Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ganhei 3 Fans 5 pinos, mas uma controladora 5 pinos TMB com o cabo red de alimentação de 6 pinos, mas não veio os cabos de força dessa controladora e já procurei em tudo quando que canto esses cabos para vende ou até mesmo uma nova controladora, já procurei já internet e essas fans 5 pinos são pouco cimentadas parece que foi algo lançado e foi descontinuado a ponto de não ter nada de peças. Se alguém pode me ajuda a acha uma solução, como acha os cabos de alimentação ou até mesmo um jeito de transformar essas fans 5 pinos em 3 pinos ou 4 pinos

PXL_20241230_162617013.jpg

PXL_20241230_162606836.jpg

PXL_20241230_162548351.jpg

• GabrielLV alterou o título para Não encontro o cabo de energia da controladora de fans Rainbow-5P, o que fazer?
Postado
1 hora atrás, Igorxyz disse:

Ganhei 3 Fans 5 pinos, mas uma controladora 5 pinos TMB com o cabo red de alimentação de 6 pinos

Pelo diagrama no fundo da controladora o cabo de 6 pinos (RED) com etiqueta (POWER) é dividido em dois:

Três pinos para pinos para conectar na fonte, de baixo para cima:

+5V, GND, +12V

E os outros 3 pinos é para sincronia dos LED com a placa-mãe:

+5V, Data, GND.

Provavelmente não vai achar este cabo, então teria que adaptar.

O conector de 2 pinos (COLOR) é para conectar o cabo do botão LED ou Reset do gabinete - a polaridade tanto faz, serve para alternar efeitos da memória da controladora de forma sequencial.

Por exemplo, pode comprar um cabo  "4 pinos para ARGB".

S7d96f71d44fd4f898c5ad3dcbc021d29G.jpg

Corta a area sem pino do conector do conector - ou não fica espaço para o outro conector; e usa para ligar a sincronia da controladora com a placa-mãe - isso se a placa-mãe tiver conector ARGB, se não tiver não precisa deste cabo, vai ter controle apenas pelo botão LED ou Reset.

Compra um cabo JST de 3 pinos, e a outra ponta solda ou crimpa num conector MOLEX macho para ligar na fonte. 

S42e01be6eb3144bdb4f802e28e6f8382J.jpg

Postado

.

@1lokos .

1 hora atrás, 1lokos disse:

Pelo diagrama no fundo da controladora o cabo de 6 pinos (RED) com etiqueta (POWER) é dividido em dois:

+5V, GND, +12V

+5V, Data, GND.

O conector de 2 pinos (COLOR) é para conectar o cabo do botão LED ou Reset do gabinete - a polaridade tanto faz, serve para alternar efeitos da memória da controladora de forma sequencial.

Corta a area sem pino do conector do conector - ou não fica espaço para o outro conector; e usa para ligar a sincronia da controladora com a placa-mãe - isso se a placa-mãe tiver conector ARGB, se não tiver não precisa deste cabo, vai ter controle apenas pelo botão LED ou Reset.

Compra um cabo JST de 3 pinos, e a outra ponta solda ou crimpa num conector MOLEX macho para ligar na fonte. 

Cara minha placa-mãe não tem conector argb, acho que entendi o que você quer dizer mas onde vou conectar esses 3 pinos? Vou conectar ele no x9 da controladora? E outra pergunta só os cabos do botão reset são capazes de alimentar as 3 Fans?

Postado
6 horas atrás, Igorxyz disse:

.

@1lokos .

Cara minha placa-mãe não tem conector argb, acho que entendi o que você quer dizer mas onde vou conectar esses 3 pinos?

Como falei acima, se a placa-mãe não tem conector ARGB não vai ligar nada entre ela e a controladora, ignore esta parte.

6 horas atrás, Igorxyz disse:

Vou conectar ele no x9 da controladora?

Não, X9 e X10 é conector para ligar fita de LED.

O que precisa ligar é o conector "RED", que vai na fonte para que a controladora e LED funcione, no caso só precisa usar os 3 pinos (da esquerda) do conector POWER - os outros 3 é conector ARGB, que não tem como usar.

Citação

E outra pergunta só os cabos do botão reset são capazes de alimentar as 3 Fans?

Também entendeu errado isso, o botão LED ou Reset só vai mudar os efeitos do "frufru", não alimenta nada.

Veja, se a controladora não tem controle remoto IR, a placa-mãe não tem conector ARGB a única alternativa para ter algum controle dos LED é o botão LED ou Reset do gabinete.

Postado

@1lokos ok cara agora sim entendi, só que como posso fazer essa ligação do jst com o cabo molex?

10 horas atrás, 1lokos disse:

+5V, GND, +12V

+5V, Data, GND.

Postado
5 horas atrás, Igorxyz disse:

@1lokos ok cara agora sim entendi, só que como posso fazer essa ligação do jst com o cabo molex?

Como não tem o cabo original precisa montar um cabo com conector JS3 de 3 pinos de um lado e Molex do outro.

O conector JS3 requer um alicate especial para crimpar, então compre um cabo pronto com este conector JS3 (3 pinos) e na outra ponta coloque o conector MOLEX, que pode ser crimpado com um alicate de ponta fina comum, ou soldado.

Acha o cabo JS3 (3 vias) no M. Livre, Shoppe, mas lá sairá mais caro que uma destas controladoras ChingLing com o abacaxi de 6 pinos. É barato no AliExpress, mas lá o frete é R$ 35,00 (se não comprar R$ 99,00 ou mais para ter frete gratis).

Cabo JST 3 Pinos 10cm - R$ 31,00 (Shopee).

Controladora ARGB 6 pinos com controle remoto IR - R$ 34,99 (Kabum).

* Pode ligar o conector dos fans de 5 pinos na controladora de 6 pinos? 

Em teoria sim, na prática não sei - faça por sua conta e risco, estas coisas baratas da China não seguem um mesmo padrão.

Vide o diagrama do conector de 6 pinos usados nas controladoras ChinLing abacaxi 6 pinos:

LED-Xing-Ling.jpg

Comparando com o conector de LED da controladora de 5 pinos o conector de 6 pinos tem a mais o pino  "LED: Data Out" .

Mas este pino não é usado pelo ARGB, pois o cabo adaptador "6 pinos para ARGB (5v, 3 pinos)" não conecta nesse pino.

Esse negócio de "frufru" já era uma bagunça com o padrão (obsoleto) RGB (12V, 4 pinos) e ARGB (5V 3 pinos), ai os Chineses "inventaram" estas tranqueiras de 5, 6 pinos - que sai mais barato para fabricar. :crazy:

Postado

@1lokos cara acabei que não fiz o que você sugeriu por fica um pouco caro kkk, mas o que me ajudou foi eu compra dois adaptadores molex para placa de Vídeo, para usa o molex fêmea, então liguei os cabo 12v e o gnd preto, só usei esse dois cabos pois os molex não tinha 5v para os led, mas mesmo assim deu certo, vai quebra um galho enquanto não tenho dinheiro para compra novas Fans, espero que não der nenhum problema kkkk (infelizmente não consigo enviar fotos ou Vídeo)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...