Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um I5 12400F e de um dia pro outro notei que meus jogos que rodavam a 120-150 FPS passaram a rodar a 15 e fui investigar o que poderia ter acontecido, curiosamente consegui ver o FPS caindo de 120 para 15 FPS no Lobby porque o contador de FPS da Steam fica ativado no meu jogo e depois disso nunca mais normalizou, chequei a temperatura e vi que meu processador está a 100ºC, vi tanto na BIOS como em Software de terceiros, mas o curioso é que não sinto essa temperatura aqui na ventilação das ventoinhas, quando sobe pra 80ºC já consseguia sentir o ar quente, mas a 100ºC não vejo nada de anormal na temperatura, medi com um termômetro e deu cerca de 60ºC.

Enfim, monitorei a temperatura, fiz teste de estress e monitorei os clocks de cada núcleo e percebi um comportamento muito estranho:

Fora do teste de Stress os clocks ficam oscilando entre 1500Mhz e 3300Mhz, mas quando faço o teste todos os núcleos ficam entre 78Mhz e 399Mhzm além de que estou pontuando 155cb no Cinebench, quando a média para este processador é 1400.

O simples mexer no mouse já faz com que todos os núcleos fiquem a 300Mhz, acho que realmente está a 100% e o Thermal throttling não está deixando o clock subir, até porque o pc reinicia durante os testes mais hard.

Captura de Tela (763).png

Imagem do WhatsApp de 2025-01-03 à(s) 15.51.46_6a0395ed.jpg

Postado

@Banunin Sim, está funcionando normalmente, acho que nem vou usar mais o PC pro processador não parar de funcionar de vez enquanto não resolver este problema.

• J.Augusto F alterou o título para Core i5 12400F a 100ºC e 4% de uso.
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 03/01/2025 às 17:03, Banunin disse:

Isso é a mesma coisa que não usar um cooler, o cooler está conectado e ligado?

Não estava conectado, não estava encostando no processador, só foi parafusar corretamente que o "problema" se foi kakakaka. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!