Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos. Longevidade em um sistema sempre será uma característica desejável quando se pensa na escolha das peças. Afinal, com tamanho valor investido, o mínimo que se espera do hardware é que ele atenda as necessidades do usuário pelo maior tempo possível.

 

O coração de todo computador é a placa-mãe, com base nela teremos todo o suporte em tecnologias como: portas de expansão e conectividade; slots de memória e tipo de DDR; construção de fases; gerenciamento de energia; CPUs suportados; capacidade de overclock; entre outros recursos.

 

O LGA 775 por exemplo ofereceu suporte desde as memórias DDR até as DDR3. CPUs single-core foram os primeiros suportados e no fim da vida do soquete deram lugar aos primeiros quad-core da família Core 2 Quad. Por outro lado, quem optou pelo chipset X370 no início da plataforma AM4 teve a possibilidade de migrar para um Ryzen da série 5000 no fim da vida do soquete usando a mesma placa-mãe.

 

Levando isso em consideração, na opinião de vocês, qual foi o soquete que melhor representou a ideia de longevidade até o presente momento?

 

Enxergam nas plataformas atuais da Intel e AMD essa mesma aura longeva que soquetes anteriores tiveram?

Postado

o socket mais longevo é o am4, foi lançado em 2016 e ainda n saiu de linha, o segundo mais duradouro foi o 370 com apenas 5 anos de vida (1999-2004). creio q como as tecnologias estão evoluindo exponencialmente, muito dificilmente alguma outra linha vai durar tanto qnt am4. intel nem tem como colocar nessa questão dos atuais porque eles mudam socket o tempo todo desnecessariamente

  • Curtir 1
Postado

As 775 começaram em 2003 e terminou lá pra 2013, onde foram lançados uns Pentium e celerons requentados de outros core 2 duo. 

Já o AM4 (2016-2024)não teve essa de lançar só pra "cumprir tabela", e sim para realmente continuar novos processadores úteis, ela não vai lançar novos processadores para AM4, então na teoria já está morto, mas vai ser usados muitos e muito mais anos, mesmo não lançando processadores novos, e os já existentes vão continuar sendo fabricados e vendidos, não é à toa que vemos Ryzen 3 antigos vendidos até hoje, como novos 

  • Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, Banunin disse:

As 775 começaram em 2003 e terminou lá pra 2013, onde foram lançados uns Pentium e celerons requentados de outros core 2 duo. 

 

Curiosamente o último soquete que podemos chamar de longevo na Intel foi o LGA 775, o surgimento dele coincide bem na época em que a AMD dominava o mercado com a linha Athlon. O posto de dominância que a Intel conquistou nos anos seguintes começou a ser pavimentado com o lançamento da família Core 2 Duo nesse soquete. Eram processadores ótimos para a época e entregaram um desempenho avassalador em comparação com a linha Pentium que costumava ser o carro-chefe da empresa.

 

Considere também o investimento conturbado que a AMD fez na compra da ATI, que veio a quase falir a empresa nesse período. Com a sua principal concorrente fragilizada, o lançamento da linha Core i3 i5 i7 foi a cartada final que estabeleceu a Intel como dominante no segmento.

 

48 minutos atrás, G4R0D disse:

intel nem tem como colocar nessa questão dos atuais porque eles mudam socket o tempo todo desnecessariamente

 

Como não havia mais aquela forte concorrência, acredito que partiu daí a estratégia de lançar novos soquetes num curto período de tempo, forçando os consumidores a trocarem seu hardware com mais frequência e aumentando as margens de lucro da empresa.

 

37 minutos atrás, Banunin disse:

Já o AM4 (2016-2024)não teve essa de lançar só pra "cumprir tabela", e sim para realmente continuar novos processadores úteis

 

Eu diria que isso se tornou no calcanhar de Aquiles da Intel nos anos mais recentes, já que não conseguiram focar em um soquete único e desenvolve-lo ao máximo, da mesma forma que a AMD foi capaz com a plataforma AM4.

 

48 minutos atrás, G4R0D disse:

creio q como as tecnologias estão evoluindo exponencialmente, muito dificilmente alguma outra linha vai durar tanto qnt am4.

 

A promessa da AMD é de que o AM5 dure tanto tempo quanto o AM4 durou, só o futuro nos dirá se isso se tornará realidade. Porém, até o presente momento o AM5 segue sendo a opção mais promissora a alcançar essa mesma aura longeva de outros soquetes lendários. Obrigado pela contribuição pessoal!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...