Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

preciso de uma ajuda de quem entende mais. não muito tempo atrás ganhei uma 3080 da galax de um amigo meu, ele tinha comprado uma 3080 ti da zotac e me passou essa da galax. ele mesmo me disse que havia trocado a pasta térmica para uma não muito boa na época, disse também que os thermal pads da placa já estavam rachados, acho que secos sabe? e em todo jogo que eu jogo ela tá batendo 85° as vezes até 88°, sempre jogando em 2k e geralmente com tudo no ultra. meu processador é um Ryzen 7 5700X3D. eu logo logo vou abrir a placa e trocar a pasta térmica dela por uma boa, também irei trocar os thermal pads, mas ainda assim era suposto estar batendo +85° em todo e qualquer jogo que eu vá jogar, mesmo estando em 2k?

a seguir uma foto do meu airflow, acham que está impactando muito na temperatura da placa? 

setas azuis: puxando ar pra dentro.

setas vermelhas: tirando o ar pra fora.

me dêem algumas dicas, por favor!!

IMG-20250131-WA0015.jpg

• amido de milho alterou o título para airflow correto? quero dicas.
Postado

Normalmente entra ar pela frente e por baixo e sai por trás e por cima.

No CPU está tendo um problema, pois uma empurra de encontro com a outra nos fundos do gabinete.

Como o colega disse, tem que inverter mesmo, todas menos a do CPU, que deve soprar de frente para trás.

Tem esse tópico também.

Postado
3 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Normalmente entra ar pela frente e por baixo e sai por trás e por cima.

No CPU está tendo um problema, pois uma empurra de encontro com a outra nos fundos do gabinete.

Como o colega disse, tem que inverter mesmo, todas menos a do CPU, que deve soprar de frente para trás.

@Rodrigo J Polette então no caso eu devo inverter as debaixo pra jogar ar e as laterais também, aí deixo as de cima e a sozinha da lateral jogando pra fora?

• Curtir 2
Postado

Esse air cooler também esta invertido? Ou seja soprando na mesma direção do cooler traseiro, pois se não estiver não esta otimizado.

Do jeito que colocou esta bem anti-convencional, não diria errado, mas esta com pressão negativa, pois tem mais saída do que entrada de ar, o facilitar acumular poeira - vai entrar por qualquer fresta que o gabinete tenha.

Para ver se melhora teria que testar com entrada pelo lado direito e por baixo  e por trás e por cima, mas nesse caso 2 dos 3 fans no topo estarão prejudicando os fans do air cooler, teria que colocar os dois primeiros como entrada, como recomendado pela Noctua:

Nocua-airflow.png

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado
8 minutos atrás, 1lokos disse:

Esse air cooler também esta invertido? Ou seja soprando na mesma direção do cooler traseiro, pois se não estiver não esta otimizado.

Do jeito que colocou esta bem anti-convencional, não diria errado, mas esta com pressão negativa, pois tem mais saída do que entrada de ar, o facilitar acumular poeira - vai entrar por qualquer fresta que o gabinete tenha.

Para ver se melhora teria que testar com entrada pelo lado direito e por baixo  e por trás e por cima, mas nesse caso 2 dos 3 fans no topo estarão prejudicando os fans do air cooler, teria que colocar os dois primeiros como entrada, como recomendado pela Noctua:

Nocua-airflow.png

@1lokos parando pra pensar agora, realmente meu flow tá todo errado, é a minha primeira vez montando o pc, montei ele tem 2 dias. a fan traseira está puxando o ar pra dentro enquanto as fans do air cooler puxam da frente e jogam na mesma direção que o ar da ventoinha de trás que era pra entrar ar. que bagunça é essa que eu fiz, por isso a placa tá batendo +85° graus. o ideal nesse caso sem que eu tenha que desmontar todo o pc seria botar a ventoinha de trás para jogar pra fora, as debaixo puxando para a placa de vídeo, as da laterais também puxando pra dentro, e na parte de cima as duas da frente puxando e a última lá de trás jogando pra fura, puxando assim o ar do air cooler. é isso? ficou meio confuso mas acho que dá pra entender 

@1lokos fiz essa imagem só pra desencargo e pra ter certeza. então o correto seria esse?

vermelho: vão puxar o ar do gabinete (exaustores)

azul: vão puxar o ar para dentro do gabinete.

IMG-20250131-WA0030.jpg

• Batata Defumada alterou o título para RTX 3080 com altas temperaturas em jogos, como melhorar o air flow do gabinete?
Postado

@amido de milho Os coolers estão montados de forma incorretas.
Questão de física, ar quente é menos denso, assim tende a subir.

A montagem mais correta que vejo pro seu gabinete é:
- TOPO e TRASEIRA: Todos direcionados para fora.
- LATERAL: De cima para baixo - O primeiro direcionado para fora e os demais direcionados para dentro

- DEBAIXO: Todos direcionados para dentro.

Com isso, você tem um equilibrio de pressão no interior do Gabinete.

• Solução
Postado
13 horas atrás, Shelby_ disse:

A montagem mais correta que vejo pro seu gabinete é:
- TOPO e TRASEIRA: Todos direcionados para fora.

O detalhe é que esta usando air cooler no CPU, nesse caso com os dois fans no topo mais para a frente direcionados para fora estarão puxando para fora parte do ar fresco que entra pela lateral antes deste ar chegar no fan do air cooler, diminuindo a sua eficiência.

Vide teste da NZXT e o que recomenda a Noctua (acima) para seus air coolers. Convenhamos, estes fabricantes devem ter mais autoridade no assunto que o "popular wisdom". 😉

NZXT-H6.jpg

"Ventiladores adicionais (no teto) podem resultar em fluxo de ar reduzido para os coolers de ar de torre, resultando em temperaturas gerais mais altas da CPU."

Mr. Matt Lee:

Mr-Matt-Lee-aiflow-tower-cooler.jpg

@amido de milho

Como voce já tem os fans, faça testes, coloque os do lado direito e embaixo como admissão de ar, e o traseiro e os superiores como exaustão e observe o quanto melhora da temperatura da GPU, se ficar satisfeito com o resultado deixe assim mesmo, mesmo que aumente uns 2 graus na temperatura do CPU, se não for um i7, i9 não faz diferença.

Já vi teste com gabinete aquário em que colocando os fans debaixo da GPU como exaustores baixaram a temperatura dela em 1 grau relativo aos mesmos fans admitindo ar.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...