Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

oi pessoal

comprei ano passado um pc em loja online (kabum) e ele veio com a config

Ryzen 7 5700x

ASUS tuf gaming b550m plus

Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8) DDR4

RTX 3060

watercooler msi mag coreliquid m240

windows 11

no gerenciador de tarefas aparece escrito que a velocidade tá 4.2ghz, as vezes bate até 4.5 no cod warzone

e ele tá esquentando um bocado (75, 80 graus)

quando comprei, comprei com atualização de BIOS pra justamente garantir que ia rodar o r7
quero o PC rodando stock, ou seja, a 3.2ghz no máximo. talvez até menos
como vejo isso na BIOS? alguém pode ajudar?ImagemdoWhatsAppde2025-01-28(s)09_20.43_8defe7c6.jpg.c3078edcf321458040dd207029839dbd.jpg

eu não quero nada de OC no meu computador, quero tudo rodando na velocidade aceita de fabrica, essa eh a ideia

Postado

Bom dia!

Se a temperatura está abaixo dos 90º então está normal, processadores com X tem essa característica, eles aumentam o desempenho até o limite térmico, dependendo do cooler vai ter mais desempenho. E a sua placa-mãe aparentemente aguenta isso bem.

Eu não me preocuparia com isso.

voce pode limitar o consumo pelo PBO, mas não achei um guia que seja fácil.

Postado
agora, Conrado Azevedo disse:

Ryzen 7 5700

O 5700 (sem o X) esquenta menos. Porém, ele é um 5700G que deu defeito no iGPU, então ele tem algumas coisas menos que o 5700X, como menos memória cache e PCI Express 3.0, que é metade da largura de banda do 4.0.

Um WC240 deve dar conta sim do 5700X, mesmo os mais básicos.

• Membro VIP
Postado

O Ryzen 7 5700x chega por padrão até 4.6ghz, então com ele em 4.5ghz ainda nem chegou no máximo. Seu processador não está com nenhum tipo de overclock.

Essa temperatura alta pode indicar má instalação do water cooler ou gabinete com pouca ventilação. A bomba do water cooler precisa estar configurada em 100%.

Postado

Esta normal, o clock base deste CPU é 3,4Ghz, mas o Boost pode atingir ~4.5GHz quando em uso mais intensivo, como no Warzone, ou   renderizando um vídeo...

Não a razão para capar o clock do Boost, a temperatura limite do CPU é 90 graus.

Na faixa de 70-80 graus é OK, mas se é mais um dos que tem neuras com isso, melhore a refrigeração.

Um detalhe importante é o gabinete - que voce não informou qual é; tem gabinetes tão ruins que são responsáveis por até 15-20 graus a mais na temperatura do CPU.

• Curtir 1
Postado

@Rodrigo J Polette

16 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

O 5700 (sem o X) esquenta menos. Porém, ele é um 5700G que deu defeito no iGPU, então ele tem algumas coisas menos que o 5700X, como menos memória cache e PCI Express 3.0, que é metade da largura de banda do 4.0.

Um WC240 deve dar conta sim do 5700X, mesmo os mais básicos.

caraca, não sabia de nada disso. valeu mesmo

9 minutos atrás, Pedroou disse:

O Ryzen 7 5700x chega por padrão até 4.6ghz, então com ele em 4.5ghz ainda nem chegou no máximo. Seu processador não está com nenhum tipo de overclock.

Essa temperatura alta pode indicar má instalação do water cooler ou gabinete com pouca ventilação. A bomba do water cooler precisa estar configurada em 100%.

beleza, vou ver onde altera a bomba do WC e se não rolar, vou ver a ventilação do gabinete. Obrigado pela resposta

A preocupação é aquela velha história de que se as peças rodam acima da capacidade, tem quem diga que a longo prazo estraga, e quem diga que não há provas disso, e quem diga que depende do caso, enfim
Muito obrigado pela resposta

6 minutos atrás, 1lokos disse:

Esta normal, o clock base deste CPU é 3,4Ghz, mas o Boost pode atingir ~4.5GHz quando em uso mais intensivo, como no Warzone, ou   renderizando um vídeo...

Não a razão para capar o clock do Boost, a temperatura limite do CPU é 90 graus.

Na faixa de 70-80 graus é OK, mas se é mais um dos que tem neuras com isso, melhore a refrigeração.

Um detalhe importante é o gabinete - que voce não informou qual é; tem gabinetes tão ruins que são responsáveis por até 15-20 graus a mais na temperatura do CPU.

é que meu cômodo é meio quente, então eu ficaria confortável em usar uma temperatura mais baixa

o meu gabinete é um Aigo DarkFlash Phantom
Dimensões:    16,5 "x 8,7" x 21,7"

Esse gabinete eu tô usando de outra config que tinha, e nela não precisava de ventoinhas porque nada esquentava direito nesse gabinete
Pelo feedback de vcs, vou ter que botar fans na frente e atrás, igual na imagem do próprio gabinete, certo?

image.png.ecd1948a0b0ab2e3c4d0f8735a050d1c.png

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Conrado Azevedo disse:

o meu gabinete é um Aigo DarkFlash Phantom

Se tirar esse vidro frontal é capaz de cair uns 10 ºC na temperatura do processador.

Se seu water cooler está instalado no topo, apenas 2 ou 3 fans na frente deve ser suficiente.

Postado
54 minutos atrás, Conrado Azevedo disse:

quero o PC rodando stock, ou seja, a 3.2ghz no máximo. talvez até menos

Overclock popularmente é quando você força o produto a trabalhar em frequência acima do que o modelo oferece por padrão.

Este 4.5GHz que você cita no Warzone não é OC, e sim o boost de clock (empurrão de frequência), que é algo que permite mais desempenho em momentos específicos, e vou ser sincero, você não irá querer que fique o processador limitado a 3.2GHz.

Se a questão é temperatura, talvez seja melhor revisar o fluxo de ar no gabinete e a instalação do watercooler por descarrego de consciência. Também tenho um 5700X, porém com um aircooler que no início também ficava incomodado com as temperaturas (afinal, CPU novo, expectativa alta), mas até hoje nunca deu problema por causa disto, tanto que faz uns 2 anos que nem monitoro a temperatura.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...