Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal

Estou criando esse tópico mais por curiosidade em tentar entender o que pode ter causado o sumiço de uma partição.
Ganhei um HD Toshiba de 1 Tera usado faz alguns dias. A primeira coisa que fiz quando entrei no SO após instalar o HD foi ver a saúde dele no HD Tune,

que reportou problemas com setores realocados e "Health status" como "Warning". Executei um teste de superfície com o próprio HD Tune,
a varredura levou em torno de 1h30min (então acho que não existe problema com as cabeças de leitura) e encontrou somente um setor danificado.

Depois disso eu enchi o HD de dados por curiosidade, pra ver o que aconteceria. Gravei 1 TB de dados e nenhuma falha ocorreu. Então fiz outro teste de superfície
com o HD Tune e dessa vez nenhum setor danificado foi encontrado (acho que foi remapeado pelo HD).
Notei que a quatidade de setores realocados não aumentou desde que comecei a usar esse HD, mas ontem
a partição dele em que eu tinha salvo em torno de 230 gb de dados menos importantes desapareceu.
Felizmente eu já estou conseguindo recuperar tudo com um software de recuperação. No momento em que escrevo
essa postagem já copiei pra outro dispositivo 80 gb dos 230 gb que o software de recuperação encontrou, sem nenhum problema. Ou seja, não há falha de leitura no HD.

A partição que sumiu estava formatada com o sistema de arquivos EXT4, do Linux.
Se as cabeças estão boas (bom desempenho de leitura e gravação) e não há setores defeituosos além daqueles
que já foram remapeados (gravação e leitura sem erros), que tipo de defeito vocês acham que pode ter feito
a partição sumir? Nem tenho certeza se isso foi mesmo causado pelo HD porque já aconteceu com outro HD meu de uma
partição (ntfs naquela ocasião) sumir. Isso foi há vários anos e o tal HD continua funcionando 100% até hoje,
então acho que no caso desse Toshiba pode ter sido problema de software (talvez algo com o dual boot linux-win) também, não o HD.

Aqui estão as informações completas dadas pelo HD Tune:

HD Tune Pro: TOSHIBA HDWD110 Health

ID                              Current  Worst    ThresholdData          Status   
(01) Raw Read Error Rate        100      100      16       0             ok       
(02) Throughput Performance     142      142      54       68            ok       
(03) Spin Up Time               114      114      24       17192779981   ok       
(04) Start/Stop Count           100      100      0        2267          ok       
(05) Reallocated Sector Count   1        1        5        1211          failed   
(07) Seek Error Rate            100      100      67       0             ok       
(08) Seek Time Performance      110      110      20       36            ok       
(09) Power On Hours Count       100      100      0        6842          ok       
(0A) Spin Retry Count           100      100      60       0             ok       
(0C) Power Cycle Count          100      100      0        2005          ok       
(C0) Unsafe Shutdown Count      99       99       0        2267          ok       
(C1) Load Cycle Count           99       99       0        2267          ok       
(C2) Temperature                136      136      0        210454249516  ok       
(C4) Reallocated Event Count    1        1        0        6806          warning  
(C5) Current Pending Sector     100      100      0        0             ok       
(C6) Offline Uncorrectable      100      100      0        0             ok       
(C7) Interface CRC Error Count  200      200      0        0             ok       

Health Status         : warning

Agradeço desde já qualquer opinião.

• GabrielLV alterou o título para Partição EXT4 sumiu em HD Toshiba de 1TB, o que pode ter causado o problema?
Postado

Agora já tenho mais ou menos uma ideia do que pode ter acontecido.
Ao preparar o HD para poder reutilizá-lo após concluir a recuperação dos dados,
me dei conta de que o comando que eu usei na linha de comando do Linux formatou o HD sem uma partição (eu nem sabia que é possível fazer
isso). Por isso antes da perda de dados o HD aparecia no gerenciador de arquivos do Linux, mas não no Windows Explorer.
Mas depois que eu usei o Windows 10 por um tempo, abri o gerenciador de discos e alguns programas de particionamento nele, acho
que esses programas ou o próprio Windows podem ter feito alguma confusão com o HD formatado sem partição que fez ele se tornar
invisível também para o gerenciador de arquivos do Linux, fazendo com que eu perdesse o acesso aos arquivos nos dois SOs.
Eu preferi usar a linha de comando para que o HD ficasse sem os blocos reservados do sistema de arquivos EXT4, que só fazem sentido
quando um SO é instalado na partição, o que não é o meu caso, pois eu uso esse HD somente para armazenar dados em geral.
Os meus SOs estão instalados em um SSD. Para quem quiser saber o que são os blocos revervados do EXT4, aí vai um link:

https://wiki.archlinux.org/title/Ext4_(Português)#Blocos_reservados

Ou seja, o problema com o HD não foi que a partição sumiu, pois nem existia uma. Os dados só ficaram inacessíveis em ambos os SOs.
Neste momento o HD está formatado corretamente e está visível nos dois SOs.
Vivendo e aprendendo...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!