Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, atualmente, estou utilizando um SSD Pichau PG256X de 256GB, que apresenta 60% de saúde. Tenho monitorado sua condição e percebi que a saúde tem diminuído gradualmente ao longo do tempo. Esse SSD é usado apenas para o Windows, e o adquiri de segunda mão por volta de 2022. Estou em dúvida se é necessário substituir o SSD ou se ainda é seguro continuar utilizando-o. Poderiam me orientar sobre a melhor abordagem neste caso?

No caso da segunda opção, estou cogitando este modelo, é o que cabe no meu bolso no momento.

Já ouvi fa lar por este fórum que o CrystalDiskInfo não é muito confiável, mas de qualquer forma, ele me dá estes resultados sobre o SSD:

Screenshot_1.png.ed327c6a8f92da203f49ebe5308c5152.pngScreenshot_2.png.b217971866cc0eeffdf87d0d3be09b2a.png

O HD TUNE:

Screenshot_3.png.b4720c2377a7225cf1c64a351814ef5b.pngScreenshot_4.png.a4a3e4a9f36448094a290087501e83ac.png

Se puderem me ajudar, agradeço desde já pela ajuda!

• Membro VIP
Postado

Tudo leva a crer que logo ele comece apresentar problemas. Pode continuar utilizando, mas salve seus arquivos importantes em algum outro lugar (Google Drive...) para garantir. 

Use ele como secundário para coisas não importantes (jogos e afins) caso tenha algum.

Postado
8 minutos atrás, Pedroou disse:

Tudo leva a crer que logo ele comece apresentar problemas. Pode continuar utilizando, mas salve seus arquivos importantes em algum outro lugar (Google Drive...) para garantir. 

Você se baseou na saúde restante ou observou algo específico que demonstre isso?

No mais, o que acha do SSD Crucial BX500?

• Membro VIP
Postado

Apenas pela saúde, quando começa cair bastante é um indício. Aliás, o SSD deve ser de 2020, então já está com tempo de uso. 

Seu SSD é baseado no Lexar Ns100 que é um SSD básico, como o Kigston A400 (histórico de defeito recorrente). Alguns usuários reclamaram do desempenho do BX500, se não me engano passou a esquentar bastante.

O Kingston KC600 é uma boa opção, ou a versão boa da Crucial, o MX500. Outra opção é a linha Samsung EVO, cuidado pois tem a versão QVO.

Embora os da Samsung parecem ter sumido do mercado.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
Em 02/01/2025 às 14:47, Pedroou disse:

Tudo leva a crer que logo ele comece apresentar problemas.

Sua informação está incorreta amigo.

Em 02/01/2025 às 15:06, Pedroou disse:

Apenas pela saúde, quando começa cair bastante é um indício.

A porcentagem da saúde de um HD ou de um SSD indicada no CrystalDiskInfo sempre irá cair ao longo do tempo conforme o usuário vai escrevendo dados, pois está referenciando o TBW, que vou explicar abaixo.

Em 02/01/2025 às 14:41, fuwateatime disse:

Boa tarde, atualmente, estou utilizando um SSD Pichau PG256X de 256GB, que apresenta 60% de saúde. Tenho monitorado sua condição e percebi que a saúde tem diminuído gradualmente ao longo do tempo. Esse SSD é usado apenas para o Windows, e o adquiri de segunda mão por volta de 2022. Estou em dúvida se é necessário substituir o SSD ou se ainda é seguro continuar utilizando-o. Poderiam me orientar sobre a melhor abordagem neste caso

Você pode continuar usando o SSD sem nenhum problema, pois ele ainda tem muita durabilidade pela frente. O valor da "saúde" não quer dizer que ele está prestes a dar defeito ou não, mas sim, faz referencia ao TBW (Total Bytes Written) do SSD, que é um valor especificado pelo fabricante que indica quantos TB de dados o SSD suporta antes de ele perder a garantia (não significa necessariamente que ele irá pifar, somente que a garantia irá acabar).

https://www.adrenaline.com.br/produto/SSD-e-HD/pichau-gaming-SSD/#sectionSpecifications

O fabricante do seu SSD especifica um TBW de 240TB. Ou seja, ele garante que a unidade pode escrever até 240TB de dados antes de acabar a garantia e talvez começar a apresentar problemas, sendo que o CrystalDiskInfo informa que você já escreveu aproximadamente 122TB, passando um pouco da metade da vida útil dele, mas também significando que se ele durou 4 anos até o momento, é bem provável que ele dure pelo menos mais 4 anos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, GabrielLV disse:

Sua informação está incorreta amigo.

Mas a questão é que ele só tem o sistema operacional instalado, então a quantia de dados gravados tende a ser bem baixa. Ela ficar diminuindo sem ter volume de gravações é bem estranho...

Meu SSD com sistema operacional está estagnado, enquanto o Nv2 que tem jogos segue caindo a saúde (baixando e apagando jogos com relativa frequência).

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Pedroou No caso, provavelmente essa quantidade gigante de dados escritos foi realizada pela pessoa que utilizou o SSD antes de vendê-lo para o usuário:

Esse SSD é usado apenas para o Windows, e o adquiri de segunda mão por volta de 2022.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Saúde caindo sem motivo pode ser problema, talvez até o firmware igual dos Kignston A400 que morriam do nada.

Tenho monitorado sua condição e percebi que a saúde tem diminuído gradualmente ao longo do tempo.

Mas ela continua caindo. Então se ele pegou com saúde em 80% e largou o sistema operacional e nada mais, continuar caindo pode indicar problema.

9 minutos atrás, GabrielLV disse:

O fabricante do seu SSD especifica um TBW de 240TB

É bastante para estar em 60%, sendo um SSD de 256gb.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Saúde caindo sem motivo pode ser problema, talvez até o firmware igual dos Kignston A400 que morriam do nada.

De fato, especialmente se for o caso de badblocks. Porém o usuário informa que a saúde vem "caindo ao longo do tempo". Ao longo de quanto tempo estamos falando? Somente o usuário saberá informar, já que a print enviada mostra apenas um valor referente a uma data especifica, e eu pessoalmente não gosto de recomendar troca de peças (consequentemente fazendo o usuário desembolsar algum dinheiro) sem dar 100% de certeza de que essa troca realmente é necessária.

Em todo caso, existem diversos programas que permitem realizar testes no HD ou SSD. Como a Pichau não possui um software de gerenciamento, podemos recomendar outros como o GSmartControl, ou mesmo o Seatools.

https://gsmartcontrol.shaduri.dev/downloads

https://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/

4 minutos atrás, Pedroou disse:

O usuário informou que adquiriu o SSD de segunda mão, ou seja, usado. Não tem como saber o que o dono anterior fazia nessa unidade, muito menos chegar a conclusão de que é muito ou pouco. Como o valor do CrystalDiskInfo referencia especificamente o TBW, isso significa que o dono anterior fez um uso bastante intenso antes de vendê-lo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, GabrielLV disse:

De fato, especialmente se for o caso de badblocks. Porém o usuário informa que a saúde vem "caindo ao longo do tempo". Ao longo de quanto tempo estamos falando?

Se esse SSD foi lançado em 2020, estamos falando de 10% ao ano, quase 1% ao mês. Precisa gravar muita coisa nele...

Se fosse meu SSD de jogos que eventualmente baixo 300gb em um dia, não me preocuparia, mas para um SSD quase parado..

Em 02/01/2025 às 14:47, Pedroou disse:

Pode continuar utilizando, mas salve seus arquivos importantes em algum outro lugar (Google Drive...) para garantir. 

Eu continuaria usando, apenas tendo segurança de não perder os arquivos importantes. Jogos e sistema operacional é só baixar novamente.

Se usa o PC para jogos, colocar ele como secundário é boa opção.

6 minutos atrás, GabrielLV disse:

Em todo caso, existem diversos programas que permitem realizar testes no HD ou SSD. Como a Pichau não possui um software de gerenciamento, podemos recomendar outros como o GSmartControl, ou mesmo o Seatools.

Não sei se a Lexar tem, pode tentar o dela. Não achei problema recorrentes desse modelo com relação a firmware, talvez pesquisando por alguma variação do Lexar NS100 ache alguma coisa.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
17 minutos atrás, Pedroou disse:

Se esse SSD foi lançado em 2020, estamos falando de 10% ao ano, quase 1% ao mês. Precisa gravar muita coisa nele...

10% ao ano indica que o SSD levaria cerca de 10 anos para perder a garantia estabelecida pelo fabricante, e dai sim começar a talvez apresentar problemas 😁. E repito: Não temos como saber o que o usuário anterior fazia nesse SSD antes de vendê-lo, e somente com a print de um valor referente a 60% da data de hoje, não dá pra chegar a nenhuma conclusão referente a um possível problema.

Exemplo:

image.png

Comprei esse SSD novo em 02/12/2021. A Crucial especifica um TBW de 80TB para esse modelo de SSD. Eu já escrevi cerca de 27% de dados nessa unidade (30TB aproximadamente) em cerca de 3 anos (10TB por ano), sendo que eu usava o Windows, instalava jogos e programas para testes e também mexia com muitas máquinas virtuais para estudos nessa unidade de 240GB antes de comprar a minha outra (ano passado) de 480GB. Isso que eu nem sou de jogar (se eu instalar 2 jogos pra jogar no mês, é muito).

Se estivermos falando de um usuário que toda semana instalava um jogo diferente, ou que tem um uso muito mais intenso de qualquer outra coisa, os valores com toda certeza serão muito maiores do que os meus.

Por fim, para não transformar o tópico em um bate-boca interminável, irei encerrar minhas postagens por aqui.

• Curtir 2
Postado

Infelizmente (ou felizmente) acabei adquirindo outro SSD nessa tarde, peguei um Adata SU650 480GB por R$200.

Caso eu tivesse lido suas publicações anteriormente @GabrielLV, muito provavelmente eu não teria comprado outro SSD agora, pois estou em uma situação financeira apertada, mas agora já foi e também não culpo o @Pedroou por isso, agradeço igualmente pelas informações.

No mais, agradeço a ambos pela contribuição nesse post, irei guardar o SSD da Pichau como reserva, para caso algo a venha acontecer futuramente.

Ao menos acabei aumentando meu armazenamento e devo ficar tranquilo por uns anos.

Só para responder, aos futuros interessados que lerem este post:

2 horas atrás, GabrielLV disse:

De fato, especialmente se for o caso de badblocks. Porém o usuário informa que a saúde vem "caindo ao longo do tempo". Ao longo de quanto tempo estamos falando?

Por volta de outubro estava em 68%, em dezembro estava 62%, atualmente está em 60%.

A velocidade em que a saúde caia me assustava, por isso que apesar dele funcionar perfeitamente, me assustava continuar utilizando-o.

2 horas atrás, Pedroou disse:

Então se ele pegou com saúde em 80% e largou o sistema operacional e nada mais, continuar caindo pode indicar problema.

Quando eu peguei estava por volta de 80% mesmo.

2 horas atrás, GabrielLV disse:

Se estivermos falando de um usuário que toda semana instalava um jogo diferente, ou que tem um uso muito mais intenso de qualquer outra coisa, os valores com toda certeza serão muito maiores do que os meus.

O usuário anterior era editor de imagem/vídeos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, fuwateatime disse:

eu não teria comprado outro SSD agora, pois estou em uma situação financeira apertada,

Compra online tem direito de arrependimento, pode devolver.

Até 7 dias após o recebimento.

1 hora atrás, fuwateatime disse:

Por volta de outubro estava em 68%, em dezembro estava 62%, atualmente está em 60%.

A velocidade em que a saúde caia me assustava, por isso que apesar dele funcionar perfeitamente, me assustava continuar utilizando-o.

Pode indicar algum problema. Mas tem testes profundos não tem como saber.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...