Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, me ajudem, trabalho com arquitetura e na maioria das vezes trabalho com o processador estressado, porém irei adquirir esse processador do titulo e estava pensando na melhor forma de refrigerar com uma boa margem de segurança. Quais air coolers vocês indicam para isso ou ate mesmo water coolers para tal? Inicialmente eu pensei nesse air cooler https://www.terabyteshop.com.br/produto/29543/cooler-para-processador-iceberg-thermal-icesleet-g4-oc-120mm-argb-intel-amd-azul-icesleetg4oc-tgg-00a?srsltid=AfmBOord2NH9AGhT0Qna-zONyWE11oi95XwBaYzAvt-s9r1zw4n7IY5P, eu gostaria de manter uma boa margem de segurança na temperatura 

Postado

@Batata Defumada ate então seria esse gabinete https://www.terabyteshop.com.br/produto/25790/gabinete-gamer-deepcool-ch560-digital-wh-mid-tower-vidro-temperado-e-atx-white-sem-fonte-com-4-fans-argb-r-ch560-whape4d-g-1?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA0--6BhCBARIsADYqyL-lTIPMkV6VVVAiQ_dPRLXl1eelY6b-5IivvIDTS_YgQ1FHKoJ2N8IaAk57EALw_wcB mas se tiver gabinetes mais em conta que façam um trabalho semelhante de refrigeração seria bem vindo. Meu orçamento é por volta de 350 para o cooler. O setup que estou motando é 5900xt, placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite, Chipset B550, 2x Memória DDR4 Redragon Solar, RGB, 16GB, 3600Mhz, Placa de Vídeo ASRock Radeon RX 6600 Challenger D, 8GB, SSD Adata Legend 710, 1TB, M.2 2280 NVMe e Fonte SilverStone VIVA 650, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo. Caso tenha opinioes do setup também seria bem vindo, não entendo muito da montagem, mas estou tentando melhorar o meu trabalho

Postado

Sairia consideravelmente mais barato montar uma configuração com Ryzen 9 5900XT do que uma configuração AM5 equivalente.

Ryzen 9 5900XT - R$2.140

MSI B550M PRO-VDH WiFi - R$800

RAM XPG D41 2x16GB 3200MHz CL16 - R$600

Cooler Thermalright Peerless Assassin 120 SE RGB - R$249

A base do comutador seria essa acima, resta saber o que mais você precisa nessa configuração. Acredito que sua necessidade com relação a placa de vídeo não seja tão alta, uma placa do nível da RTX 3060 12GB ou RTX 4060 8GB talvez seja suficiente.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Lucas Machado Barbosa disse:

....-Iceberg 120

Nenhum Air Cooler com fan de 120mm e 4-6 heatpipes como esse Iceberg vale mais do que R$ 150,00 porque não são melhores que o DeepCool AG400 ou Thermalright Assassin X 120 R SE, que custam menos de R$ 150,00.

Estes coolers com fan de 120mm, 4 heatpipes, que são mais caros do que R$ 150,00 são por "grife" ou frescuras como display digital - que acrescenta $30 (Dólares) no preço, e zero na performance.

Não considere o preço maior de Air Cooler como sinônimo de mais performance, o DeepCool AG400 é mais eficiente que o DeepCool AK400 mesmo custando mais barato

Se não quer usar WC - que para o 5900XT se justifica; o Th PA 120 SE sugerido é o melhor custo/performance em Air Cooler.

Postado

@1lokos @GuilhermeGBo ponto difícil de water cooler pra mim seria o preço, ate vi que tem alguns de 360mm com preço bom como da https://www.terabyteshop.com.br/produto/25758/water-cooler-superframe-dark-winter-360-360mm-intel-amd-black?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA0--6BhCBARIsADYqyL-eIzYZmHrHrq2N47D2J3uFyw-xxy6P_SUCJYrr3XzjaqYhIJa2-3saApbxEALw_wcB mas não sei se é algo resistente e duravel, dai fico com receio e ao mesmo tempo o orçamento é apertado no momento para pegar um corsair, dai estava olhando air cooler. Ao mesmo tempo não sei se um air cooler bom como estes que vocês citaram ser melhor que um water cooler de 240mm da deepcool https://www.terabyteshop.com.br/produto/22309/water-cooler-deepcool-le500-led-6-cores-240mm-intel-amd-r-le500-bklnmc-g-1?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA0--6BhCBARIsADYqyL-31W8W17fxUsXBl6bzHf3mkOvdN2NWLq8Pn3LQeWvrBCjLJJRzrmsaAoz_EALw_wcB. Dai estou em duvida de como proceder com a refrigeração do 5900xt. Citei o de 240mm da deepcool porque pelo o que eu vi, seria mais confiavel e o de 360mm é em torno de 700, fugindo do orçamento.. vocês acham que um de 240mm da deepcool seria mais eficaz que um aircooler destes citados por vocês?

Postado

Antes de mais nada é preciso separar os WC, tem os "de marca" e os "genéricos".

Os "de marca" são os de fabricantes tradicionais de refrigeração e/ou hardware e tem 2, 3, 5, 6... 10 anos de garantia.

Os "genéricos" são OEM(white label) do mais baixo custo de fabricação possível, que são vendidos no AliEx e aqui no BR com marcas "gamer"  (de distribuidores) ou de lojas - SuperFrame é marca própria da Terabyte, que tem também uma marca "segunda linha", a Ninja. Estes tem 1 ano de garantia, como WC tem vida útil relativamente limitada este detalhe pode ser importante, evite estes modelos num PC de trabalho.

O DeepCool LE500 é modelo de entrada da eepCool, para atender a "moda do WC" - que é usar WC em CPU que não precisa, como os Ryzen de 65W; não espere boa performance.

Tem o detalhe dos LED RGB Rainbow do LE500 - que é um arco iris sem graça, sem efeitos e que não pode desligar. 

Os modelos performance da DeepCool são os LS e LE inclusive tem garantia maior, de 5 anos contra 3 do LE 500.

A performance do LE500 deve se equivaler ao AC PA 120 SE, talvez uns 2-3 graus melhor.

Por ser modelo de entrada ninguém da bola, só achie review no site Vortez  - que tem resultados estranhos, como AK400 melhor que o AG400 (na realidade é o contrário) e o WC 360MM da MSI passando vergonha para air cooler de 1 fan de 120mm e 4 heatpipes... 😛 Coloque "uma pitada de sal" nisso ai.

index.php?ct=articles&action=file&id=462

Para o uso que pretende seria preferível um WC de 360mm de boa performance- caso o gabinete suporte; o que permite que voce use com os fans em menor rotação, sendo menos ruidoso.

• Curtir 2
  • Solução
Postado
5 horas atrás, Lucas Machado Barbosa disse:

@1lokos no meu caso então, o melhor seria um air cooler dupla fan ne? 

Se preferir usar air cooler tem que ser um com duas torres e duas fans, como Thermalright Peerless Assassin 120 SE sugerido acima ou DeepCool AG620,  Scythe Fuma 3... que são na faixa de R$ 350 a 400,00.

A menção do AK400 e AG400 acima foi só como exemplo de comparação, não de recomendação para o 5900XT, pois são cooler com 1 fan de 120mm e 4 heatpipes, são adequados até um Ryzen 5700X3D, i5-14400.

4 horas atrás, Batata Defumada disse:

No caso seria os LS e LT?

Sim, LS e LT (e o Mystic) - o LE acima foi falha de digitação. 😜 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...