Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal!

Estou planejando um upgrade no meu PC e gostaria da opinião de vocês sobre as peças que estou considerando. Quero manter o máximo possível da minha configuração atual para economizar.

Configuração atual:

Placa de vídeo: GTX 1060 3GB

Processador: Ryzen 3 3200G

Placa-mãe: A320M-HD

memória RAM: 16GB DDR4 2666MHz

Fonte: 500W 80 Plus Bronze

Armazenamento: 512GB SSD SATA + 2TB HD

Peças que estou considerando para o upgrade:

Placa de vídeo: RX 6600 V3 – R$ 1.499,90

Processador: Ryzen 5 5600 – R$ 878,99 ou Ryzen 5 5500 – R$ 639,99

Placa-mãe: MSI B550M PRO-VDH – R$ 686,99

Fonte: Corsair CX650, 650W, 80 Plus Bronze – R$ 369,99 (caso seja necessário trocar a atual)

Minha ideia inicial era trocar apenas o processador, placa de vídeo e placa-mãe, mas estou na dúvida se minha fonte de 500W aguenta essa nova configuração. Além disso, qual dos processadores seria a melhor escolha considerando custo-benefício?

Agradeço desde já a ajuda! 🙏

Postado

@Vercel Ótimas escolhas para as novas peças, mas têm algumas questões a serem levadas em consideração.

Uma fonte de 500W é suficiente para a nova configuração, mas a qualidade da sua atual é desconhecida. Poderia informar qual a marca e modelo da sua atual fonte? Além de quanto tempo você faz uso dela? Caso seja necessário a troca da fonte pela baixa qualidade, recomendo a SilverStone ET500.

Seria interessante, também, você informar se essas memórias RAM estão em dual channel. Você utiliza 2 módulos de 8GB ou apenas 1 de 16GB? No caso de ser apenas 1 módulo, seria melhor pegar 2 de 8GB 3200MHz ou pegar mais 1 de 16GB da mesma marca, modelo, frequência e latência do atual, para não dar nenhum problema.

Aguardo sua resposta.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Vercel disse:

(caso seja necessário trocar a atual)

E qual é a atual? 500w 80 plus não diz absolutamente nada. 

Não precisa mais que 450w, a SilverStone SST-ET500 ou Rise Mode Zeus 550w são boas opções.

Se for escolher o Ryzen 5 5500, economiza pegando uma B450M PRO VDH.

• Curtir 2
Postado

Para pegar um R5 5600 a sua placa-mãe atual da conta,

não vejo necessidade de troca se não pretende novos perifericos, uma controladora de argb, ssds m2 etc, ou futuros upgrades de processador, no caso pegar um 5700X3D, eh um valor que pode investir em uma placa de Vídeo melhor que a RX 6600

caso da fonte, uma de 500w sim, consegue suportar a configuração tranquilamente, uma de 400w ja levaria

resta saber se eh de boa qualidade ou não, 

no caso for trocar 

a Rise Mode Zeus 550w acho uma melhor ocao, porrrr ter qualidade e ser modular, o que melhora consideravelmente o cable management, e possivelmente o fluxo de ar no gabinete

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, CristianCDS disse:

@Vercel Ótimas escolhas para as novas peças, mas têm algumas questões a serem levadas em consideração.

Uma fonte de 500W é suficiente para a nova configuração, mas a qualidade da sua atual é desconhecida. Poderia informar qual a marca e modelo da sua atual fonte? Além de quanto tempo você faz uso dela? Caso seja necessário a troca da fonte pela baixa qualidade, recomendo a SilverStone ET500.

Seria interessante, também, você informar se essas memórias RAM estão em dual channel. Você utiliza 2 módulos de 8GB ou apenas 1 de 16GB? No caso de ser apenas 1 módulo, seria melhor pegar 2 de 8GB 3200MHz ou pegar mais 1 de 16GB da mesma marca, modelo, frequência e latência do atual, para não dar nenhum problema.

Aguardo sua resposta.

Minha fonte é uma REDRAGON RGPS 500W 80 PLUS BRONZE GC-PS001 e uso 2 módulos de 8GB (Team Group T-Force Vulcan Pichau DDR4 2666Mhz)

Ambos tem 4 anos de uso

• Membro VIP
  • Solução
Postado
2 minutos atrás, Vercel disse:

Minha fonte é uma REDRAGON RGPS 500W 80 PLUS BRONZE GC-PS001

Não é das melhores, mas também não é ruim. 

Mantém ela e troca o resto. Se sobrar, colocar um SSD M.2.

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, Pedroou disse:

Não é das melhores, mas também não é ruim. 

Mantém ela e troca o resto. Se sobrar, colocar um SSD M.2.

Obrigado, minha dúvida era mais em questão da fonte mesmo.

• gustavodbg alterou o título para Qual o melhor upgrade para o PC? Ryzen 3200G, 16GB RAM, GTX 1060

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...