Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A desmagnetização dos HDDs 2.5" e 3.5" tem relação com o armazenamento dos drives em temperaturas e umidade altas (exemplo: 35-36C RH 58-68%) e tambem pela idade do drive (exemplo fabricado em 2010) mesmo que seja um drive acessado uma ou duas vezes ao ano eu acredito que a desmagnetzação deva ser o principal problema dos hdds gerando perda e corrupção e dados

o bit rot tambem é gerado pelas mesmas condições da desmagnetização?

Postado

A ocorrência do bitrot está, entre outras coisas, relacionado com o tempo decorrido desde a gravação dos dados. Uma forma de combater o problema é "regravar" todos os dados no drive em intervalos regulares.

Alguns sistemas de arquivos (ZFS por exemplo) combatem automaticamente esse problema.

Postado

e a desmagnetização?

o que sistema ZFS e como eu sei se meus hdds usam esse sistema? normalmente uso exfat ou ntfs, tem algum software que refaça as gravações sem ter que copiar tudo para o pc e copiar novamente para o hdd?

bitrot começa a aparecer apos quanto tempo que os dados foram copiados para o pc?

Postado

ZFS não funciona em Windows, então provavelmente não vai ser uma alternativa para você.

http://www.puransoftware.com/DiskFresh.html

Esse software reescreve todos os setores de um disco. Quanto a frequência do uso, na minha opinião uma vez a cada 2 anos já seria mais que suficiente.

Quanto a desmagnetização, acredito que só deve ser relevante em ambientes muito distantes do ideal para operação normal de um HD. Eu mesmo tenho HDs em ambiente domestico (não é um datacenter) com HDs com mais de 10 anos, que não sofreram nada do tipo.

Postado

realmente eu uso Windows 10 64bit sistema exfat ou ntfs ou fat32

o disk fresh tem alguma proteção ou teste apos reescrever os arquivos para prevenir corrupção durante a reescrita? o problema seria se faltasse energia durante a reescrita

o uso do diskfresh basta apenas selecionar a letra do HD exemplo E: e o resto ele faz?

HDDs 2.5" que so ligados acessados 1 vez ano ano necessitam de refresh por software como o diskfresh?

realmente eu não sei o que causa desmagnetização dos hdds 2.5" eu pesava que era o mesmo que bit rot mas minhas condições de armazenamento não sao ideais temperatura 35-36C 58-68%RH

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...