Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso de uma ajuda , recentemente comprei um SSD , para usá-lo como externo , eu baixei um programa para abrir dentro dele , porém o programa está baixando na memória do notebook , ficando só os arquivos no SSD , alguém pode me ajudar?

• Membro VIP
Postado
  Em 26/02/2025 às 13:37, Rodrigo220 disse:

Preciso de uma ajuda , recentemente comprei um SSD , para usá-lo como externo , eu baixei um programa para abrir dentro dele , porém o programa está baixando na memória do notebook , ficando só os arquivos no SSD , alguém pode me ajudar?

Expandir  

Bom dia. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Confesso que não entendi muito bem a sua descrição do problema.

Toda vez que você abre um programa no seu computador, seja ele portátil ou instalado na máquina, o executável dele informa ao sistema operacional quais arquivos são necessários para executá-lo inicialmente (basta abrir o executável em um editor hexadecimal, e ver a listagem de arquivos no conteúdo dele). Esses arquivos são procurados pelo processador no disco (HD, SSD, Cartão de Memória ou Pendrive), que os lê e os escreve na memória RAM (onde eles devem estar para que o processador consiga usar em tempo hábil). Por esse motivo, mesmo que você abra um certo programa e apague os arquivos dele do disco em seguida, o programa continua em execução (porque os arquivos dele ainda estão na memória RAM, e só vão sair de lá quando o programa for fechado, ou o computador desligado).

Ou seja, esse processo de "cópia dos arquivos para a memória do notebook" é absolutamente normal.

Agora, existe um cenário específico onde isso pode significar um problema em potencial.

Se você tem um programa instalado em um SSD externo, por exemplo, e esse programa está na forma portátil dele, em tese, ele não precisa criar arquivos de instalação adicionais no seu sistema, como todos os programas não-portáteis fazem. Se você tem certeza de que seu programa é portátil, e ainda assim ele cria arquivos não temporários em pastas específicas do seu sistema (como AppData, ProgramData, ou Arquivos de Programas e Arquivos de Programas x86), que geralmente são pastas com nível de acesso privilegiado ao sistema, aí sim: dependendo do teor desses arquivos, o programa pode conter malware ou qualquer outro tipo de componente potencialmente indesejado, uma vez que está se comportando de maneira estranha.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Abrir programa instalado em SSD externo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...