrigiu vou usar só 24gb com xmp ativado por enquanto obrigado pela ajuda

Postado

Não tenho outras quatro pra testar mas vi no YouTube um vídeo onde o cara que é entendido dizendo que as quatro memórias tiverem chips dos dois lados pode sobrecarregar a leitura do processador e pode causar esse erro no computador ao invés de tornar o PC mais rápido por ter mais vias torna ele mais lento o pode realmente estar acontecendo pois notei que os jogos que rodava liso com duas memórias estavam meio que travando com quatro por isso diminui a velocidade um pouco na BIOS pra tirar o gargalo e realmente ficou melhor 

Acho que vou ter de comprar um processador mais rápido para acompanhar as memórias talvez um Ryzen 5 5600 já seja suficiente 

Postado

@Wilson A. F. dos Santos  Então cara, se eu tenho um sistema funcional com dois módulos de memória e após adicionar mais dois módulos ele fica instável, a primeira coisa que eu faria era testar os dois módulos novos apenas, e em seguida tentaria outra marca de memória. Não trocaria a placa-mãe.

Já testou apenas com os dois módulos novos?

Para testar as memórias utilize o MemTest86, que faz um teste mais sofisticado do que o testador do Windows.

Por fim, se tem algo que você não deve fazer é ficar mexendo nas tensões da memória, principalmente se não tiver experiência com isso.

EDIT: O que mais tem no YouTube são pessoas """entendidas""" do assunto.

• Curtir 1
Postado

Sim usei até o testmem5 e as memórias novas passaram com as quatro são iguais comprei no mesmo lugar o problema só da quando uso elas juntas me arrepedi de comprar a placa nova depois de ver que não mudou nada devia ter comprado um processador novo isso sim com o valor podia ter comprado um Ryzen 5 5600

Vou tentar vender a Aorus b450 v2 juntar mais algum dinheiro e comprar o processador valeu obrigado pela ajuda boa noite

• Confuso 1
  • Solução
Postado

Boa noite passei o dia fazendo testes testei uma a uma e em pares (sem erros) e por último todas de uma vez.

De primeiro tentei todas mas vi que estava dando um monte de erros e esprimentei trocar elas de lugar e passei de novo e não deu nenhum erro aseguir mostro as imagens do resultado do teste.

Acredito que seja alguma incompatibilidade entre o processador e as memórias mas 3134mhz e 3200mhz não tem quase diferença nenhuma de desempenho vou deixar assim e la pelo meio do ano tróco as memórias por outras de outra marca valeu obrigado pela ajuda.

Imagem 2024-12-10 à(s) 20.09.42.jpg

Imagem 2024-12-10 à(s) 20.09.23.jpg

vou deixar o topico aberto por mais algum tempo talvez alguém tenha passado pelo mesmo problema e tenha achado alguma outra solução por enquanto obrigado ja estou feliz só em saber que as memórias estão boas.

• 3 meses depois...
Postado

consegui depois de muito tempo ativa o XMP e ocupar os quato slots de memória ram sem dar erros ou travar troquei as memórias de lugar uma a uma até que em uma posição ficaram estável vi no youtube que as placas gigabyte tem esse problema de posição de memórias nos slots.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...