Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

contexto: enquanto meu pc antigo ainda funcionava, eu estava buscando peças para montar um pc do zero pra usar tanto pra trabalho/faculdade quanto pra jogos, e nessa eu pensei em investir em algo a médio prazo, seguro, custo-benefício e que dure uns bons anos até, aí cheguei na conclusão que o que mais fazia sentido pra mim era ir de AM4 mesmo, principalmente porque eu acho que é a que tem os melhores títulos pra atender essas minhas necessidades, principalmente porque nesse meio tempo o meu pc antigo resolveu pifar de vez e eu acabei tendo que gastar de última hora nesse pc que eu tô usando agora que eu peguei na promoção e que já é DDR5, só que eu vou usar esse mais pra trabalho/faculdade, e a grana tá mais curta que nunca, e sinceramente eu não queria ficar esperando muito pra poder jogar meus bebezinhos da steam kkkkkkkk, então aí calhou de googlar umas builds e eu pensei no seguinte:

APU: AMD Ryzen 5 5600GT

MB: MSI B550M PRO-VDH WIFI

RAM: Corsair Vengeance RGB RT 2x16 GB DDR4-3200

SSD: não sei ainda

Case: Montech Air 903 Max Branco

PSU: não sei ainda

a ideia é colocar depois uma Radeon RX 6600, trocar o monitor por um LG Ultragear 34.0" 3440 x 1440 160 Hz, trocar a APU por um AMD Ryzen 7 5700X3D e, por fim, trocar a GPU por uma Radeon RX 6750XT.

mas enfim, o que eu queria saber mesmo é se essa build faz sentido pra o que eu quero/preciso, se tem algum produto melhor por um preço parecido, se, baseado no site da MSI de compatibilidade oficial de peças, qual SSD que eu deveria escolher que, no meu caso, preferiria um M.2 PCIe 3.0 4x, se, baseado no outro site da MSI de calculadora de PSU, qual fonte eu deveria pegar e, de quebra, saber se essa minha "estratégia" de ir pesquisando nos sites oficiais da MB e nos guias de processador e de placa de vídeo da Adrenaline fazem algum sentido kkkkkkkk.

Postado

@Rafael C.

APU: AMD Ryzen 5 8600G

MB: ASUS PRIME A620M-E

RAM: Pichau Velvet 1x16 GB DDR5-4800

SSD: Hiksemi Wave(S) 256 GB

Case: pré-histórico kkkkkkkk

PSU: TGT Tomahawk 500W

Postado

@Anattos20 então, dá pra colocar mais um pente de 16gb RAM ou trocar por um kit de 2x16gb de 5200Mhz pra cima, assim você conseguiria utilizar essa APU no máximo e tendo um desempenho bem melhor que o 5600GT e colocar mais um disco de armazenamento.

Se conseguir você até pode vender esse pc por um valor um pouco maior da build que você está pensando só que trocando o 5600GT por um 5600 normal ou um 5500 e de quebra já pegar alguma plaquinha como a RX 6600

• J.Augusto F alterou o título para Bom PC: B550M PRO-VDH WiFi, Ryzen 5 5600GT, 32GB? Qual SSD e fonte?
Postado

@Rafael C. sobre o kit de RAM, concordo, inclusive planejo talvez atualizar a BIOS e colocar uma APU melhorzinha no futuro também, mas isso já é off-topic.

a questão é que só o tempo entre o meu pc antigo pifar e o novo chegar já foi um terror pra mim, porque onde eu moro só tem aqueles pc bomba da Casas Bahia, então eu tive que pegar essa promoção da Pichau mesmo, e vender as peças acho que não vale tanto a pena pelo que você mesmo disse no início, e sobre a RX 6600, concordo, só demoraria mais um pouco pra eu juntar essa grana e eu também gostaria de ter um "plano B" caso a placa de vídeo não funcionasse por qualquer motivo.

Postado

O 8600 já tem desempenho próximo da rx580, o 5600gt da rx550, e o processador 8600 eh similar do r7 5700

Eu usaria o 5600gt para máquina de trabalho e melhoraria esse da promoção para jogos

A fonte tomahawke deixa para config mais fraca

Postado

@Thiago Atanazio então, o que eu pretendo na verdade é o contrário, porque o da promoção é de uma A620M e, creio eu, que o VRM dela não seja lá dos melhores, preferindo assim a build que eu mencionei inicialmente para futuros upgrades e jogos que, no meu caso, são mais AAAs e, consequentemente, preferindo essa build do AMD Ryzen 5 8600G mais pra trabalhos e afins, que no meu caso não são tão exigentes quantos essas minhas necessidades de jogatina.

basicamente eu não queria gastar muito com esse pc DDR5 que eu já tenho, principalmente por conta do custo-benefício que eu necessito por falta de grana basicamente kkkkkkkk, e consoante a isso eu pretendo fazer um downgrade pra DDR4/AM4 pra conseguir umas peças melhores num espaço de tempo menor, e o AMD Ryzen 5600GT vai justamente nesse espaço de custo-benefício a curto prazo, porque o plano a médio prazo pra ele seria justamente dos upgrades que eu mencionei.

mas enfim, gostaria de saber mais sobre o porquê de você me recomendar essa opção de investimento.

Postado

As a620 não estão muito atrás das b650, qual seria exatamente a placa-mãe? 

Assim, não faz sentido para mim tu querer montar um am4 para jogos, se já tem um am5 com processador que não fica muito atrás do melhor da am4, com um tdp bem inferior, e consequentemente até uma necessidade de resfriamento bem menor, ou seja, não exige que a placa tenha vrm maior

Jogos que precisam de mais memória cache um r7 5700x3d vai ter melhor desempenho, porém o 8600 não fica muito atrás, é até superior em alguns jogos, segue teste com uma RTX 4090

Não tem sentindo investir em um 5700x3d se tu já tem esse desempenho na tua máquina atual

E como não pretende usar a gpu por muito tempo, o maior clock de memória RAM Tb não faz muito sentido nessa máquina, nem esse upgrade precisa fazer

Eh investir direto na placa de vídeo para ele (sim, e comprar uma fonte melhor para ele e passar a tomahawke para a máquina de trabalho) e montar um am4 para trabalho

Postado

@Thiago Atanazio a placa-mãe, como dito antes, é uma ASUS PRIME A620M-E.

interessante essa comparação de processadores que você mostrou, você acha que essa minha placa-mãe aguenta firme uma Radeon RX 6600? porque aí eu simplesmente montava um setup FHD com esse pc que eu tenho aqui mesmo e comprava um Raspberry Pi pro trabalho/faculdade kkkkkkkk.

essa minha "tara" com AM4 é porque eu acho que o custo de subir esse pc AM5 que eu tenho agora não compensa o de montar do zero uma máquina na plataforma antiga e ir dando upgrades com o tempo, já que eu não pretendo mexer muito na máquina que eu já pudesse jogar em UWQHD hoje em dia com certa "folga", então a ideia seria de fazer upgrades de um 5600GT pra um 5700X3D + 6750XT e parar aí, já que o próximo upgrade que eu faria seria só de migrar pra DDR5 quando lançasse o DDR6 kkkkkkkk.

mas me diz aí o que vale mais a pena na sua opinião, baseado nesse fato que eu não ligo muito pra que seja da plataforma antiga ou nova, preferindo o maior custo-benefício possível e objetivando jogar AAAs/indies singleplayer sem Ray Tracing com gráfico no alto a 60 FPS cravado e em UWQHD. vide build AM4 que eu faria agora que eu vi que o consumo da 7700XT é menor que o da 6750XT kkkkkkkk, e os upgrades iniciais + finais que eu faria nessa build AM5 que a gente tá falando.

• Solução
Postado
17 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

@Thiago Atanazio o maior clock de memória RAM Tb não faz muito sentido nessa máquina, nem esse upgrade precisa fazer

a questão de trocar por um kit com maior clock foi só uma recomendação já que mexeria nessa parte, mas É importante sim colocar pelo menos mais um pente de memória RAM para ativar o Dual Channel, pois já há uma grande perda de desempenho estando com uma gpu dedicada, imagina com a gpu integrada que querendo ou não vai ser usada por algum tempo.

@Anattos20 o Thiago tem razão sobre a placa-mãe, ela não fica muito atrás da B650, e ela aguentaria uma RX 6600 sem problema algum

Postado

@Rafael C. acabei de perceber que o preço de uma build AM4 do zero e o de uma AM5 com a que eu tenho agora são praticamente o mesmo, ~R$10.000 kkkkkkkk, e o SSD M.2 NMVe PCIe 3.0 x4 não compensa face ao meu uso pessoal que não é lá dos mais intensos em termos de velocidade de leitura/gravação, então pensando que a única diferença concreta seja a da plataforma, então vou de AM5 com aqueles upgrades que eu citei mais cedo mesmo. obrigada @Rafael C.@Thiago Atanazio ! só vou ter que esperar mais um tempo pra jogar em UWQHD porque essa 7700XT compensa mas tá salgada demais kkkkkkkk.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...