Ir ao conteúdo

Vale a pena aumentar a memória virtual em notebook com pouca RAM?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, atualmente estou usando um notebook da Positivo, ele tem um i3, fiz um upgrade para um SSD de 240GB e o problema é que ele não tem slot para expansão de memória RAM física.

Com isso, queria saber se vale a pena eu fazer esse procedimento de MEMÓRIA VIRTUAL, tirando ele de 2GB (me digam se é o certo colocar 4GB ou 8GB de memória virtual).

Desde já, agradeço!

• Moderador
  • Solução
Postado

@luigislls Sim, vale a pena. Mas o funcionamento da memória virtual é diferente do que você está imaginando.

A memória virtual é, no caso do Windows, um arquivo chamado pagefile.sys que é utilizado como "memória RAM reserva", isso é, ele será usado somente se você não tiver memória RAM o suficiente para rodar uma determinada aplicação.

A principal desvantagem da memória virtual, é que ela é absurdamente mais lenta do que a memória RAM, pois ela utiliza a velocidade do próprio SSD ou HD. Estamos falando de uma diferença de 500MB/s em um SSD para cerca de 10GB/s se tratando da velocidade de memórias RAM DDR3.

Se você tem 2GB de RAM no seu PC, o ideal é que você utilize um arquivo de memória virtual de até 1,5X o valor disso (ou seja, 3GB), sendo que valores acima disso não irão compensar a falta de memória RAM. Fora isso, quando um programa que está em primeiro plano, mas usando a memória virtual, ele ficará extremamente lento.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • GabrielLV alterou o título para Vale a pena aumentar a memória virtual em notebook com pouca RAM?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!