Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um processador AMD Ryzen 5 5600G com placa de vídeo integrada

, recentemente saiu um jogo que tem gráficos meio pesados, mais especificamente Marvel Spider Man 2, e quando eu jogo esse jogo eu boto todos os gráficos no mínimo, resolução e tudo mais para rodar, e daí o jogo funciona, roda a uns 40 FPS constante, mas eu percebi que a GPU fica com 100% de uso no gerenciador de tarefas o tempo inteiro e que em questão de 3 minutos ou menos a temperatura sobe pra 75+ chegando até 80, 81... isso é normal? Detalhe que o jogo tem como requerimento mínimo de RAM como 16GB, mas eu tenho 16GB com 4GB alocados pra placa de Vídeo e sempre alguma porção sendo utilizada pra outras coisas como é o padrão, fazendo com que a memória RAM também fique com 100% de uso praticamente o tempo inteiro.

(Detalhe, parei de jogar e desinstalei o jogo já que não vou jogar pra não correr riscos de esquentar demais)

Eu não sei essas informações são sobre a placa de vídeo integrada, mas se for espero que ajude a prover mais informações, também vou colocar aqui os requerimentos minimos do jogo

image.png.d5aebdd7940b446415c530949b737b39.png

image.png.71ceac5928187c336832c6c3ab00491f.png

Postado

Queria ter a coragem que tem para rodar (tentar) nessa APU, é normal que pareça um avião sua APU.😂

Parece que vai voar, isso é normal, de acordo com AMD vai até 95 graus

Postado

Uso um 5600g também você usa o cooler box da AMD? Pasta térmica de qualidade?, a temperatura não está fora da média se for assim, jogo bastante dmc 5 e Elde ring e não sai dos 74 c (uso o cooler box)

.dica realoque apenas 2 gb para a placa integrada já testei e não senti diferença, como é um jogo novo é normal esse uso de ram nesse caso não tem jeito mesmo.

Postado

51 minutos atrás, Banunin disse:

Queria ter a coragem que tem para rodar (tentar) nessa APU, é normal que pareça um avião sua APU.😂

Parece que vai voar, isso é normal, de acordo com AMD vai até 95 graus

Ah, mas como assim ter coragem? Já que disse que é normal? Então só pra confimar pra garantir que não entendí errado, aquela temperatura é normal pra APU? eu coloquei pasta térmica a um tempo atrás, mas já faz um bom tempo, logo depois de fechar o Spider-Man 2 eu estava escutando um barulinho quando eu botava a cabeça perto do gabinete, como se fosse algo muito quente (não era barulhinhodo ventilador girando)

51 minutos atrás, ckaio_00 disse:

Uso um 5600g também você usa o cooler box da AMD? Pasta térmica de qualidade?, a temperatura não está fora da média se for assim, jogo bastante dmc 5 e Elde ring e não sai dos 74 c (uso o cooler box)

.dica realoque apenas 2 gb para a placa integrada já testei e não senti diferença, como é um jogo novo é normal esse uso de ram nesse caso não tem jeito mesmo.

Desculpa, sou leigo pra hardware, mas o cooler támbém pode ser referido como fonte? Já que também tem um ventiladorzinho? No caso a minha fonte é essa.image.png.05a9de4d2c26f1d2a36181f09eeed1f8.png

Postado
3 minutos atrás, DamageMaximo disse:

Ah, mas como assim ter coragem? Já que disse que é normal? Então só pra confimar pra garantir que não entendí errado, aquela temperatura é normal pra APU? eu coloquei pasta térmica a um tempo atrás, mas já faz um bom tempo, logo depois de fechar o Spider-Man 2 eu estava escutando um barulinho quando eu botava a cabeça perto do gabinete, como se fosse algo muito quente (não era barulhinhodo ventilador girando)

Calma, não é sobre temperatura, e sim sobre que seu PC não tem placa de vídeo que chegue perto dos requisitos, GTX 1650 é MUITO longe do vega 7, então parece que vai voar e fazer uma barulheira é normal

Postado

Banunin, ah, entendi.

8 minutos atrás, ToCoriza disse:

@DamageMaximo Air cooler do processador

Ah sim, tem um no processador sim, só não me lembro qual e nem encontro a caixa que normalmente guardo pra momentos assim

Postado
7 minutos atrás, ToCoriza disse:

@DamageMaximo compra um melhor

Eu estava aqui procurando, você tem alguma sugestão de um air cooler bastante competente? Pra eu ter uma noção de preço também, já que não sei qual é o preço médio de um air cooler de ultima geração e um normal

Postado
37 minutos atrás, DamageMaximo disse:

Desculpa, sou leigo pra hardware, mas o cooler támbém pode ser referido como fonte? Já que também tem um ventiladorzinho? No caso a minha fonte é essa.

Eu que peço perdão por não ter sido claro, pergunto se você usa o cooler box que já vem junto com o processador,

esse da imagem, se sim é normal chegar nessa temperatura, se você quiser jogar alguns jogos é possível sim, mas recomendo trocar assim que você puder para prolongar a vida útil dos componentes, seria uma preocupação esta chegando nos 95 ou próximo mas mesmo não chegando a isso recomendo procurar um air cooler legal. image.png.ee39347d284d472ecc62cca1b3572da8.png

• Moderador
Postado

@DamageMaximo, boa noite!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
A temperatura está excelente e não há nada a ser feito. Recomendo monitorar pelo HWinfo64. Passando de 90 °C que recomendo considerar troca do dissipador. Não é necessário trocar o dissipador do seu processador.

16 minutos atrás, DamageMaximo disse:

Um da melhor qualidade de ultima geração você quer dizer?

Realisticamente não vai fazer diferença comprar algo mais caro que um Deepcool AG400 ou AK400 a menos que esteja usando um gabinete muito ruim de fluxo de ar, e há opções com desempenho muito similar a eles nessa faixa mencionada pelo colega acima. Repetindo, você não precisa se preocupar com refrigeração nem trocar o seu dissipador no momento.
O ganho de longevidade mencionado mantendo abaixo de 80 °C talvez seja de 1 ou 2 anos sobre 30 anos de uso. Basta lembrar que há notebooks na faixa dos 10 anos que ainda funcionam 100% e rodam a 100 °C dependendo da aplicação, e a enorme quantidade de processadores usados antigos vindo de sistemas integrados (computadores DELL, Lenovo, IBM, Positivo...), que provavelmente nunca viram manutenção em seu tempo de uso e por tempo significativo funcionaram em temperaturas "altas", apenas para a placa-mãe ter defeito e não o processador. Recomendo esta entrevista com um engenheiro da Intel, em que ele basicamente diz que se está abaixo do limite é porquê você tem mais pra extrair em overclock:

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@DamageMaximo, não danificou e não vai fazer diferença na longevidade. A loteria do silício, que basicamente é o fato de cada unidade específica ser diferente igual nossas digitais dos dedos, define mais a longevidade que usar ele a 70 °C ou a 90 °C. Processador é a peça mais longeva do computador de longe. Geralmente se fala de manter o processador na faixa dos 70, isso vem de que quanto menor a temperatura máxima menos desgaste ocorre no processador. Até onde eu saiba, não existem estudos científicos sobre, e nem seriam muito conclusivos a menos que tenham 100% de falha em várias iterações com temperaturas altas por causa da já mencionada loteria do silício, e mesmo assim demoraria muito.
O único dado concreto que temos quanto a isso é o limite de temperatura da fabricante, 95 °C para AMD Ryzen, e 100 °C para Intel Core. Um fator que, realmente, causa redução da longevidade e degradação de desempenho, é uso de tensão muito alta em overclock.

Postado

Para saber se alguma coisa pode se melhorada é preciso que informe:

Esta usando o cooler de CPU AMD que veio junto com o Ryzen 5600G ou comprou um cooler a parte, se sim, qual marca e modelo.

Qual o modelo do seu gabinete, tem fans (ventoinhas) no gabinete circulando ar?

Postado

@1lokos Ah eu não lembrava que vinha um cooler junto com a CPU, isso responde a minha confusão em relação ao cooler já que eu não tinha comprado outro, sim é a mesma que veio com a CPU, não é um cooler a parte, e o gabinete não tem ventoinhas infelizmente

Postado
Em 31/01/2025 às 22:37, ckaio_00 disse:

Eu que peço perdão por não ter sido claro, pergunto se você usa o cooler box que já vem junto com o processador,

esse da imagem, se sim é normal chegar nessa temperatura, se você quiser jogar alguns jogos é possível sim, mas recomendo trocar assim que você puder para prolongar a vida útil dos componentes, seria uma preocupação esta chegando nos 95 ou próximo mas mesmo não chegando a isso recomendo procurar um air cooler legal. image.png.ee39347d284d472ecc62cca1b3572da8.png

Vocês estão ficando tudo maluco , essa Apu que vem no processador é  no máximo pra jogar damas , coloca uma rx 580 8 gb de Vram que custa baratinho uma usada mesmo que você vai ver a diferença 

Postado
24 minutos atrás, Paulo nariz disse:

coloca uma rx 580 8 gb de Vram que custa baratinho 

?????

18 minutos atrás, 1lokos disse:

A questão é que tem 99 vídeos no YT dizendo que os Ryzen  APU "rodam tudo"... 😜  

99 é só na primeira pagina, conheço uns ai que só de falar... Vega 7 é a GT1030 da atualidade 

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Mr. Caio Augusto alterou o título para É normal o AMD Ryzen 5 5600G chegar a 81 °C em jogos?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...