Ir ao conteúdo

Erro "Um driver de mídia necessário ao computador está faltando" ao instalar

Ir à solução Resolvido por abertossi,

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera,

Estou com problemas para instalação do windows, fiz todos os processos como todos os videos do youtube e nada.

Esse problema acontece tanto para windows 11 quanto para o 10.

Já tentei instalação pelo ruffos, direto do site da microsoft.

Tentei pelo ventoy, porém o mesmo n dá boot

Já baixei os drives de sata no site da fabricante da placa-mãe, mas na hora da instalação ele não reconhece os drives.

Ja entrei pelo CMD no diskpart e fiz todos os procedimentos para partição e nada.

Minha config é : ASUS tuf b550 pro - Ryzen 7 5700x3d - NVMe 1tb - 16g de memória ram dual chanel 3600Mhz - estou usando uma placa de vídeo de 1g, pois a minha ainda não chegou.

image.png

• Solução
Postado

@Marquinhosc6 Sei que fez alguns procedimentos mas seria bacana refazer se possível.

• Baixe novamente a ISO do Windows diretamente do site da Microsoft para garantir que não está corrompida.
  • No rufus que é uma ferramenta conhecida que voce citou Configure como:

Tipo de partição: GPT (para UEFI).

Sistema de destino: UEFI (sem CSM).

• Acesse o site da ASUS e baixe os drivers de chipset e armazenamento (AMD RAID/NVMe).

Se o erro persistir seria interessante testar:

• Configurar BIOS: entre no BIOS e configure as seguintes opções:

_Modo de Boot: UEFI (não use Legacy/CSM).

_Secure Boot: Desativado temporariamente.

_Fast Boot: Desativado temporariamente.

_SATA Mode: Configure como "AHCI".

*Caso esteja instalando o Windows em um SSD NVMe, verifique se o suporte a NVMe está ativado na BIOS.

• Atualize o BIOS: no site da ASUS se existe uma versão mais recente do BIOS para a TUF B550 Pro. Atualizar o BIOS pode corrigir problemas de compatibilidade com NVMe ou outros dispositivos após isso só tentar colocar o sistema novamente.

Testar outro pendrive e porta USB seria interessante tambem.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Marquinhosc6 Dê um reset na BIOS. Verifique se o SSD aparece. Isso ocorria muito quando apareceram os USB 3.0. Ainda ocorre em algumas situações como em equipamentos da Dell, configurados na BIOS para o modo RAID, nesse caso sendo necessário mudar o modo de armazenamento para AHCI.

Consegue informar o modelo da placa de vídeo? Existe uma possibilidade de ser incompatibilidade dela com a BIOS ou o Windows.

• Curtir 2
  • Rio McCloud alterou o título para Erro "Um driver de mídia necessário ao computador está faltando" ao instalar
  • Moderador
Postado

@Marquinhosc6 Em que formato de arquivo vieram os drivers de armazenamento no site do fabricante? Tenho esse problema com frequência ao instalar Windows 11 em computadores novos, parece que o instalador deixou de ter muitos drivers de armazenamento comparado com o instalador do 10. Alguns fabricantes (como a ASUS) trazem no seu instalador uma opção para extrair os arquivos de driver, enquanto outros não - você precisa ter os arquivos extraídos para o Windows poder detectar e instalar os drivers. Na maioria dos instaladores é possível extrair o executável usando um programa compactador de arquivos como 7-Zip, NanaZip, PeaZip ou WinRAR.

• Curtir 1
Postado

@Marquinhosc6 Como nosso colega apontou realmente era o pendrive boot com a mídia de instalação o problema, troque refaça o download da iso no site oficial da Microsoft e refaça o pendrive bootavel de preferência em outro pendrive para que o erro não persista

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...