Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha placa-mãe emite um apito contínuo quando o processador ultrapassa 100ºC, geralmente ao renderizar projetos 3D, que eu faço diariamente e as vezes deixo a madrugada fazendo. O apito só para quando o render termina e a temperatura volta ao normal. Segue vídeo: 

Já limpei o PC todo, principalmente cooler e ventoinhas, já troquei pasta térmica, já deixei o gabinete aberto para melhorar o fluxo de ar, mas o tal do apito continua.

Esse apito é realmente um aviso de superaquecimento? 100º está fora do normal para esse processador? (Obs.: Sem renderizar, o processador fica na casa dos 50º). Se for mesmo necessário reduzir a temperatura, o que posso fazer? Se não for preciso melhorar a ventilação, como posso desativar esse aviso sonoro?

Obs.: Recentemente troquei a placa-mãe e o problema começou com essa que estou agora. Antigamente eu tinha uma Gigabyte GA-B75M-D3H e não tinha esse apito, mesmo com CPU alcançando 100º. Mas ela queimou e troquei por uma Itautec ST 4273 usada, a única compatível que achei no mercado. Daí começaram os apitos.

• Placa-mãe Itautec ST 4273
  • Processador Intel Core i7 3770
  • Ram CORSAIR VENGEANCE 2x8GB 1600MHZ
  • Vídeo EVGA GeForce GTX 1050 TI
  • SSD CRUCIAL M4 128GB
  • HD SEAGATE BARRACUDA 1TB SATA 3
  • Fonte CORSAIR GS600
  • Gabinete COOLERMASTER ELITE 431
Postado
12 minutos atrás, Banunin disse:

@lucasgarcia.lg Até quanto?

Sinceramente, preciso ir no mais barato que tiver entre os decentes, rs.

Sei que não adianta pagar barato e pegar qualquer porcaria que não vai resolver, mas não tô podendo muito agora, então vou no limite do custo-benefício...

8 minutos atrás, Kauanuidsi disse:

Mano você já abaixou a porcentagem lá nas opções de energia 

Não sabia que isso existia, kkkk. Valeu amigo! Fucei lá e alterei a capacidade máxima do processador pra 90%, resolveu na hora, impressionante. Agora a temperatura não passa dos 97º e o apito parou.

2025_01_21_-23_15_23_-000120.png.8a43ac1d0e1788c7e1262ef50fa5c7ad.png

De qualquer forma, sei que estou perdendo desempenho por isso (renders ficam um pouco mais lentos) então vou atrás de melhorar esse cooler de qualquer forma, seguindo a recomendação do @Banunin.

Postado
32 minutos atrás, Banunin disse:

@lucasgarcia.lg Rise Mode Gamer G700, esse 2 duas fans e aceita processadores até 130W, e dizem que resfria muito bem, só tem esse led azul, espero que não se importe, de uma olhada em outros coolers da Rise Mode na kabum, talvez se interesse por outro.

Valeu, vou nele mesmo! Dei uma olhada em outros aqui e esse foi o que mais me interessou também, com um preço ótimo. Não me importo com o LED azul não. Vai virar um carnaval junto com o verde do gabinete, mas a essa altura, nessa idade que o PC tem, já não ligo mais pra isso haha.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, seguindo a recomendação do @Banunin, comprei o air cooler G700. Porém nunca tive cooler de torre antes e não me atentei ao espaço que ele ocuparia kkkk. O problema é que eu tenho 4 pentes de RAM (até escrevi errado no post inicial, achei que tinha 2x8GB mas são 4x4GB). E os dois primeiros slots ficam totalmente obstruídos pelo cooler. Talvez seja uma pergunta besta rs, mas tem algo que dê pra fazer? Consigo inverter o sentido das ventoinhas e deixar o cooler virado pro outro lado, por exemplo? Ou será que é melhor devolver esse produto à loja e comprar outro modelo que caiba nessa minha configuração?

20250127_212514.thumb.jpg.ea582044910bf8263011589718b52b7a.jpg

Também gostaria de sugestões sobre o fluxo de ar no gabinete, pfv. Além do cooler, tenho 3 fans de 120mm. Hoje está uma na frente, puxando o ar, uma no topo jogando o ar pra fora, e uma atrás, também jogando para fora. É o melhor fluxo mesmo?

Postado

Tente inverter o cooler, compare as temperaturas da forma que está, depois inverta ele e veja as temperaturas. Sobre as fans seria legal na frente puxando se de fora pra dentro e uma lateral para tirar esse ar que se soma com o que sai do cooler.

Postado
1 minuto atrás, Banunin disse:

Tente inverter o cooler, compare as temperaturas da forma que está, depois inverta ele e veja as temperaturas. Sobre as fans seria legal na frente puxando se de fora pra dentro e uma lateral para tirar esse ar que se soma com o que sai do cooler.

Ok! Mas inverter o cooler não seria apenas instalar em outro sentido, mas desmontá-lo e inverter as ventoinhas individualmente, certo? Penso que se eu apenas instalar em outro sentido, as ventoinhas dele continuarão puxando ar ao invés de empurrar, e isso no fundo do gabinete não seria o ideal (até porque tenho outra FAN jogando ar para fora e iria conflitar). Faz sentido?

Postado
4 minutos atrás, Banunin disse:

Somente trocar o sentido, a questão é para ver se o fluxo vai ficar comprometido, faça testes, talvez consiga colocar 4 pentes de ram

Beleza! Fazendo isso, faz sentido deixar o fluxo do gabinete assim?

WhatsAppImage2025-01-28at12_47_51.thumb.jpeg.6c243f253f8c040ba69313d3929e1e5f.jpeg

Postado

Desse jeito parece bom, mas precisa ser testado em situações que o processador esquenta, o intuito aqui era só inverter a posição do cooler para ver se ia caber mais memória 

Postado

Passando pra deixar o feedback das soluções, após testar aqui: Deu certo!

Testei várias situações aqui e a que resfriou melhor foi: Mudar a posição de um dos FANs do cooler (removi da direita e passei pra esquerda, sem mudar o sentido do ar); 1 FAN na frente e 1 na lateral jogando ar pra dentro; e 1 FAN no topo/fundo jogando o ar para fora. Ficou assim:

WhatsAppImage2025-01-29at00_04_13.thumb.jpeg.0a9c2b4f1d215d82ba4f0e978b81d613.jpeg

Desculpa o ângulo ruim, só lembrei de tirar foto depois de fechar tudo e colocar o gabinete no lugar. Dá muito trabalho abrir de novo kkkk.

Agora o processador não passa de 40º em uso normal, e ao renderizar não passa de 65º. Tô bastante satisfeito.

Obrigado demais pela ajuda, @Banunin!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!