Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera bom dia, vou tentar resumir minha dúvida;

Comprei memórias ram de 3200mhz e vi que elas estavam rodando a 2400mhz. fui ver o que poderia ser e descobri que era só ativar o XMP por meio de tutoriais, até aí tudo bem. Mas na hora de mudar a frequência, descobri que embora minha placa-mãe e minhas memórias ram suportem a frequência de 3200mhz, meu processador é capado e suporta apenas 2666mhz.

Muitas pessoas me indicaram fazer overclock no processador e outras falaram que era melhor apenas manter o XMP(que pelo o que eu entendi, embora você aumente a frequência ainda está dentro dos padrões do fabricante). no meio de todas essas opiniões fiquei com certo de receio mas mesmo assim ativei o XMP e coloquei em 2666mhz. Minha dúvida é;

estou seguro usando essa frequência(já que é o máximo do meu i3 10100f) ou corro algum risco?

• Moderador
  • Solução
Postado

Boa tarde @udanznh 

Quando você ativa o XMP, a frequência da memória é ajustada para a velocidade indicada pelo fabricante da memória RAM, sem que você precise fazer ajustes manuais. No seu caso, ao configurar o XMP para 2666 MHz, você está apenas fazendo com que a RAM funcione na velocidade máxima suportada pelo seu processador (o i3 10100F) e isso não representa risco para o sistema, pode ficar tranquilo.

Abraço.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, guilherme_dr disse:

Boa tarde @udanznh 

Quando você ativa o XMP, a frequência da memória é ajustada para a velocidade indicada pelo fabricante da memória RAM, sem que você precise fazer ajustes manuais. No seu caso, ao configurar o XMP para 2666 MHz, você está apenas fazendo com que a RAM funcione na velocidade máxima suportada pelo seu processador (o i3 10100F) e isso não representa risco para o sistema, pode ficar tranquilo.

Abraço.

Show de explicação, muito obrigado. Abraço 

5 horas atrás, PlayerUzU disse:

@udanznh Qual seria esse processador?

XMP é totalmente seguro, uso o XMP no meu 3200G sem problemas.

É o i3 10100f, decidi deixar ativo o XMP. Obrigado pela dica parceiro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...