Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tô montando um PC com até R$ 5000 e tô em dúvida entre algumas placas de vídeo. Vi a RTX 4060 Ti, mas achei cara e com só 8 GB de RAM. Por outro lado, a RX 6750 XT tem mais VRAM e é mais barata, mas me preocupa o consumo de energia, já que uso o PC de 10 a 14 horas por dia pra trabalho e jogos. Quero rodar jogos atuais em Full HD (tipo Cyberpunk, the last of us e GTA 6) sem gastar muito e ter bom desempenho. Tô saindo de um setup bem básico (Athlon 3000G, 8 GB RAM, sem GPU). Também cogito a RTX 3060 ou a RX 6600. Qual seria a melhor escolha custo-benefício pra mim?

Quero montar um setup para gameplays e edição de vídeos, focando em custo-benefício. Meu objetivo é jogar em Full HD e, no máximo, Quad HD. Pensei na RTX 4070, mas acho desnecessário. Vocês têm recomendações, incluindo opções com uma folga no orçamento?

Postado
16 minutos atrás, Richard Maciel disse:

Tô saindo de um setup bem básico (Athlon 3000G, 8 GB RAM, sem GPU).

Mas peraí, diga a config completa dessa máquina, possívelmente você só precisa trocar 2 peças (e adicionar uma terceira barata). Dá para fazer muita coisa com 5k se você já tiver uma base, mas bem menos se tiver que montar tudo.

Postado

Provavelmente o Setup dele é muito básico @Imakuni. A320M + Athlon 3000G + 2 x 4 de ram.

Com 5K você ainda consegue brincar com um AM5 de entrada e uma RTX 4060 que já muito boa. Se ela estiver muito próxima da RX 6750 XT não teria por que não escolher a Radeon.

Mas como você está olhando pro gasto e a RX 6750 XT consome mais de 250W, mas isso ela chega usando a potência máxima. A minha RX 6600, apesar de ter 132W de TDP, só usa 100W.

Provavelmente a RX 6750 XT deve ficar na casa dos 170 a 200W em jogos e em uso cotidiano(claro, esse TDP vai ser o de fábrica, você pode usar como quiser no Adrenalin da AMD), sendo assim a gente pode calcular multiplicando a o TDP em jogos dela (To usando o máximo que será usado durante o did a dia) * horas do dia em que você vai usar o PC / 1000

200W * 12 / 1000 = 240KWh.

Ai você multiplica o 240KWh pelo valor do KWh da sua cidade. Mas esse calculo tem um problema, a gente ainda não considerou o PC como um todo e esse uso vai variar do dia a dia, sendo assim, em suma, se você usar o PC 14hs por dia, com seu uso máximo*, numa configuração de 5k, penssando em pegar o máximo possível dessa faixa de preço, vai consumir cerca de 300 a 350KWh(Estou estimando).

• guilherme_dr alterou o título para Upgrade até R$ 5.000,00 em PC: Athlon 3000G e 8GB, o que indicam?
Postado

@Imakuni No caso, esse vou montar um novo do zero, pois esse PC( (Athlon 3000G, 8 GB RAM, sem GPU) será destinado a uma outra pessoa para trabalho também. Por este motivo, estou considerando um valor de R$ 5.000,00 para montar um computador completo que atinja um bom nível de performance. Este valor somente para o pc, tirando os periféricos e monitor. Por este motivo, quero mirar em uma config que atenda o full HD e que me permita gravar vídeos, gameplays e editar, nada muito pesado. Mas que dê para jogos como cyberpunk e Gta 6 que está chegando.

2 horas atrás, Richard Maciel disse:

Pessoal, tô montando um PC com até R$ 5000 e tô em dúvida entre algumas placas de vídeo. Vi a RTX 4060 Ti, mas achei cara e com só 8 GB de RAM. Por outro lado, a RX 6750 XT tem mais VRAM e é mais barata, mas me preocupa o consumo de energia, já que uso o PC de 10 a 14 horas por dia pra trabalho e jogos. Quero rodar jogos atuais em Full HD (tipo Cyberpunk e GTA 6) sem gastar muito e ter bom desempenho. Tô saindo de um setup bem básico (Athlon 3000G, 8 GB RAM, sem GPU). Também cogito a RTX 3060 ou a RX 6600. Qual seria a melhor escolha custo-benefício pra mim?

Quero montar um setup para gameplays e edição de vídeos, focando em custo-benefício. Meu objetivo é jogar em Full HD e, no máximo, Quad HD. Pensei na RTX 4070, mas acho desnecessário. Vocês têm recomendações, incluindo opções com uma folga no orçamento?

@Calebe A Melo Maravilha! Neste calculo de 300kw * 0,76447000 = 229,00 . Neste caso, seria bem considerável o gasto se considerarmos outros elétrodomésticos. Nesse caso, acredito que a Nvidia seria uma melhor opção, pois vendo os testes realizados por diversos canais, a AMD consome o dobro de energia. Sendo assim, acredito que ficaria entorno de 120,00 com equipamentos da Nvidia. Claro que não é tão preciso, mas é uma média e uma diferença considerável.

Minha dúvida agora é! RTX 3060 que tem 12gb de VRAM ou RTX 4060 Ti que tem 8gb, mas uma tecnologia melhor e um consumo energético ainda melhor? Gosto e pretendo jogar games como cyberpunk, The last of us, god of war e Gta 6 futuramente na qualidade Full HD.. Dependendo do game, Quad HD. Então, qual escolher? RTX 4060 Ti, RTX 3060 ou até mesmo RX 7600 que tem um consumo menor de energia comparado com a RX 6750 XT?

São muitas perguntas!

Postado

@Richard Maciel com R$5000 daria para montar um kit Ryzen 7 5700+B550, pegar alguma fonte de qualidade com pelo menos 600w, e como você quer usar para trabalho, é preferível placas nvidia, como a RTX 3060 de 12gb, mas para não deixar a AMD de lado, uma RX 7600XT também pode ser uma boa opção

Postado
7 horas atrás, Richard Maciel disse:

No caso, esse vou montar um novo do zero, pois esse PC( (Athlon 3000G, 8 GB RAM, sem GPU) será destinado a uma outra pessoa para trabalho também. Por este motivo, estou considerando um valor de R$ 5.000,00 para montar um computador completo que atinja um bom nível de performance. Este valor somente para o pc, tirando os periféricos e monitor. Por este motivo, quero mirar em uma config que atenda o full HD e que me permita gravar vídeos, gameplays e editar, nada muito pesado. Mas que dê para jogos como cyberpunk e Gta 6 que está chegando.

Ah sim. Nesse caso monte uma máquina com:

• Ryzen 5600
  • 2x8 DDR4
  • WC de 240mm
  • Placa B550 decente
  • SSD de 1TB
  • Gabinete de sua preferência. Escolha alguns modelos e mande o link para darmos uma olhada e vetar se presta.
  • Fonte 650w. Por exemplo, as Rise Mode Zeus.

E o resto você joga na placa de vídeo. Numa conta de padeiro, facilmente sobram os ~1800 de uma RTX 3070.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...