Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um gabinete Montech Air 100 argb que já vem com 4 fans, queria colocar mais 2 em cima, porém minha placa-mãe é uma b450m ds3h V2 e ela só tem um Sys_fan (e um CPU fan), o Air cooler tá no CPU fan, e as outras quatro estão num splitter que divide de quatro pra um, porém não achei na internet um splitter de 6 pra 1 e acho que por questão de energia, não é recomendado...

A solução seria uma controladora, certo? 

O gabinete em si já tem uma controladora já toda configurada, mas ela é só pra entradas argb, não tem lugar pra por os pwm, então minha dúvida é se uma controladora igual essa da foto poderia resolver meu problema, aí eu desconectava o splitter original, colocava as fans existentes e as novas nessa nova controladora e além de alimentar com o sata, colocava o cabo da controladora no sysfan (se for preciso) 

O que acredito que funcionaria seria todos os pwm numa controladora e todos os argb em outra né? 

Alguém consegue me dar uma luz de ideia com isso?Screenshot_2025-01-28-08-31-15-645_com.shopee_br.thumb.jpg.df5a1c11befd7850aa8687e9b0395c7a.jpg

Postado

Use HUB PWM ou controladora de LED com HUB PWM integrado expandindo o SYS_FAN para até 9, 10 fans, que serão alimentados pela fonte, não sobrecarregando o conector da placa-mãe, o que ocorreria se existisse splitter com 6 pontas., ou se ligar mais de um em série.

Essa controladora KBM (Kabum) tem conectores PWM para até 9 fans e conectores de LED ARGB (5V, 3 pinos) para os LED de 9 fans.

Controladora ARGB/PWM - R$ 41,99

A ligação do cabo PWM da controladora/HUB com o SYS_FAN da placa-mãe é usada apenas para controlar a rotação dos fans - como se fossem um só; e monitorar a rotação do fan conectado no FAN1 da controladora.

E se os fans tem LED ARGB o cabo de sincronia da controladora com um conector ARGB da placa-mãe permite o controle do "frufru" por software. Não é o caso da B450M DS3H que não tem conector ARGB, se tiver fan com o obsoleto LED RGB (12V), use a controladora RGB (12v, 4 pinos) da Rise mode.

Controladora RGB HUB PWM - R$ 34,99

• Compatível com todos os Fans padrão RGB 4p 12v

51 minutos atrás, The_TurnipHead disse:

... 4 fans, queria colocar mais 2 em cima ... o Air cooler tá no CPU fan

Do ponto de vista prático quando usa air cooler no CPU é errado colocar 2 ou 3 fans no topo do gabinete, as fans na frente do fan do air cooler simplesmente vão roubar ar fresco que entra pela frente da fan do air cooler. Teste da NZXT confirmando. Não é boa ideia gastar dinheiro com isso. Mas se acha que fica "bonito" coloque como recomendado pela Noctua, enviando ar para o fan do air cooler.

Gabinete com airflow otimizado para air cooler no CPU. Um fan no topo, perto do fundo extrai ar quente do VRM.

Airflow-optimized-AC.jpg

Postado

@1lokos seguindo tudo o que você disse, acho melhor deixar quieto mesmo a questão das fans por causa do fluxo de ar 

Muito obrigado amigo

@1lokos eu pensava mais na questão de por mais fans por causa da placa de vídeo que eu tô de olho 

Tô entre a 4060 e a 6750xt, a 4060 ainda é de boa e tranquila, mas caso eu pegasse uma 6750xt, ela tem 250w, ela esquenta pra caramba, precisaria resfriar o máximo que pudesse 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!