Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente adquiri um wc de 240mm (https://pt.deepcool.com/products/Cooling/cpuliquidcoolers/2021/13225.shtml) e possuo essa placa-mãe ( https://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=926 ) 
fiquei em duvida como conectar os cabos do mesmo no placa-mãe e como ligar o RGB dos fans e da bomba. 
Eu fiz a instalação conectando a bomba no CPU fan e os fans do radiador no syst_fan esta certo ? E as vezes quando a cpu chega a 74 graus o radiador começa a fazer barulho seria normal ? R7 5700x a 4,85 GHz 
os rgbs não consegui fazer funcionar pois não soube como ligar. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@dedoppg Tarde

Está aos contrários. 

A bomba do water cooler você instalar no SYS FAN da placa-mãe e os dois coolers da water cooler você liga no CPU FAN da placa-mãe.

Na BIOS da placa-mãe você coloca o SYS FAN para trabalhar em 100%.

Aqui eu coloquei um cabo Y para ligar as duas fans no CPU FAN.

D_NQ_NP_800257-CBT79792388935_102024-O.w

E para colocar o ARGB desse water cooler, como a sua placa-mãe possui essa função você pode ligar nela.

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, dedoppg disse:

@Edvaldo J. Frederico Do jeito que instalei a bomba no CPU fan ira estragar o wc ? pois deixei o CPU fan 100% e os system fans em 100% também 

Alguma bombas de water cooler precisam estar em 100% para funcionar, no meu PC fiz uma rampa junto com o processador e a temperatura está bacana.

E as fans trabalharem em 100% o tempo todo não acho uma boa porque, isso só vai gerar desgaste mais rápido nas fan e vai encher o gabinete com poeira mais rápido.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, dedoppg disse:

@Edvaldo J. Frederico é normal o processador fica em 74c ? não deveria ficar menos com o wc ?

Você não passou o modelo do seu gabinete.

Você pode ter o melhor air cooler ou water cooler que se o gabinete não ajudar a temperatura vai ser ruim.

Mais esse 74ºC é com o processador em die ou em full?

Se for em full está ótimo a temperatura, você deveria se preocupar se passar do 90ºC.

Aqui com water cooler de 240mm quando estresso o processador por muito tempo fica na média dos 85°C um núcleo ou outro.

A maior parte do tempo a temperatura fica entre 36ºC á 45º, e em jogos fica entre 45º a 55ºC.

Se quiser saber se o seu gabinete está atrapalhando deixe ele com a tampa lateral aberta.

Postado
9 horas atrás, dedoppg disse:

...instalação conectando a bomba no CPU fan e os fans do radiador no syst_fan esta certo ?

os rgbs não consegui fazer funcionar pois não soube como ligar. 

A placa-mãe BIOSTAR em dois conectores de LED, do padrão RGB 12V. Procure por um conector de 4 pinos, com um triângulo indicando o pino. Cuidado, pois se inverter queima os LED.

• 2 x 5050 LED Header

O WC já vem com cabos splitter para ligar os cabos de LED em apenas um conector de LED da placa-mãe  - é o cabo 12. Do manual:

RGB.jpg

A razão porque deve ligar os cabos dos fans do radiador no CPU_FAN e não a bomba, é que esse conector vem programado para controlar a rotação das fans - seja de air cooler ou de radiador de water cooler; em função a temperatura do CPU, variando conforme necessário.

Já a bomba deve manter rotação constante, então liga num SYS_FAN (se a placa-mãe não tem conector dedicado - CPU_OPT, CPU-PUMP, AIO_PUMP....) e no BIOS coloca para ficar em 100% ou Full Speed e usar como referência temperatura do CPU. Essa referencia é para a bomba ligar assim que o CPU ligar.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, dedoppg disse:

@1lokos posso ligar a bomba junto com outros fans ? Ou preciso de uma entrada separada pra ela ? 

Bom dia

Você está querendo ligar a bomba do WC unto com as fan do gabinete ou junto com a fan do WC?

Poder até pode, mais é bom ligar separado parar não força a entrada SYS FAN ou CPU FAN da placa-mãe.

Sua placa-mãe tem 2 SYS FAN, ligue os coolers do water cooler no CPU FAN, a bomba do WC no SYS FAN 1 e o restante dos outros cooler do gabinete no SYS FAN 2.

E o ARGB do WC você liga na placa-mãe.

b20180718.jpeg

Postado

27 minutos atrás, dedoppg disse:

... a minha placa-mãe fica com o system fan na parte de baixo, o cabo da bomba do WC é curto não vai chegar lá kkkk

Eita! Nesse caso - para evitar comprar mais cabos; justifica deixar a bomba ligada no CPU_FAN.

Mas precisa configurar os dois conectores usados (CPU_FAN e SYS_FAN) corretamente no BIOS:

O conector CPU_FAN - que voce disse que mudou para 100% de RPM (ou Full Speed), e já vem com a temperatura de referência a do CPU, está OK.

Mas precisa mudar o SYS_FAN para ficar do jeito que estava de fábrica para o CPU_FAN, com a rotação controladora por uma curva de fans - a que estava no CPU_FAN antes de mudar para 100%; e importante, selecionar o CPU como temperatura de referência para o conector.

Sem usar a temperatura de referência para o SYS_FAN a temperatura do CPU a bomba pode demorar a ligar e com isso o CPU da uma "cozinhada". 🔥

Acontece muito com usuários de placa-mãe Gigabyte (que acham que é tudo "plug-n-play"), que vem com o SYS_FAN ajustado para usar como referência a temperatura do SYSTEM1 (que é algum sensor da placa-mãe) e não do CPU, como isso a bomba fica esperando o SYSTEM1 esquentar, demora para ligar e o CPU superaquece.

Atenção que estamos falando da ligação dos cabos de alimentação das fans (ventoinhas) e da bomba, não confunda com os cabos de alimentação dos LED "frufru", que no seu caso é o padrão antigo e obsoleto RGB (12V, 4 pinos) e não ARGB (5V, 3 pinos) como mencionado acima, estes basta ligar como no esquema do manual, pois já vem com os "splitters" necessários.

• Curtir 1
Postado

@1lokos pra não precisar mexer em mais nada posso deixar tudo em 100% ?

Pois não sei como fazer essa parte 

"Mas precisa mudar o SYS_FAN para ficar do jeito que estava de fábrica para o CPU_FAN, com a rotação controladora por uma curva de fans - a que estava no CPU_FAN antes de mudar para 100%; e importante, selecionar o CPU como temperatura de referência para o conector."

• Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, dedoppg disse:

@1lokos pra não precisar mexer em mais nada posso deixar tudo em 100% ?

Pois não sei como fazer essa parte 

"Mas precisa mudar o SYS_FAN para ficar do jeito que estava de fábrica para o CPU_FAN, com a rotação controladora por uma curva de fans - a que estava no CPU_FAN antes de mudar para 100%; e importante, selecionar o CPU como temperatura de referência para o conector."

Creio que a criação de perfil das fans seja igual para todas placa de biostar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...