Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou planejando montar um servidor residencial e estou com as seguintes peças em mente até agora, deu um total de R$ 3.031,00:

• Processador: AMD Ryzen 5 5700G (8 núcleos, 16 threads, 4.6GHz turbo) - R$ 1.200,00
  • memória RAM: Kingston Fury Beast (Preto) 32 GB (4x8 GB) DDR4-3600 - R$ 690,00
  • Armazenamento:
    • WD770 1TB NVMe Gen4 (presente)
    • Seagate Exos 8TB 7E10 (presente)
    • Seagate Exos 8TB 7E10 (presente)
  • Gráficos integrados: AMD Radeon Vega 8
  • Placa-mãe: ASUS TUF GAMING B450M-PLUS II Micro ATX AM4 - R$ 711,00
  • Fonte de alimentação: XPG Pylon 550W
  • Sistema de resfriamento: Water Cooler Corsair H60
  • Gabinete: Montech Air 903 Base - R$ 430,00
  • No-break: VLP 3KVA Dupla Conversão (presente)

Essas memórias vão para meu PC atual. O servidor vai continuar com 4x8GB, porém com 3000MHz.

As peças sem valor, são peças que já possuo, a empresa trocou algumas peças e me presentearam.

Ainda não comprei as peças, mas estou buscando sugestões para melhorar esse setup. Quais seriam bons upgrades ou ajustes, considerando que a ideia é ter um servidor robusto para tarefas como automação, armazenamento de arquivos e alguns projetos futuros?

Além disso, meu servidor atual é um Lenovo Thinkcentre M910Q (que foi presente também), com 2x2TB Samsung 990 Pro (sim, eles estão rodando em Gen3).

Meu orçamento é por volta de ~R$ 3500-4000, não sei se nesses tempos está bom para comprar hardware, mas, posso esperar também!

Agradeço a ajuda de todos!

Postado

@gnireorb eu iria de Ryzen 5 8500g

Porém você teria que ir de DDR5 

Se pode comprar agora  , compra agora  Brasil tá uma lama só , eu cair nessa de esperar e me lasquei 

Postado

@gnireorb placa-mãe MSI Pro B650M-P | KaBuM!

placa-mãe MSI Pro A620M-E | KaBuM! 

@gnireorb na kabu, da pra achar no mesmo preco das am4

eu optaria por 16gb x 2

do que 8x4 

porque no futuro você pode por mais 16x2

• Curtir 1
Postado

@Falatu Nunca usei placa-mãe da MSI, não sei se são boas.

Eu gosto da ASUS, é rock-solid, não dá problema, diagnostico de erro fácil, mas os preços estão exorbitantes.

EDIT: Dei uma olhada na MSI Pro B650M-P, e coitadinha, ela é bem bem capadinha comparada a TUF.

• Solução
Postado

@gnireorb apenas dei  exemplos 

placa-mãe ASUS TUF GAMING A620M-PLUS | KaBuM! 

eu não sei como você comparou  a msi com a ASUS b450 mas elas tem as mesma coisas inclusive ela tem 2 slots NVMe a ASUS b450 plus só tem 1 

eu tinho uma b450 PLUS dessa... não tem nada que as outras também não tenham...

mas surgiu uma oportunidade e troquei numa B450 ASUS PRO (melhor vrm , melhor dissipador , 2 NVMe , mais 1 conector RGB)

em suma ASUS gigabyte e msi tão no mesmo patamar desde que se compare placa mães semelhantes 

• Curtir 1
Postado

@Falatu A MSI é a melhor opção por preço. Que bizarro a ASUS deixar só um slot M.2.

Você tem alguma recomendação de outros gabinetes, tipo gabinetes menores com bom airflow?

E memórias, vou com qual frequência?

Postado
18 horas atrás, Marcelo Eli disse:

No seu lugar eu apenas acrescentaria mais um Seagate Exos para poder configurar RAID 5 em vez de RAID 1.

O problema é o preço deles, a empresa compra em lote, então, sai mais barato. Vou ver se consigo arranjar um.

• gustavodbg alterou o título para O que posso melhorar no meu servidor residencial? Ryzen 7 5700G, 32GB RAM, B450M

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...