Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve, galera!

Na semana passada comecei a enfrentar problemas de performance com meu PC, e comecei uma busca incessante por qual poderia ser a causa. Rodei alguns programas de monitoramento e não consegui constatar nenhuma alteração na CPU, GPU ou RAM. Até que resolvi olhar o SSD. Usando o CrystalDiskInfo, verifiquei que ele está saudável, mas o DiskMark mostra uma velocidade bem reduzida. Rodei vários testes e as velocidades de leitura se mantém na mesma faixa (vide print em anexo), mas as de escrita estão oscilando bastante, apresentando valores bem diferentes a cada leitura, além de serem bem baixos. O SSD, certamente, é de fabricação chinesa e eu o adquiri há 2 anos. De lá pra cá, nunca enfrentei nenhum tipo de problema e tenho alguma certeza de ter verificado as velocidades assim que o recebi, e de ter constatado valores normais (400 - 500 MB/s).

Lendo alguns fóruns por aqui, já tentei algumas soluções sem sucesso:

• Troquei a porta SATA;
  • Troquei o cabo de alimentação;
  • Troquei o cabo SATA;
  • Atualizei os drivers (via Driver Booster);
  • Desliguei as fans visando tirar sobrecarga da fonte de alimentação;

Já não sei mais o que fazer. Começo a suspeitar que possa ter algo a ver com a placa-mãe. Tenho a possibilidade de pegar um SSD emprestado para testar (um Kingston 240GB) e pretendo também realizar uma limpeza geral na máquina (está relativamente suja). 

Segue meu setup atual:

Intel Xeon E3-1270 3.4GHz (4/8)

16 GB RAM Walram 1600MHz (Aliexpress)

NVIDIA GTX 1660 Super (Aliexpress)

placa-mãe Envinda H61 (Aliexpress)

Gabinete Rise Mode 06X Black com 6 fans + controladora

Fonte KCAS 400W

SSD XrayDisk 1TB (Aliexpress)

Captura de tela 2025-01-04 001659.png

Captura de tela 2025-01-04 001909.png

• Moderador
Postado

@bdosreis Os SSDs da Xraydisk são de baixa qualidade. O tempo todo estou vendo usuários relatando problemas do tipo nessa mesma unidade, portanto, recomendo que você troque-a por um modelo de outra marca. Dê uma olhadas nos SSDs da Western Digital, Crucial, Adata, Lexar ou Kingston (exceto os SA400).

• Curtir 1
Postado

Eu concordo com o @GabrielLV. Apesar do CrystalDiskInfo mostrar informações úteis do S.M.A.R.T, nem sempre tal recurso consegue registrar defeitos. Há vários bons modelos de SSD, você pode pesquisar por boas recomendações aqui no fórum.

• Amei 1
  • GabrielLV alterou o título para Perda de velocidade de leitura e escrita no SSD XrayDisk 1TB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!