Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

eu gostaria de criar um disco para boot e instalação da nova versão do Mint Cinnamon, a Xia, e que esse disco contenha, também, os dados, documentos, arquivos, appimages etc., tudo o que está em na pasta "home" desse usuário (e que não estiver oculto).

Para isso zerei um SSD de 1TB e criei 2 partições primárias nele. A primeira chamei de SSD1 e tem aprox. 64GB. A outra nomeei como SSD2 e tem o resto de espaço (aprox. 870GB). Estou conectado esse SSD ao PC através de um adaptador SATA->USB. Já testei e, se eu aceitar que o SSD inteiro seja instalador, o PC boota normalmente a partir desse SSD, como se fosse um pendrive.

Baixei a ISO da última versão e estou tentando criar esse disco usando uma aplicação do próprio Mint Cinnamon, "Gravador de imagem USB" para gravar na SSD1 (deixando a SSD2 livre para conter o backup dos arquivos de usuário). Mas essa aplicação só aceita gravar a ISO no SSD se zerá-lo.

Será que tem um criador de disco bootável que aceite gravar o instalador em apenas uma partição do disco de instalação, deixando a outra intacta? 

• 1 ano depois...
Postado
Em 17/01/2025 às 18:49, Renato Lazzari disse:

Será que tem um criador de disco bootável que aceite gravar o instalador em apenas uma partição do disco de instalação, deixando a outra intacta? 

Eu sempre uso dois HDs, então quando eu quero instalar um Sistema Operacional ou atualizar, eu retiro o cabo do HD que vai servir pra guardar arquivos diversos. Assim evita confusão de gravar no HD dos arquivos coisas relacionadas ao boot ou kernel do linux.

Mas antes, quando HD era caro. Eu criava uma partição e deixava a outra sem formatar assim o sistema só reconhece o pedaço do HD que você selecionou pra fazer a instalação.

Depois, com o sistema instalado aí formata pra poder receber os arquivos

Uma outra opção, é na hora da instalação selecionar a partição principal como "/" (raiz) e colocar a pasta /home na partição secundária. Assim o sistema terá que fazer a montagem das duas automaticamente com os comandos já prontos no /etc/fstab. Dessa forma até os arquivos ocultos das preferências do usuário serão instalados na partição secundária.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...