Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estou sofrendo com telas azuis nos últimos 2 anos. Porém o problema aumentou muito nos últimos meses. 

Meu computador tem 11 anos. Montei ele com peças separadas. 

placa-mãe - ASUS P8Z77-V LX 

Processador - i7 3770k 

Placa de Vídeo - GTX 660 Ti 

Fonte - Corsair Bronze 600w 

Ram - Corsair 8gb DDR3 1600mhz 

As mensagens de tela azul variam.

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED
PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

No início eu rodei alguns programas de diagnóstico. Descobri que meu SSD tinha badblock e estava com 70% de integridade. Então troquei por um novo e instalei o sistema do zero. 

Meus arquivos ficavam no HD interno. E logo quando restaurei o sistema, passei antivírus e não detectou nenhum problema. Mas as telas azuis continuaram. 

Então eu rodei um diagnóstico mais especializado na ram, descobri que ela possuía vários erros. Então troquei a memória por uma reserva, da Corsair, com as mesmas configurações. 

O problema persistiu, então eu atualizei os drivers todos, inclusive atualizei a BIOS. Mesmo assim, o problema continuou. 

A tela azul aparece aleatoriamente. Posso estar usando o navegador, jogando, ou rodando algum diagnóstico. Normalmente quando alguma tarefa está sendo feita. 

Quando a tela azul acontece, o pc reinicia. Mas se eu tentar fazer login, pode dar outra tela azul no mesmo momento. Preciso desligar e ligar de novo pra sair desse ciclo. 

Os capacitores da placa-mãe estão normais, não tem nenhum estufado. Aproveitei e fiz uma limpeza, troquei a pasta térmica. Inclusive, troquei a pasta térmica do chipset da placa-mãe. 

O problema continua o mesmo. Meu pc tem 11 anos, então estou considerando que possa ter algo errado com a placa-mãe ou com a fonte. 

Eu também testei outras entradas de memória RAM. O problema continuou. Estou buscando por ajuda, vou testar as tensões da fonte hoje. 

Não posso comprar outro pc. A memória e o SSD que troquei são componentes novos que eu tinha guardado pra reserva. E o diagnóstico indica que estão boas. 

Rodei diagnóstico da Intel e o processador está normal. Quem tiver alguma ideia do que possa ser, me ajuda por favor!

Postado

Este erro também está relacionado a placa-mãe, porque eu tinha placa-mãe problemática e davam esses erros, não era placa de Vídeo até porque eu não tinha, mas recomendo testar sua placa de Vídeo(e outras peças) antes de condenar placa-mãe.

Postado
1 hora atrás, FoxBlack disse:

Qual Sistema Operacional ? Utilizas Estabilizador ?

Windows 10. Sem estabilizador, apenas filtro de linha. 

1 hora atrás, Banunin disse:

Este erro também está relacionado a placa-mãe, porque eu tinha placa-mãe problemática e davam esses erros, não era placa de Vídeo até porque eu não tinha, mas recomendo testar sua placa de Vídeo(e outras peças) antes de condenar placa-mãe.

É um pouco difícil testar, porque novamente, qualquer tarefa que exija algum esforço do computador, pode dar tela azul. 

Andei procurando por algum programa de diagnóstico simples, mas o que tem é benchmark. Informação de fps, temperatura e placar de desempenho não é realmente o que estou buscando. 

Caso conheça um programa bom capaz de detectar erros na placa de vídeo, eu ficarei agradecido se puder me indicar.

Postado
25 minutos atrás, Banunin disse:

MEMTes86

A memória eu já testei. Está funcionando. Esse programa não testa placa de vídeo. 

Mas obrigado mesmo assim.

• Moderador
Postado

@Lucas Oneiros

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

PASSO 1 - Perguntas

• Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/no-break, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

Aguardamos sua resposta.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV  Certo, vamos lá. 

- O problema ocorre há 2 anos e se tornou mais recorrente nos últimos 3 meses. 

- Comprei as peças separadamente e montei meu computador de mesa em 2013. A placa-mãe é ASUS. 

- A fonte de alimentação é Corsair Bronze 600w. Não lembro exatamente o modelo. 

- O computador está ligado num filtro de linha. 

- Nenhum periférico ligado. O cabo de rede também é conectado diretamente. 

- Eu me mudei pra um apartamento numa região bem arborizada. Aqui houve muitas quedas de energia. Além de ter alguns momentos onde a luz cai e volta no mesmo instante consecutivamente, em momentos de ventania ou chuva forte. Estou morando aqui há 4 anos. Não posso afirmar se o problema da tela azul está diretamente relacionado, mas é uma possibilidade. 

- Sobre uma modificação de hardware, não houve nada que eu mudei nestes anos. Apenas abro e limpo 1 vez por ano. 

- Sobre modificação do sistema, eu não posso afirmar que seja isso, mas fiquei um período com o sistema sem conseguir carregar o explorer após o login. Eu precisava executar manualmente. Mas uma atualização resolveu isso. Depois não houve nenhuma mudança significativa. Atualmente, na busca de resolver a tela azul, eu troquei o SSD e instalei o sistema do zero. Mas o problema persiste. 

- Não creio que seja nenhum programa de terceiros, pois eu reinstalei o sistema num SSD novo e completamente formatado. 

- Já utilizei há muito tempo atrás Driver Booster e Driver Hub. Não uso mais isso há uns 3 ou 4 anos. Mas cheguei a usar recentemente o Driver Hub pra me ajudar a atualizar alguns drivers. Também instalei alguns drivers manualmente e verifiquei que nenhum erro ocorreu. 

- Não tenho certeza. Mas poderia ser uma configuração na BIOS. Recentemente eu resetei para os padrões de fábrica e atualizei a BIOS. Mas o problema continuou. Se existir nativamente algum overclock sendo feito por padrão, eu não saberia dizer. 

- Alguns avisos extras. Eu ganhei outras 2 memórias novas do mesmo modelo, que estavam com defeito. Tive alguns problemas com elas, mas já removi. Apenas fiquei com a reserva que eu já tinha. Mas a tela azul ainda aparece as vezes.

• Moderador
Postado

@Lucas Oneiros O que você estava fazendo quando mandou essa print? A temperatura do processador está bastante elevada.

image.png

Temos centenas de erros de hardware sendo detectados pelos logs do Windows, porém com "Origem desconhecida" 🤡. Pelos resultados, estou desconfiado de uma possível falha no processador.

4 horas atrás, Lucas Oneiros disse:

- Já utilizei há muito tempo atrás Driver Booster e Driver Hub. Não uso mais isso há uns 3 ou 4 anos. Mas cheguei a usar recentemente o Driver Hub pra me ajudar a atualizar alguns drivers. Também instalei alguns drivers manualmente e verifiquei que nenhum erro ocorreu. 

Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante do periférico, e não de sites de terceiros.

22 horas atrás, Lucas Oneiros disse:

Rodei diagnóstico da Intel e o processador está normal. Quem tiver alguma ideia do que possa ser, me ajuda por favor!

Você usou a opção "Burn In Test" do software da Intel? Se não, execute-a.

Baixe o Intel Diagnostic Processor Tool: https://www.intel.com/content/www/us/en/download/15951/intel-processor-diagnostic-tool.html
Abra-o e vá em tools > Configs > preset > burn in test, esse teste fará uma análise por 2 duras no seu processador, deixe-o rodando e veja se dará algum erro.

Postado

@GabrielLV  Durante a print apenas o diagnóstico estava rodando. Será que o processador está com defeito? 

Rodei o programa da intel que você mencionou, da qual eu já havia testado antes, mas apenas no modo padrão. 

Quando configurei o modo pro burn in test, depois de alguns minutos o sistema congelou. Eu cheguei a pensar que voltaria ao normal depois de 2 horas, mas nada mudou. 

Tenho um print do teste padrão se quiser. 

intel 2025-01-05.png

• Moderador
Postado
5 horas atrás, Lucas Oneiros disse:

Quando configurei o modo pro burn in test, depois de alguns minutos o sistema congelou. Eu cheguei a pensar que voltaria ao normal depois de 2 horas, mas nada mudou. 

Chegou a tentar executar novamente?

Postado
13 horas atrás, GabrielLV disse:

Chegou a tentar executar novamente?

Tive um tempo hoje e fiz outro teste, dessa vez o burn in test funcionou. Mas demorou 3 horas. 

Parece que o processador está normal. Será que pode ser a fonte?

intel 2025-01-06.png

TESTRESULTS.TXT

• Moderador
  • Solução
Postado
10 minutos atrás, Lucas Oneiros disse:

Parece que o processador está normal. Será que pode ser a fonte?

Como todo o resto já foi testado, pode ser a fonte ou a própria placa-mãe. Um defeito nela pode ocorrer mesmo que não tenha capacitores estufados (não é só isso que causaria um problema...).

Instale o OCCT: https://www.ocbase.com/occt/personal

Você pode usar o teste "Power" para testar a fonte. Ele irá fazer o processador e a GPU ficarem em alto consumo para consumir bastante energia, e se a fonte estiver com problemas, é bem capaz de esse teste detectar as falhas.

Para testar a placa de vídeo,

Use o teste "3D Adaptive" (Steady > Extreme), além do teste de VRAM (coloque em 100%).

Garanta que a opção "Check for errors" esteja marcada quando disponível.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV  Acabei de rodar o OCCT no teste Power e apareceu 2 erros. Também percebi que meu computador aqueceu bastante.

105°C deve significar que a pasta térmica está vencida. Também estou pensando em comprar um cooler melhor. O meu é super básico, veio na caixa do processador. 

Agora preciso descobrir o que significa estes erros em relação a fonte. 

00:00:00 - Info - Test schedule started at 2025-01-06 16:19:17
00:00:00 - Info - Power - Initializing (Duration : 01:00:00)
00:00:00 - Info - Power - Started (Duration : 01:00:00)
00:00:11 - Warning - 1 WHEA error(s) found
00:00:13 - Warning - 1 WHEA error(s) found
01:00:00 - Info - Power - Test stopped

OCCT 2025-01-06.png

• Moderador
Postado

@Lucas Oneiros Faça os procedimentos abaixo:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

Postado
Em 06/01/2025 às 17:55, GabrielLV disse:

@Lucas Oneiros Faça os procedimentos abaixo:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

Estou anexando os arquivos compactados individualmente. Mas também estou disponibilizando um link com a pasta inteira, pois o forum não está aceitando o tamanho do SystemLogs, mesmo compactado ao máximo

• Moderador
Postado

@Lucas Oneiros Os erros relacionados ao WHEA ainda estão com os mesmos resultados do meu outro post. Verifique no OCCT se ele te dará mais detalhes da falha em si.

Sobre a temperatura, realmente está bastante alta. Faça uma limpeza no computador e substitua a pasta térmica, e veja se o problema persiste.

Postado
Em 06/01/2025 às 19:43, GabrielLV disse:

@Lucas Oneiros Os erros relacionados ao WHEA ainda estão com os mesmos resultados do meu outro post. Verifique no OCCT se ele te dará mais detalhes da falha em si.

Sobre a temperatura, realmente está bastante alta. Faça uma limpeza no computador e substitua a pasta térmica, e veja se o problema persiste.

Não encontrei muita informação extra, mas exportei o Debug Information que veio em formato .json

Postado
7 horas atrás, GabrielLV disse:

@Lucas Oneiros O arquivo tem milhares de informações, nada que pareça ser relevante.

Chegou a executar os testes da placa de vídeo?

Acabei de fazer. Nenhum erro foi detectado no 3D Adaptive, nem no VRAM. Inclusive, não tive tela azul nos últimos 2 dias. 

Considerando tudo o que verifiquei, pode ser 3 coisas. Placa-mãe, fonte ou superaquecimento. Vou comprar hoje uma pasta e um cooler novo de processador. 

• Curtir 1
Postado

Eu pensei em pegar um air cooler daqueles grandes, mas o peso pode empenar a minha placa-mãe, porque ela é meio fina. 

Por isso estou comprando um water cooler de 120mm. Acho que já é melhor do que o cooler padrão que vem com o processador. 

Estou marcando uma resposta do @GabrielLV como solução, por me ajudar a descartar as demais probabilidades de defeito de hardware. 

Como citado, meu problema deve estar na placa-mãe, ou na fonte, ou no superaquecimento do processador. 

Se for possível, eu gostaria que os moderadores removessem meus anexos, por questões de privacidade. 

Agradeço pelos esforços de todos os membros do Clube do Hardware que responderam meu tópico, especialmente GabrielLV. 

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...