Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém pode fazer um programa de pisca led para os PISCA-LED 16F877A  E 18F4550 pra mim.

o que vejo na internet é para outros modelos de PIC.

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Claro amigo. Vamos considerar a sua montagem deste post, ok?

IMG-20250111-WA0020.jpeg

É bem simples... dá uma olhadela... digito online

void delay(unsigned int dl)
{
while(dl--);
}

void main(void)
{
unsigned char a;
TRISA=TRISB=TRISC=TRISD=TRISE=0;//tudo saída
  for(;;)
  {
  PORTB=PORTC=PORTD=PORTE=a++;
  delay(1000);
  }
}

Serve pros 2 pic's. Se quiser, + tarde crio um .hex pra você gravar e ver os tec tec dos relés...

• BCP alterou o título para Pisca-led 16f877a e 18f4550
Postado

@.if @.if

21 horas atrás, .if disse:

IMG-20250111-WA0020.jpeg

{
while(dl--);
}

void main(void)
{
unsigned char a;
  for(;;)
  {
  delay(1000);
  }
}

Serve pros 2 pic's. Se quiser, + tarde crio um .hex pra você gravar e ver os tec tec dos relés...

Amigo gostei,vou gravar esse programa,parece que ja é o programa para ativar os relés ?

Se for ja o próprio eu posso alterar o tempo só pra treinar entendeu?  Posso  funciona assim mesmo,eu uso o mikroC PRO e o gravador é o PICkit 2 .

Amigo estou  contente não vejo a hora de gravar esse programa tomara que de certo,valeu amigo obrigado

• Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, JCarol disse:

parece que ja é o programa para ativar os relés ?

sim amigo. Os relés vão acionar como contador binário genérico. Pra controle individual basta você definir o pino que vai em cada relé. Confira se no mikroc é assim:

#define rele0 PORTB0.F0
#define rele1 PORTB0.F1
#define rele2 PORTB0.F2
//...
#define aberto 0
#define fechado 1

Aí é só fazer

rele0=aberto; //sem comentários
rele1=fechado; //idem
rele2^=1; //inverte rele
// e por aí vai

...

🙂

34 minutos atrás, JCarol disse:

alterar o tempo só pra treinar entendeu?

Sim amigo. Saiba que o tempo que criei no delay() é dependente do clock e etc ou seja não é valor padrão uS,mS conhecido. Pra dar um tempo mais preciso e com mais controle, vais ter que aprender a programar os timers, ok?

Postado
Em 15/02/2025 às 12:10, .if disse:

IMG-20250111-WA0020.jpeg

{
while(dl--);
}

void main(void)
{
unsigned char a;
  for(;;)
  {
  delay(1000);
  }
}

Copiei e colei ,olha como ficou deu erro

cdf06276-20d0-44a0-872c-6fc738544303.jpg

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, JCarol disse:

Copiei e colei ,

Lembrei agora que o mikroc tem vários exemplos na própria IDE. Clique em algo como projects... open examples folder Abra o algo como led.c, destrinche, modifique como quiser.

O mikroc lembra a IDE arduino... tem muitas funções mastigadas e irritantemente ocultas... inclusive a delay_ms(ttt)  que já te dá um tempo preciso baseado no seu mc e clock escolhido. Isso não é totalmente ruim pois lhe facilita a vida.

Também pode googlar mikroc pic led blink example code

p.ex.pic-microcontrollers-programming-in-c-ch

https://www.mikroe.com/ebooks/pic-microcontrollers-programming-in-c/example-1

Ah e outra coisa ... o pic16f877 está obsoleto. Considere o pic16f887a

Postado
13 horas atrás, .if disse:

Lembrei agora que o mikroc tem vários exemplos na própria IDE. Clique em algo como projects... open examples folder Abra o algo como led.c, destrinche, modifique como quiser.

O mikroc lembra a IDE arduino... tem muitas funções mastigadas e irritantemente ocultas... inclusive a delay_ms(ttt)  que já te dá um tempo preciso baseado no seu mc e clock escolhido. Isso não é totalmente ruim pois lhe facilita a vida.

Também pode googlar mikroc pic led blink example code

p.ex.pic-microcontrollers-programming-in-c-ch

https://www.mikroe.com/ebooks/pic-microcontrollers-programming-in-c/example-1

Ah e outra coisa ... o pic16f877 está obsoleto. Considere o pic16f887a

Muitos exemplos  eu digito certnho corrijo erros compilo e esta ok gravo mas quando vou testestar não funciona ou a mairia das vezes da essa mensagem no gravador;veja abaixo.

Achei muito bom esse site muitos exemplos legais ,será que funciona no PIC 16F877A ou PIC 18F4559 ,copiar e colar no mickoC PRO da certo fiquei em duvida esse aviso :  "Para que este exemplo funcione corretamente, é necessário marcar as seguintes bibliotecas no Gerenciador de Bibliotecas antes de compilar"  o que  vem a ser isso?   Como fazer?

Um_fio

LCD

Erro pic.png

• Membro VIP
Postado

Amigo não vi a captura de tela correspondente a ...

2 horas atrás, JCarol disse:

"Para que este exemplo funcione corretamente, é necessário marcar as seguintes bibliotecas no Gerenciador de Bibliotecas antes de compilar"

... mas suponho que seja isso..

readeTransferncia02.png.de80d8d492622baae3b8bd75fac42fd6.png

As funções que você usa no fonte devem ser marcadas. São as tais mastigadas que supramencionei.

Quanto ao erro da compilação, dê dois cliques na 1ª linha vermelha pra ver onde ele mostra o erro no fonte.

E de novo, tenta um outro exemplo que não o meu. O meu vou tentar compilar no https://www.microchip.com/en-us/tools-resources/develop/mplab-xpress + tarde te falo

Ah sim... Parece que você está carregando o arquivo errado no pickit . O certo é um AcendeLED.hex e não um .ini

Erro pic.png

edit...

Compilei no https://www.microchip.com/en-us/tools-resources/develop/mplab-xpress

gratuito, sem precisar instalar nada, funciona em qualquer s.o., qualquer navegador, etc...

Capturadetela.thumb.png.8a251883964d936f531d1fb576c3061f.png

.. e deu muito certo...

https://i.imgur.com/JjJOsRx.mp4

😁

Postado
2 horas atrás, JCarol disse:

Muitos exemplos  eu digito certnho corrijo erros compilo e esta ok gravo mas quando vou testestar não funciona ou a mairia das vezes da essa mensagem no gravador;veja abaixo.

Achei muito bom esse site muitos exemplos legais ,será que funciona no PIC 16F877A ou PIC 18F4559 ,copiar e colar no mickoC PRO da certo fiquei em duvida esse aviso :  "Para que este exemplo funcione corretamente, é necessário marcar as seguintes bibliotecas no Gerenciador de Bibliotecas antes de compilar"  o que  vem a ser isso?   Como fazer?

Um_fio

LCD

Erro pic.png

1 hora atrás, .if disse:

As funções que você usa no fonte devem ser marcadas. São as tais mastigadas que supramencionei.

Quanto ao erro da compilação, dê dois cliques na 1ª linha vermelha pra ver onde ele mostra o erro no fonte.

E de novo, tenta um outro exemplo que não o meu. O meu vou tentar compilar no https://www.microchip.com/en-us/tools-resources/develop/mplab-xpress + tarde te falo

Ah sim... Parece que você está carregando o arquivo errado no pickit . O certo é um AcendeLED.hex e não um .ini

Erro pic.png

edit...

Compilei no https://www.microchip.com/en-us/tools-resources/develop/mplab-xpress

gratuito, sem precisar instalar nada, funciona em qualquer s.o., qualquer navegador, etc...

.. e deu muito certo...

😁

No  programa  mikroC PRO funciona ,mas quando salva e vai gravar da esses erros. " Programming failed at EE Data address 0x000       

Aí é a desistencia !

1 hora atrás, .if disse:

Erro pic.png

edit...

.. e deu muito certo...

😁

No programa  se compilar funciona mas quando vai gravar não grava a´ssim no programa a maioria funciona mas na gravação nada disso.,como eu quero ver o funcionamento físico mesmo então é desistir mesmmo.

• Membro VIP
Postado
37 minutos atrás, JCarol disse:

Aí é a desistencia !

37 minutos atrás, JCarol disse:

então é desistir mesmmo

Se usar o termo desistir por 3x ele se confirma. Vou insistir só + 1 vez ok? Carregue o .hex pelo pickit.. vá em algo como file.. import hex. Pois parece que você ou o mikroc está carregando o .ini que num tem nada a ver.

Os fuses de proteção devem ser setados (ajustados) na aba projeto (project) ou algo assim... desculpe não uso o mickroc pra pic, ok?. Dá pra ajustar no pickit mas num vale muito a pena explicar agora.

Outra coisa: pra gravar o mc deve estar alimentado com 5V. Talvez o pickit não tenha capacidade de carga. Alimente o mc com 5V e grave ao mesmo tempo. Atenção ao valor 5V e polaridade senão pifa seu pickit.

E confirme que vai desistir, peça pra fechar o tópico e boa sorte 😶

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
2 horas atrás, .if disse:

Se usar o termo desistir por 3x ele se confirma. Vou insistir só + 1 vez ok? Carregue o .hex pelo pickit.. vá em algo como file.. import hex. Pois parece que você ou o mikroc está carregando o .ini que num tem nada a ver.

Os fuses de proteção devem ser setados (ajustados) na aba projeto (project) ou algo assim... desculpe não uso o mickroc pra pic, ok?. Dá pra ajustar no pickit mas num vale muito a pena explicar agora.

Outra coisa: pra gravar o mc deve estar alimentado com 5V. Talvez o pickit não tenha capacidade de carga. Alimente o mc com 5V e grave ao mesmo tempo. Atenção ao valor 5V e polaridade senão pifa seu pickit.

E confirme que vai desistir, peça pra fechar o tópico e boa sorte 😶

Ten~sao,cabo o chip esta tudo ok.   Mais ou menos sei como fazer :  é clicar em File ,procurar o arquivo Hex na pasta que foi salvado eclicar em cima logo ja aparece no  sofware do PICkit 2 então pode ler o arquivo ou limpar o chip clicando no Erase para apagar e confirmar em Blank Check então clicar em Write e ja aparece na tela em baixo os código da programação,  Se não aparece o codigo e fica tudo em 3fff aínão gravou nada !

e5e67777-7a49-416c-9e4e-e723e3f1e1d9.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Seu pickit2 é meio antigo. Tem que ver se está funcionando. Vejo agora que o que você tenta gravar é o pic16f877A e no setup está o 18f4550 que é totalmente diferente. Além do quê você não teceu nenhum comentário sobre o arquivo .ini no lugar do .hex. Você compreendeu o que significa? Você precisa dizer qual sua idade e conhecimentos que possui, o que sabe, o que já fez com sucesso, etc , pois parece que você tem que amadurecer 1 pouco. 🙂

Ve se seu pickit2 detecta automaticamente o controlador no soquete zif (o de alavanca) que pela idade tá sujeito a mauscontatos.

Tenta ler (read) ou apagar (erase) o mc e verifique se apagou mesmo (blank check) e fala qual resposta ele te dá.

• 2 semanas depois...
Postado

@.if Amigo bom dia,eu copiei abri o programa PICKIT 2 ,apaguei qualquer vestigio do PIC 18F4550 conferi  a limpeza tudo ok ,clico no file acho o Hex  o programa carrega procuro Read mas não aparece nada mando gravar (Write) mas nãograva nada compilo no mickroC Pro

1.png

2.png

@.if porque grando mando gravar aparece essa mensagem  estou com W7  no  W11 nem aparece  para gravar.

1.JPG

• Membro VIP
Postado

Mígo.. como te disse não uso o mikroc pra pic. Ve se ele tem alguma janela para configurar os fuses que são o mesmo que 'configuration words' que o programador está chiando. Testa também no simulador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...