Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Olá, pessoal.

Faz sentido usar um HDD como o WD Red Plus 4TB em um desktop? Sei que, por ser voltado ao segmento NAS, ele tem preparação para ficar ligado 24/7. Contudo, meu uso seria para armazenamento de arquivos em um desktop comum de uso diário.

Pelo que pesquisei, não há prejuízo ao HDD NAS pelos ciclos de boot e desligamento (ele parece ser até mais resistente). Além disso, esses HDDs usam sistema CMR para escrita, o que é ótimo. Vi algumas pessoas comentando também que são bem silenciosos.

Por outro lado, a maneira com que o firmware é preparado para interpretar erros parece diferir de HDDs de desktop. Esses discos parecem ter um tempo de espera menor para insistir na leitura de setores defeituosos. Ou seja, eles tendem a simplesmente gerar avisos de erro ao invés de insistir na leitura e recuperação dos setores.

O que vocês acham, pessoal? Esse último ponto negativo torna o uso pouco atrativo?

Desde já, obrigado.

• 4 semanas depois...
Postado

Tenho dúvida BEM parecida com a sua, @KairanD, embora com muito menos conhecimento levantado a respeito.

Estou com intenção de pegar discos rígidos para backup (e meio que contra o relógio, porque o CrystalDiskInfo já está dando uns alertas pros meus discos rígidos interno e externo).

Estou pensando em pegar esse mesmo HD que você indicou (embora eu tenha visto aqui no fórum falarem muito bem de discos rígidos Hitachi) e um HD externo (talvez um WD Elements, caso não tenham recomendações melhores). Mas não sei se há muitas opções (ainda mais nesse tamanho) pra quem quer sair dos Seagate.

• Coordenador
Postado

@RobocopBR Depois de ver muitas pessoas contraindicando o uso em desktops pela questão do firmware, acabei desistindo.

Como, no meu caso, 2TB ainda serão suficientes por muito tempo, acabei comprando outro SSD de 2TB TLC (TeamGroup CX2) para meus dados: https://www.pichau.com.br/SSD-team-group-cx2-2tb-2-5-sata-iii-6gb-s-leitura-540-mb-s-gravação-490-mb-s-t253x6002t0c101

Os backups eu faço em alguns HDs internos e externos antigos (mas todos funcionando bem) que tenho aqui.

Sobre a Seagate, uso discos deles há muitos anos e nunca tive problemas. Tive problemas com WD e Samsung, mas nunca Seagate. Tenho alguns discos Seagate aqui com 11 anos de idade que ainda funcionam perfeitamente, com resultados ótimos no S.M.A.R.T. Mas não sei como andam os mais atuais...

Postado

Então, @KairanD, estou meio com medo porque já faz uns anos que um HD externo de 4 TB da Seagate que um amigo meu trouxe de Nova York em 2014 está com alertas do CrystalDiskInfo.

Outro HD Seagate de 2 TB do meu PC anterior também já começou a agonizar, e ele também tem a mesma idade (importei via Amazon em 2014).

Não sei se estou sendo otimista de esperar que HDs passem fácil dos 10 anos de vida. Por isso cheguei a cogitar tentar outras marcas que poderiam ter melhor durabilidade. Já achei depoimentos aqui no fórum bem desgostosos sobre confiabilidade Seagate e indicando outras marcas.

image.png

image.png

• Coordenador
Postado

Também já vi reclamações sobre os HDs da Seagate (além daquele artigo famoso da Backblaze). Pessoalmente não tive problemas (tenho alguns HDs deles pouco usados, apesar da idade, mas o que completou 11 anos e outro com 7 anos estão funcionando diariamente desde a época da compra sem qualquer problema).

Sobre os dados do S.M.A.R.T., talvez o software da própria Seagate forneça informações mais precisas. Tem também o HD Tune.

Você realmente precisa dos 4TB ou 2TB atenderiam? Se atenderem, é mais negócio pegar logo um SSD TLC como o que indiquei. É mais confiável e vai durar mais que um disco mecânico.

Postado

Talvez se eu entender que daria pra fazer uma limpa no que tenho de backup (coisa repetida, coisa que não tenho mais necessidade, etc.). Se eu conseguir liberar uns 400-500 GB (pra dar a folga saudável que SSDs precisam), esse que você indicou bastaria (mesmo que pra colocar um na máquina e outro numa gaveta/case).

Agradeço a dica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...