Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi galera, montei um pc novo, instalei um Ryzen 7 5800x numa ASUS TUF Gaming B550-Plus e lancei um Water Cooler Deepcool Le500 240mm... Instalei no topo do gabinete naquele esqueminha recomendado.

- Mantive a pasta térmica que veio junto com a bomba do water cooler;

- Instalei no aio_pump da placa-mãe;

- Conectei as fans do radiador numa controladora da Rise.

Venho aqui perguntar pra vocês se é normal o 5800x nessa situação, estar batendo uma média de 60 graus em idle, abri um genshin e pegou 80 graus... (um detalhe, percebi que ele tá sempre com 4.7GHz)

Gostaria de sugestões do que pode ser?

Já fui na BIOS ver se o aio_pump tava no 100%, e aparentemente tá, mas se alguém puder dar mais detalhes, gostaria de saber.

Pode ser mal encaixa da bomba? Pode ser melhor conectar os fans do radiador direto na placa-mãe? Tirar da conexão aio_pump?

Por favor mestres, me ajudem!! 

Postado
8 minutos atrás, Geru disse:

Venho aqui perguntar pra vocês se é normal o 5800x nessa situação, estar batendo uma média de 60 graus em idle, abri um genshin e pegou 80 graus... (um detalhe, percebi que ele tá sempre com 4.7GHz)

Gostaria de sugestões do que pode ser?

60 em ilde é um pouco estranho, mas nada problemático por si só... e 80 jogado está dentro do esperado. Claro que menor = melhor, mas não tem problema roda com o PC desse jeito.

Em todo caso, qual era mesmo o seu gabinete?

Postado

@Imakuni

1 minuto atrás, Imakuni disse:

60 em ilde é um pouco estranho, mas nada problemático por si só... e 80 jogado está dentro do esperado. Claro que menor = melhor, mas não tem problema roda com o PC desse jeito.

Em todo caso, qual era mesmo o seu gabinete?

Sim, o idle que me deixa um pouco pensativo... o gabinete é um Redragon Aeroglass Mid Tower!

Tenho 3 fans instaladas na frente, e 1 atrás.

Postado
2 minutos atrás, Geru disse:

Sim, o idle que me deixa um pouco pensativo... o gabinete é um Redragon Aeroglass Mid Tower!

Tenho 3 fans instaladas na frente, e 1 atrás.

Tire print dos sensores do HWInfo64 em idle e depois de um tempo jogando, por favor.

Postado
Citação

Conectei as fans do radiador numa controladora da Rise.

Fez errado, o cabo de alimentação (PWM) dos fans do radiador, unidos num cabo "Y" é para conectar no CPU_FAN - que como o nome "ventoinha de CPU" diz é para conectar os fans do resfriador  do CPU - seja dissipador de air cooler ou radiador de water cooler; conector que o BIOS já vem configurado para controlar.

Em controladora pode ligar o cabo de LED dos fans do AC ou WC, o que não é o caso do LE500, pois nele os LED são "frufru" RGB Rainbow - cores fixas, sem efeitos, que não pode desligar.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Imakuni disse:

Tire print dos sensores do HWInfo64 em idle e depois de um tempo jogando, por favor.

Perdão pela demora, fiz aqui, não sei se foi do jeito correto, mas fiz kkkkk

Idle:

ResumoIDLE.thumb.png.426b06fd5cdade9dc6c3d6b977730fb9.png

SensoresIDLE.thumb.png.dea3843ebd9f1db61b254e04a754dda1.png

in game:

Resumoingame.thumb.png.4b8c21870c5fda8bfdefebc977158861.png

Sensoresingame.thumb.png.f3a785c2d93f043bf23900a4423a650c.png

10 minutos atrás, 1lokos disse:

Fez errado, o cabo de alimentação (PWM) dos fans do radiador, unidos num cabo "Y" é para conectar no CPU_FAN - que como o nome "ventoinha de CPU" diz é para conectar os fans do resfriador  do CPU - seja dissipador de air cooler ou radiador de water cooler; conector que o BIOS já vem configurado para controlar.

Em controladora pode ligar o cabo de LED dos fans do AC ou WC, o que não é o caso do LE500, pois nele os LED são "frufru" RGB Rainbow - cores fixas, sem efeitos, que não pode desligar.

Entendi, eu considerei mesmo trocar a conexão. Você acha que ao fazer isso já vai melhorar a questão da temperatura, ou pode ter mais algum agravante? 

Postado
7 minutos atrás, Geru disse:

Perdão pela demora, fiz aqui, não sei se foi do jeito correto, mas fiz kkkkk

Primeira coisa, que não tem nada a ver com seu problema, mas é um outro que você tem que arrumar: sua RAM não está rodando nas specs que deveria. Atualize a BIOS para a versão mais recente (outra coisa que também deve fazer) e depois ative o XMP / DOCP.

Sobre questão de temperatura, está tudo normal. Primeiro que não está numa média de 60 em idle, está em 50, o que é uma grande diferença, e bem dentro do esperado. E sobre jogos, está um pouco alta porque a tensão está muito alta também, e é isso que faz esquentar. Gaste um tempo fazendo um undervolt que vai baixar um pouco, ou deixe como está que também não tem nenhum problema.

• Curtir 1
Postado

No teste do LE500 pelo Pipoca Tech com o Ryzen 5800X, em temperatura  ambiente 24 graus, no teste CineBench R23 - que usa o CPU quase a 100%; a temperatura ficou me  64 em stock e 74.5 graus com o clock fixo.

O ReDragon Aeroglass é OK de airflow, e nesse caso não deve ter culpa. Diferente do Glass 06X, nele o "glass" do nome se refere a janela lateral, pois na versão Aeroflow esta janela é em tela mesh como o resto do gabinete.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Imakuni disse:

Primeira coisa, que não tem nada a ver com seu problema, mas é um outro que você tem que arrumar: sua RAM não está rodando nas specs que deveria. Atualize a BIOS para a versão mais recente (outra coisa que também deve fazer) e depois ative o XMP / DOCP.

Sobre questão de temperatura, está tudo normal. Primeiro que não está numa média de 60 em idle, está em 50, o que é uma grande diferença, e bem dentro do esperado. E sobre jogos, está um pouco alta porque a tensão está muito alta também, e é isso que faz esquentar. Gaste um tempo fazendo um undervolt que vai baixar um pouco, ou deixe como está que também não tem nenhum problema.

Entendi, fico mais tranquilo agora, e obrigado pelas observações, vou procurar atualizar e ativar o XMP! Muito obrigado pela ajuda com o restante!

3 minutos atrás, 1lokos disse:

No teste do LE500 pelo Pipoca Tech com o Ryzen 5800X, em temperatura  ambiente 24 graus, no teste CineBench R23 - que usa o CPU quase a 100%; a temperatura ficou me  64 em stock e 74.5 graus com o clock fixo.

O ReDragon Aeroglass é OK de airflow, e nesse caso não deve ter culpa. Diferente do Glass 06X, nele o "glass" do nome se refere a janela lateral, pois na versão Aeroflow esta janela é em tela mesh como o resto do gabinete.

Certo, farei a troca da conexão também! Muito obrigado pela correção!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!