Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Tenho um equipamento eletrônico que funciona com 4 pilhas AA comuns de 1,2 volt que simplesmente parou de funcionar. Depois de mexer muito nesse equipamento cheguei à conclusão de que o problema está de alguma forma ligado aos contatos que fecham a ligação das pilhas e fazem contato com a placa. Então decidi tentar energizar a placa diretamente com uma bateria de 9 volts e funcionou perfeitamente.

Porém, como esse equipamento funciona com 4 pilhas AA comuns, entendo que a tensão de trabalho desse equipamento é menor do que 9 volts. Ainda assim, em meus testes, o equipamento funcionou bem com a bateria.

Já com uma bateria de celular de 3,7 volts, o equipamento não funcionou bem, apresentando sinais de bateria fraca e não acionou o motor corretamente, mesmo que a bateria estivesse 100% carregada.

Entendo que estou aplicando uma tensão maior do que o equipamento exige, mas minha pergunta é: A diferença entre a tensão das 4 pilhas AA e da bateria de 9 volts é suficiente para queimar o equipamento ou essa margem pode ser considerada segura?

  • Solução
Postado

Depende de qual equipamento, normalmente eles tem uma margem que pode passar a tensão que ele diz precisar, por exemplo um que funcione com 5v mas pode colocar um pouco mais(+1V+2V).

 

Dê uma olhada se ele está trabalhando mais rápido do que deveria, como um motor, que quando aumenta a tensão dele a velocidade fica maior, se aumentar um pouco é seguro, mas é sempre bom usar o que a fabricante determinou.

  • Curtir 1
Postado

De fato @Banunin a rotação do motor aumentou um pouco sim, mas não muito a ponto de ficar inviável a utilização.

Obrigado pela resposta!

Postado
agora, FabioADV disse:

De fato @Banunin a rotação do motor aumentou um pouco sim, mas não muito a ponto de ficar inviável a utilização.

 

é normal aumentar, só tem que ver o quanto está aumentando, porque se ficar muito alto vai queimar seu equipamento.

Postado

Infelizmente não consegui dar jeito para funcionar com as pilhas, como era para funcionar @Banunin , então o jeito vai ser adaptar essa bateria mesmo.

A rotação do motor não aumentou muito, se aumentasse, ficaria inviável a utilização porque trata-se de um equipamento de paintball, se o motor ficar muito forte ou muito rápido vai começar a estourar as bolinhas dentro do marcador.

Pelo que pude verificar, isso não aconteceu, então acho que está seguro para usar a bateria.

Agradeço mais uma vez a atenção.

Postado
2 horas atrás, Banunin disse:

@FabioADV Então está resolvido, só ficar atento para ver se em  todos os usos nada está errado.

O problema é que essas baterias de 9V não são feitas pra ligar motor. 

Funciona, mas estraga rápido e logo vai jogar fora. 

 

Para durar mais, seria melhor duas de 3,7 V ligadas em série. Com tensão próxima a 8V seu motor irá girar mais devagar (talvez até no modo correto) sem risco de queimar e durando mais tempo. 

  • Curtir 1
Postado

@Renato.88 pensei nisso, mas aí seriam 2 18650 que seriam muito maiores do que 1 bateria de 9v... Eu estou pensando na verdade em deixar a bateria externa ao equipamento e entre a bateria e a placa colocar um regulador de tensão step down para reduzir de 9 para 4,8 volts, aí tocaria o motor com a tensão certa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!