Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Semana passada fiz um upgrade do Ryzen 5500 para um 5700X3D e, ao jogar Warzone e Battlefield 2042, notei que as "temperaturas máximas" estavam atingindo limites críticos no HWInfo. Antes do upgrade, tudo estava tranquilo. Eu não quero fazer overclock ou outras coisas malucas para ganhar 5-10% de FPS. Quero algo seguro.

Pensei em tentar ativar o Eco Mode no Ryzen Master e ver como funciona. Se não resolver, pretendo trocar a pasta térmica e, depois, atualizar o cooler. No entanto, o "Basic Mode" não está disponível no aplicativo. Como posso ativar?

Estou aberto a outras ideias, desde que sejam seguras. Será que encaixei mal o cooler ? São tantas coisas que não sei por onde começar.

Obs1: estou ciente que existe o PBO2 tuner, que tem como setar no agendador de tarefas, ja ate baixei e vi uns videos sobre, mas confesso que ficar fazendo milhoes de testes pra otimizar, me da um pouco de preguiça (e  ate medo de fazer **********)

Obs2: logo após o upgrade, fui ao site da AMD para procurar o driver. Encontrei drivers para várias CPUs (5700X, 5700G, 5800, 5800X, 5800X3D), exceto o meu modelo.

Placa-mãe: Aorus B450M

Placa de vídeo: RTX 4060

Memória: 2x8GB RAM 3600 MHz

Cooler: Cooler Master Hyper 212

Gabinete: Sharkoon M25-W

Postado

@Kaze_jp Obrigado, vou separar um tempo pra fazer isso então. Este cooler foi comprado em Maio de 2022, veio com uma seringa de pasta térmica, estou utilizando ela mesma. Se ela veio junto com o cooler, imagino que seja boa, certo? Ou é lixo e/ou também está velha? 

Estou anexando o resultado do HWInfo apos rodar o Cinebench em multicore

Sem PBO - BIOS default.jpg

Postado

@LUiZ . 

Então ruim não é a pasta térmica que vem junto.

Mas se estiver ainda com valores altos, você pode trocar por outra pasta térmica. Por exemplo: "SnowDog" ou "ARCTIC MX-4" 

• Curtir 1
Postado

@Hisoka Logo após o upgrade, joguei uma partida de Warzone e percebi que na coluna "maxima" batia 90 ou ate mais.

Pelo PBO2 Tuner coloquei -30 em todos cores na curva de otimização, e os alterei os limites PTT 110, TDC 75, EDC 110.

Voltei pro jogo e reparei que o sensor "Relatorio de Desvio de consumo de energia (precisão)" estava com red flag. Fiquei com medo e preguica de ficar fazendo mil testes, tirei tudo do PBO2, não mexi mais.

Hoje voltei a ver isso, agora eu fiz um teste e vou te mandar as fotos. Testei sem PBO e com um tapinha de -10 na curva de otimização (não mexi na aba limites desta vez)

Cinebench - UV-10.png

CINEBENCH Sem PBO.jpg

CS 2 - sem PBO.png

CS 2 - UV-10.png

1 hora atrás, Kaze_jp disse:

@LUiZ . 

Então ruim não é a pasta térmica que vem junto.

Mas se estiver ainda com valores altos, você pode trocar por outra pasta térmica. Por exemplo: "SnowDog" ou "ARCTIC MX-4" 

Da uma olhada nos resultados dos testes que fiz, parece que não e problema do cooler mal instalado ne?

Postado

@1lokos Puts quanto mais aprendo vejo que menos sei kkkk, não sabia desse lance do CFM. Realmente o meu é este ai. 

Você acha que os valores do teste que fiz, apos o undervolt, ja sao suficientes pra dormir tranquilo? Ou preciso partir pra alguma compra ou troca de peça?

E se precisar de peças, por onde começar? Comprar mais ventoinhas (so tenho duas na frente e uma atras, originais do gabinete, nada no topo)? Trocar gabinete? Trocar de cooler?

É que a ideia era fazer um upgrade sem ter que trocar muita peça , por isso fui do 5500 pro 5700X3D. Acabei comprando mais um SSD, mouse, mousepad (e meus 16gb de ram estão gritando tambem). Se puder não trocar gabinete, cooler etc, ajuda bastante. Mas em contrapartida quero dormir tranquilo, se tiver necessidade de trocar o cooler, paciencia.

Postado
4 horas atrás, LUiZ . disse:

Comprar mais ventoinhas (so tenho duas na frente e uma atras, originais do gabinete, nada no topo)? Trocar gabinete? Trocar de cooler?

Bom, se esta batendo 90 graus em jogos tem que dar uma melhorada.

Trocar de cooler só se for por um dual tower, dual fan, que não é propriamente barato, esse esta com preço bom:

Thermalright Peerless Assassin 120 SE ARGB - R$ 239,90

Um novo cooler 4 heatpipes, fan 120mm como o DeepCool AG400 será melhor que o Hyper 212, mas não vai baixar mais 10 graus, então não adianta.

O que pode colocar no gabinete é só mais 1 fan no topo, se colocar 2 ou 3 os da frente vão roubar ar do fan do air cooler piorando a situação. Mas fans não vão consertar a deficiência de airflow do gabinete.

Antes de mais nada faça o seguinte teste, remova o painel frontal e veja o que melhora na temperatura do CPU, dependendo do resultado pode "pintar o gabinete de verde". 😜 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...