Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

meu vem travando/congelando a um tempo ja, os congelamentos variam as vezes é só 1 vez ao dia outra vezes diversas.
quando ele trava aparece uma  tela azul, com um erro que se eu não errado é whea_uncorratable. o resto não consigui ler
meu setup é
Ryzen 5 4600g
ASUS prime a520m-k

Memória DDR4 Geil Orion, 8GB, 3200MHz
Kingston KC3000 1tb
RX 6600
Fonte Duex 500FSE++
alguém sabe o que pode ser?

• Moderador
Postado

@DevoutDragon

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

PASSO 1 - Perguntas

• Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/no-break, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

Aguardamos sua resposta.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Postado

@GabrielLV respondendo as perguntas
1: a mais ou menos 6 meses
2: eu que montei o pc
3:Fonte Duex 500FSE++

6: tenho um adaptador wifi da tp link
7: não
8:até onde eu me lembro não
9: não
10: até onde eu vi, não
11: ja utilizei o driver boost
12: não fiz nehum overclock

captura de tela do speecy:
yimage.png.baa9d57f12faff5779790b07a416d7e4.png

em seguida os logs:

a seguir os logs:

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

Postado

@GabrielLVtinha confundido o local do arquivo, o arquivo ficou maior de 2mb, como eu faço para enviar
tenho algumas fotos de como fica o pc quando trava:

ImagemdoWhatsAppde2024-12-18(s)23_20.15_c0841844.thumb.jpg.a5b8f9771f471eafcfbc01624796d4a3.jpg
so volta ao normal quando desliga no botão
foto depois do renicio:

ImagemdoWhatsAppde2024-12-18(s)23_20.14_e6d0548b.thumb.jpg.5b98d9126e20faf2c80fcfee8841d7db.jpg

o sinal do audio fica com um x vermelho e só volta funcionar após reiniciar.

o arquivo dos logs esta com 2,5MB

• Moderador
Postado
2 horas atrás, DevoutDragon disse:

6: tenho um adaptador wifi da tp link

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Temos uma série de erros apontando para drivers críticos do Windows relacionados a USB, rede, além de apontar para o wdf01000.sys, que é um driver de sistema que permite que o Windows gerencie mais facilmente os dispositivos conectados ao computador.

Aparentemente, o problema está no seu adaptador WiFi da TPLink.

Reinstale o driver desse adaptador diretamente pelo site do fabricante, além de também atualizar os drivers da sua placa-mãe, baixando-os diretamente do site do fabricante da placa-mãe.

https://www.realtek.com/Download/List?cate_id=662&menu_id=297

Rede: https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/04LAN/DRV_LAN_RTK_8111_SZ-TSD_W10_64_V10713122024_20240923R.zip?model=PRIME A520M-K

Chipset: https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/Socket AM5/PRIME X670-P/DRV_Chipset_AMD_AM5_SZ-TSD_W11_64_V60516221_20240617R.zip?model=PRIME A520M-K

Audio: https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/01AUDIO/DRV_Audio_RTK_SZ_RTK_W11_64_V6093811_20220815R.zip?model=PRIME A520M-K

Por favor, poste resultados. É de extrema importância saber se os problemas foram resolvidos com a solução dada, ou se persistiram.

Se os problemas persistirem, nos envie novamente os logs do Coletor.

2 horas atrás, DevoutDragon disse:

11: ja utilizei o driver boost

O uso de atualizadores de drivers deve ser evitado, pois esse tipo de software costuma instalar programas potencialmente indesejados (PUP) e adware, que são software de propaganda. Além disto, esses programas muitas vezes instalam drivers genéricos, modificados por terceiros ou que não chegaram a ser aprovados pela Microsoft – pra ser aprovado pela Microsoft, um driver precisa passar por mais de 1.500 testes, e somente depois de comprovada a sua estabilidade ele recebe o certificado do Windows Hardware Quality Labs (WHQL, Laboratório de Qualidade de Hardware do Windows), indicando que o driver é estável e dificilmente causará instabilidades no sistema operacional.

Se quiserem se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos os artigos abaixo:

Drivers do Windows a fundo – Parte 1

Drivers do Windows a fundo – Parte 2

A praga dos otimizadores de PC

• Amei 1
  • Moderador
Postado

@DevoutDragon Abra um CMD como administrador e digite este comando:

sfc /scannow & dism /online /cleanup-image /restorehealth & winsat formal

Veja se os problemas persistem. Se sim, remova o adaptador e use o computador somente no cabo de rede (se possível), e veja se ainda ocorre.

• Moderador
Postado

@DevoutDragon Tente atualizar o BIOS da sua placa-mãe:

https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/BIOS/PRIME-A520M-K-ASUS-3611.zip?model=PRIME A520M-K

Se os problemas persistirem após a atualização da BIOS:

Baixe e instale o Burn In Test. Esse programa serve para verificar se há peças com defeito no seu computador:

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

Vá em Pre-Configured tests > Selecione "24 hour test" > Inicie.

Apesar do nome, o teste durará apenas 15 minutos devido a limitação da versão gratuita do software. Execute esse teste pelo menos 4 vezes para totalizar 1 hora de testes, e veja se algum erro será detectado.

Postado

@GabrielLV atualizei a BIOS mas agora o pc não da tela azul,logo depois de atualizar fui testar e o pc so desligou sem congelar nem dar tela, ai liguei novamente para coletar os logs, fui testar de novo e dessa vez so congelou a tela sem dar tela azul
aqui os logs de quando só desligou:https://drive.google.com/file/d/1aEe7bYiYClHNFcer-kr00XhUKOryLcYA/view?usp=sharing

vou fazer o teste do Burn in,quando acabar mando os resultados

Postado

acabei de fazer os testes do burn in
CapturadeTela(327).thumb.png.81ea27a31b24c975005ddc4ca5df6de0.pngCapturadeTela(326).thumb.png.1b4bba47a4666309442c2f492b0a40dd.pngCapturadeTela(325).thumb.png.ad7eaf6ca11f7b5e90eda951faea2370.pngImagemdoWhatsAppde2024-12-19(s)23_50.30_a0beb338.thumb.jpg.460e190ab207d274fb9a96dd78752aeb.jpg

uma coisa que observei e que o SSD chegou 74ºC, sendo que a temperatura de operação máxima do KC3000 é 70ºC, será que isso pode ser também um indicativo?

• Moderador
Postado
13 horas atrás, DevoutDragon disse:

@GabrielLV atualizei a BIOS mas agora o pc não da tela azul,logo depois de atualizar fui testar e o pc so desligou sem congelar nem dar tela, ai liguei novamente para coletar os logs, fui testar de novo e dessa vez so congelou a tela sem dar tela azul

Ainda está ocorrendo isso?

11 horas atrás, DevoutDragon disse:

uma coisa que observei e que o SSD chegou 74ºC, sendo que a temperatura de operação máxima do KC3000 é 70ºC, será que isso pode ser também um indicativo?

Pode ser sim, pois essa temperatura é absurdamente alta para um SSD. Mas acredito que seja mais uma falha no sensor do que realmente temperatura.

Baixe o software gerenciador de SSDs de ambos os seus SSDs, use-os para realizar os testes de hardware e também atualização de firmware (se disponível) para ambas as unidades.

https://support-pt.wd.com/app/answers/detailweb/a_id/31831/initiator/use

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

------------

Devido ao sintoma apresentado na print que você me enviou no começo do tópico, se os problemas persistirem, faça um teste de memória RAM usando o Memtest:

Postado

desculpa a demora para responder, ontem fiquei fora de casa o dia inteiro quando chego em casa a energia cai e volto 00:20hrs
fiz o teste no da wd e apareceu um erro
print:

image.png.3ba47ba30defa4231bf10eb203850cdc.png
no da Kingston tinha uma atualização disponível.
uma pergunta o teste do memtest tem rodar por quanto tempo?

• Moderador
Postado
3 horas atrás, DevoutDragon disse:

desculpa a demora para responder, ontem fiquei fora de casa o dia inteiro quando chego em casa a energia cai e volto 00:20hrs
fiz o teste no da wd e apareceu um erro
print:

image.png.3ba47ba30defa4231bf10eb203850cdc.png

Como essa unidade da Western Digital é um HD, muito provavelmente são badblocks.

Não que seja esse HD a estar causando os problemas, mas é interessante você acionar a garantia dele (caso ainda esteja no período de garantia) já que ele está apresentando falhas.

Se não estiver na garantia, assim que possível abra um CMD como administrador e digite este comando:

chkdsk X: /r (substituia X: pela letra da unidade do HD WD).

3 horas atrás, DevoutDragon disse:

uma pergunta o teste do memtest tem rodar por quanto tempo?

Pelo menos 5 horas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...